Paixão mundial

Foi-se o tempo em que as mulheres compravam dezenas de produtos em busca de um único resultado. Atenta às necessidades das consumidoras que procuram praticidade, indústria aposta no BB Cream

Para as consumidoras que desejam aliar a cobertura perfeita da base com o protetor solar, o mercado disponibiliza diversos produtos que atendem a essa necessidade. É o caso do BB Cream que se refere ao Beauty Balm, ou seja, Bálsamo de Beleza. O termo é muito comum dentro de categoria de maquiagem. Já o CC Cream refere-se a Colour Control Cream ou Color Correcting Cream. A diferença entre os dois é sutil, já que o CC Cream é destinado ao público que tem como foco principal uniformizar o tom da pele. 

A mulher moderna é prática e, muitas vezes, tem uma rotina tão corrida que não dá tempo de ficar horas em frente ao espelho, num passo a passo interminável em busca do make perfeito, com grandes quantidades de produtos. Por isso, ela assumiu o BB Cream como um dos seus melhores amigos no dia a dia, afinal, ele corrige as imperfeições, mantendo o visual na medida exata, trata e protege, permitindo que ela tenha, consequentemente, mais tempo para si própria e para as tarefas diárias. 

Enquanto atua como uma base mais leve, uniformizando a tonalidade da pele, o BB Cream contém outros ativos de cuidados, que vão desde a prevenção contra o envelhecimento precoce até a incorporação de filtro solar na fórmula.

Devido ao sucesso e eficácia do produto, já é possível encontrar várias opções e marcas que agradem ao bolso e à pele do cliente.

“Os benefícios variam de marca para marca. Na Vult, por exemplo, ele oferece as seguintes funções: atua como “primer” (com efeito de disfarce ótico de poros e pequenas linhas de expressão), hidrata por até oito horas seguidas, contém AntiOx 3D – um ativo de ação antioxidante que previne o envelhecimento precoce da pele – e ainda possui Fator de Proteção Solar (FPS) 35, um dos mais altos do mercado brasileiro para o produto”, informa o maquiador oficial Vult, Rony Noivo. 

O BB Cream é um produto que exige mais tecnologia, entrega mais benefícios do que produtos “comuns” e supre as exigências da mulher moderna. Simples, como todas as consumidoras gostam que as coisas sejam. O tempo não para e o mercado de beleza segue esta tendência. “Que o tempo é valioso, todos sabem, inclusive as marcas de produtos de beleza. Foi pensando também na otimização do tempo que foram desenvolvidos os BB Cream, CC Cream e, mais recentemente, DD Cream. Esses itens são multifuncionais, oferecendo diversos benefícios em um só produto, sendo ideais para os consumidores dos dias atuais, sempre com pressa e com milhares de coisas para fazer ao mesmo tempo. Na pesquisa atual, a correria do dia a dia é citada por quase três em cada dez consumidores de produtos para cuidados com o corpo”, informa a analista de beleza e cuidados pessoais da Mintel, Juliana Martins. 

Os produtos multifuncionais aumentaram significativamente a sua popularidade desde o seu surgimento na Ásia. A cultura asiática exerce uma grande influência nas tendências ocidentais. O BB Cream e os produtos para iluminar o rosto são exemplos na categoria de beleza que chegaram ao Ocidente para ficar. “A proteção da pele contra raios ultravioleta (UV), poluição, radicais livres, etc. é importante. Inicialmente desenvolvidos para o cuidado com o rosto, esses produtos customizáveis estão se tornando uma tendência mundial crescente no mercado de beleza e cuidados pessoais e se estendendo para outras áreas, como lábios, olhos, produtos para os cabelos e o corpo”, acrescenta Juliana.


Atendimento diferenciado

A consumidora de hoje é mais exigente, ela busca por cosméticos que levam em sua formulação diversos papéis, com ativos compatíveis entre si. Elas buscam indicação de produtos certos para cada tipo de pele, por isso, farmácias e drogarias precisam estar atentas às novidades do mercado. O ideal é oferecer produtos com bom custo e benefício, apostar em promoções e bom acesso nas gôndolas. 

A dermoconsultora também precisa estar bem informada para poder ajudar o consumidor e indicar produtos de acordo com o tipo e tonalidade da pele. Por tratar-se relativamente de uma novidade no mercado, os BB Creams devem estar expostos, além de nos respectivos pontos naturais (dentro do guarda-chuva das marcas, sejam elas massivas ou éticas), também nas pontas de gôndola, displays de balcão, displays de chão, vitrines e nos checkouts. 

“O destaque dos atributos do produto também é uma forma de chamar a atenção da consumidora para este item que proporciona uma mudança na rotina de beleza da mulher brasileira”, informa o gerente de trade marketing da Divisão Cosmética Ativa da L’Oréal, Raphael Simões.

Vários benefícios em um único produto

1- Efeito mate; 

2- Controle da oleosidade; 

3- Reduz imperfeições;

4- Fator de Proteção Solar (FPS);

5- Cobertura perfeita e natural; 

6- Hidrata e suaviza; 

7- Atua como primer; 

8- Se adapta ao tom da pele.

Autor: Tassia Rocha 

Novo padrão de consumo

Edição 273 - 2015-08-01 Novo padrão de consumo

Essa matéria faz parte da Edição 273 da Revista Guia da Farmácia.

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