Na medida certa

No verão, é possível curtir o sol, mar e piscina sem deixar marcas que possam comprometer a saúde da pele. Indústria oferece aos consumidores produtos que apresentam ativos que nutrem e acalmam 

Passar os dias de férias sob o sol é uma prática muito comum entre os brasileiros. Mas, com isso, a pele acaba sofrendo com a superexposição e necessita de cuidados. Além do uso fundamental do protetor solar, realizar alguns procedimentos após o banho de sol é muito importante, pois o verão pode deixar marcas não tão agradáveis quanto as recordações prazerosas da temporada mais esperada do ano.

A exposição solar sem proteção pode causar queimaduras a curto prazo, bolhas, manchas e agravamento em quadros de acne. A longo prazo, além do envelhecimento precoce, podem surgir problemas mais graves, como o câncer de pele.

O melhor cuidado da pele pós-sol é usar hidratantes que possuam ação prolongada e com agentes suavizantes, de preferência imediatamente após o banho, para garantir a melhor hidratação possível. “Ao usar sabonetes, escolher de preferência os syndets de formulação avançada, pois estes possuem pH fisiológico da pele, garantindo assim uma limpeza que não agrida a pele já sensibilizada. Em relação a loções, géis e cremes, a área de aplicação deve ser levada em consideração. As loções e os sprays se mostram adequados, principalmente quando as áreas avermelhadas são corporais (não faciais) e são extensas”, informa o gerente de produto da Isdin, Ramon Rodrigues.

Como a pele já foi agredida pelo processo de queimadura, ela necessita de cuidados especiais. Esses produtos contêm substâncias calmantes e formulação mais leve, em gel ou loção. Os produtos pós-sol apresentam fórmula suave e rápida absorção para hidratar e proporcionar alívio. Os agentes calmantes, como o aloe vera, minimizam os sintomas provocados pelo excesso de exposição à radiação ultravioleta (UV).

O que o brasileiro ainda não sabe é que esses produtos podem ser aplicados mesmo quando não há queimaduras, pois ajudam a pele a se recuperar dos efeitos do sol, deixando-a fresquinha e hidratada e mantendo o bronzeado por mais tempo.

“As vendas dos produtos dessa categoria durante o verão têm aumento significativo, porém, ela ainda possui uma baixa penetração, comparada a outras categorias de Higiene Pessoal. Por isso, buscamos sempre alertar sobre os cuidados com a pele e o sol, por meio de novas campanhas, patrocínios e lançamentos de produtos. Cenoura & Bronze conta com uma linha completa com produtos desenvolvidos para garantir a proteção contra os raios solares e um bronzeado seguro e saudável. A linha possui protetores, bronzeadores e pós-sol, que se adaptam a diferentes perfis e tipos de pele”, informa a diretora de marketing de Cenoura & Bronze, Regiane Erasto Bueno. 

Queimadura solar

Nem todas as pessoas conseguem se bronzear, então acabam abusando do sol na busca da tão desejada cor. Não se deve insistir na exposição solar em busca de um bronzeado se a consumidora é uma pessoa que tende a ficar mais vermelha do que bronzeada. São justamente essas pessoas que têm mais queimaduras e as mais graves.

• Primeiro grau: atinge a camada mais superficial da pele – a epiderme. Causa avermelhamento da pele.

• Segundo grau: atinge a epiderme e parte da derme mais profunda. É comum que a pessoa sinta dor, tenha inchaço e que forme quase bolha ou bolha superficial.

• Terceiro grau: atinge a camada mais profunda da pele. Esse caso é o mais grave, com formação de bolhas.

Fonte: cientista da Johnson & Johnson, Cristina Vendruscolo

Mix de qualidade

A escolha do produto ideal para cada pele e necessidade é essencial para se obter um resultado positivo. Por isso, é importante preparar a loja para essa época de tanta procura e saber indicar itens que agradam ao consumidor. É fundamental garantir no sortimento e na exposição a gama completa de Fator de Proteção Solar (FPS) e produtos pós-sol disponíveis.

Para a gerente de shopper & gerenciamento por categoria da Johnson & Johnson, Patrícia Gimenes, em muitos casos, o ponto de venda é onde o shopper conhece as novidades da categoria. Presença e visibilidade de novos produtos são essenciais para agregar valor à gôndola. “É muito importante dar destaque à categoria, garantindo sua presença na loja em locais de alto fluxo, por meio de pontos extras e cross-merchandising, facilitando a lembrança e decisão de compra da categoria”, recomenda.

Especial Farmacêutico

Edição 278 - 2016-01-01 Especial Farmacêutico

Essa matéria faz parte da Edição 278 da Revista Guia da Farmácia.

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