Proteção constante

Manter a pele bronzeada o ano inteiro é o desejo de muitas pessoas, mas em um país tropical como o Brasil, alguns cuidados são necessários para evitar que os malefícios do sol roubem a cena 

A proteção solar é usada no combate às ações das radiações no corpo, absorvendo ou refletindo os raios solares, prevenindo vermelhidões e, principalmente, o fotoenvelhecimento. Mesmo nos dias mais frios, os cuidados com a proteção não podem ser deixados de lado. Cada vez mais os brasileiros estão se conscientizando sobre a importância de se proteger dos malefícios dos raios ultravioleta vindos do sol. 

A derme espelha os sinais do tempo e o seu processo de deterioração progressiva pode ser intensificado pela exposição solar. A radiação solar altera morfologicamente as estruturas celulares, causando danos irreversíveis.

O fotoenvelhecimento é causado pela exposição solar prolongada. Desde a infância, as pessoas são expostas ao sol – além de luzes artificiais, em casa e no escritório, que contam com radiação e que também prejudicam a pele – e, na grande maioria das vezes, a população está livre de proteção ou fazendo uso de proteção inadequada. Os raios penetram na pele, degeneram o colágeno e contribuem para um envelhecimento além do normal, acelerando o aparecimento de linhas finas, rugas e marcas de expressão, além das temidas manchas, as melanoses solares.

As radiações solares são divididas em dois tipos: Ultravioleta-B (UVB), responsável pela queimadura na pele, ou seja, uma reação imediata, e Ultravioleta-A (UVA), que causa o envelhecimento e tem efeito tardio. Juntas, as radiações ultravioleta emitem radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento, ocasionando o aparecimento de rugas, manchas, ressecamento, podendo levar ao câncer de pele.

Com isso, é fundamental que o varejista saiba ajudar o consumidor a identificar os sinais do fotoenvelhecimento na pele e quais são os produtos mais indicados para atuar de forma preventiva. Esse é um diferencial estratégico, que faz toda diferença no momento da venda. Produtos que auxiliam na prevenção e recuperação da saúde da derme são cada vez mais procurados nos pontos de venda (PDVs). Afinal, quem não deseja manter a jovialidade da pele por tempo indeterminado? 

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O que as consumidoras procuram?

O shopper busca cada vez mais benefícios para a pele. Os protetores solares são associados à prevenção de efeitos não desejados de longo prazo, por isso benefícios cosméticos são cada vez mais esperados desses produtos. 

“95A falta de tempo e o dia a dia atribulado influenciam totalmente, porque tornam as pessoas mais ansiosas e, consequentemente, em suas tomadas de decisão, vão vencer aquelas soluções que se apresentarem mais práticas e funcionais. Somam-se a isso outros fatores, como economia na ponta do lápis e sustentabilidade (fazer mais com menos, pensando em gerações futuras)”, considera a diretora da Unidade de Dermocosméticos do Aché Laboratórios e responsável pela marca Profuse, Monica Branco.

Diante dessa demanda do consumidor, os dermocosméticos também aderiram a essa realidade e passaram a condensar diversos benefícios numa única embalagem. “Esses produtos já possuem, na composição, ingredientes que atuam de forma variada, trazendo antiaging, despigmentantes, antioxidantes, hidratantes, nutrientes, Fator de Proteção Solar (FPS), entre outros. Todos os benefícios são agregados num dermocosmético bem formulado”, lembra a cosmetóloga da Mesoestetic, Andrea Hollaender.

De acordo com dados fornecidos pela Johnson & Johnson, no último verão, o mercado de proteção solar cresceu 23% comparado ao ano anterior e deve manter ou mesmo aumentar o crescimento para o próximo ano. A categoria ainda apresenta boas oportunidades de crescimento, uma vez que a penetração dos protetores nos lares brasileiros ainda é em torno de 26%.

“Um bom índice de fotoproteção e a cosmeticidade são pontos valorizados pela consumidora brasileira. O primeiro é extremamente importante em um país tropical como o Brasil, onde há regiões, como o Nordeste e o Norte, em que se têm dias ensolarados quase durante todo o ano. Hoje, recomenda-se o uso de fotoprotetores com FPS maior ou igual a 30 para uso diário. Já a textura também é valorizada pelas consumidoras: a pele das brasileiras é, em geral, mais oleosa. Por isso, fotoprotetores com texturas leves são os preferidos”, aponta a gerente de comunicação científica do La Roche-Posay, Giselle Canavaci.

Como grande parte das mulheres brasileiras possui pele oleosa ou com tendência à acne, o uso desses produtos pode agravar o quadro. Nesse caso, consumidoras com esse tipo de pele buscam produtos que combinem a proteção solar com o controle da oleosidade, que além de protegerem a pele do sol e hidratar, também oferecem controle de oleosidade. Ou seja, esses produtos entregam três benefícios em apenas um. E são diversos outros dermocosméticos apresentados pela indústria que possuem essas características. 

E mesmo nos multifuncionais, a qualidade não é deixada de lado pelos usuários. O consumidor busca praticidade nos cuidados diários com a pele, mas não está disposto a comprometer a eficácia do produto. As formulações que fazem combinações de diferentes benefícios de forma a manter a entrega com alta qualidade de cada um deles costumam ser bem avaliadas pelos consumidores.

Diante de tantos benefícios e eficácia comprovada desses produtos, eles se concretizam como aposta certeira para o PDV, já que são capazes de atrair diversos perfis de usuários de dermocosméticos. “De forma geral, quase todo consumidor requer resultados e praticidade”, comenta a cosmetóloga da Mesoestetic. 

Segundo Monica, do Aché, entre eles, estão os jovens que, por natureza, são práticos e ansiosos e, por isso, querem agilizar a rotina de cuidados com a pele. Outro grupo de usuários é aquele composto pelos que têm uma rotina intensa de trabalho. “Eles não abrem mão de usar um dermocosmético, mas preferem os que simplifiquem seu dia a dia”, afirma. 

E, por último, outro perfil que aprecia produtos multifuncionais é o dos heavy users. “Em sua rotina diária, esses consumidores não abrem mão de produtos de limpeza, hidratação, fotoproteção e antirrugas. Portanto, diante de tantos produtos, o multifuncional resolve mais facilmente suas necessidades”, justifica a especialista do Aché.

Alta proteção

De acordo com a diretora de marketing das marcas de Sun Care da Johnson & Johnson, Tatiana Miana, não há uma relação direta entre radiação e Fator de Proteção Solar (FPS). O FPS indica a efetividade do filtro solar à proteção contra a radiação Ultravioleta-B (UVB). Isso é refletido na relação entre o tempo que a pessoa pode se expor à luz solar, sem se queimar (eritema) usando filtro solar. Por exemplo, FPS = 30, indica 30 vezes mais tempo de exposição do que sem o uso do filtro. Assim, sem filtro solar, uma pessoa de um determinado fototipo desenvolve eritema após cinco minutos de exposição sem filtro. Com o filtro, esse tempo seria de cinco vezes 30 = 150 minutos. Porém, a eficiência do filtro depende de diversos fatores: uso correto, aplicação correta, reaplicação, sudorese, etc.

Possibilidade de venda casada

• Protetores solares + limpeza pele oleosa.

• Protetor solar rosto e/ou corpo + protetor labial com Fator de Proteção Solar (FPS).

• Protetor solar + anti-idade.

• Clareadores/uniformizadores de pele + protetores solares com FPS alto.

• Antiacne + limpeza pele oleosa a acneica.

• Anti-idade face + anti-idade olhos.

• Hidratantes corporais + esfoliantes corporais.

• Nutracêuticos para queda capilar + xampu antiqueda.

• Nutracêuticos + anti-idade.

Fonte: diretora da Unidade de Negócios Dermocosméticos do Laboratório Aché, Mônica Branco

Sazonalidade da categoria

1) Outono/Inverno: hidratação corporal e labial, clareamento/uniformização de pele, anticaspa/antiqueda, produtos para peles sensíveis/sensibilizadas, anti-idade. 

Motivo: em função do clima seco, com pouca umidade, a pele requer um cuidado de hidratação especial. E neste período, pós-verão, aumenta a procura por produtos que diminuem melasmas e melanoses (áreas escurecidas na pele causadas pela exposição ao sol) e nos consultórios/clínicas de dermatologia, aumenta a procura por procedimentos estéticos que podem sensibilizar a pele. 

E com os banhos mais quentes, surgem as caspas/seborreicas que favorecem a queda capilar e a desidratação da pele.

2) Primavera/Verão: proteção solar, cuidados com o corpo.

Motivo: no verão, a exposição ao sol é intensa, o clima é de praia, onde o corpo está sempre em evidência, portanto, os cuidados estão sempre em destaque.

Fonte: diretora da Unidade de Negócios Dermocosméticos do Laboratório Aché, Mônica Branco


Autor: 
Kathlen Ramos e Tassia Rocha

Novo padrão de consumo

Edição 273 - 2015-08-01 Novo padrão de consumo

Essa matéria faz parte da Edição 273 da Revista Guia da Farmácia.

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