Essenciais à rotina brasileira

O processo de limpar a pele do rosto é um dos principais cuidados diários das brasileiras. A procura por produtos voltados para essa finalidade faz com que o setor ofereça mais opções para a categoria

A sensação de oleosidade e o brilho excessivo fizeram grandes marcas de cosméticos desenvolverem produtos específicos para a pele brasileira. Outro fator importante é que as mulheres amam se maquiar. Assim, precisam de produtos adequados para a remoção completa.

Ao longo do dia, as pessoas ficam expostas a diversos fatores nocivos, como, por exemplo, poluição, radiação solar, cigarro e ar condicionado, o que prejudica e muito a beleza da cútis ao passar do tempo. A consumidora precisa ter o hábito de higienizar a pele para prevenir o envelhecimento e isso exige disciplina.

A limpeza da pele deve ser feita diariamente, pela manhã e à noite. Loções, tônicos, adstringentes, lenços umedecidos, sabonetes e demaquilantes ocupam um papel fundamental na higiene da face, além de prevenirem a aparição de cravos e espinhas, eliminam o excesso de oleosidade. O que é preciso saber é que existem produtos e formulações específicos para cada tipo de pele, o que faz com que o resultado final almejado seja atingido com mais facilidade.

O que recomendar

Para atender a diferentes perfis de consumidoras, a indústria da beleza não poupa esforços e investe maciçamente em produtos com as mais variadas finalidades. Acompanhe, a seguir, os tipos mais comuns de demaquilantes:

• Bifásico: possui em sua formulação as duas fases – uma à base de água e a outra à base de óleo. Misturadas, proporcionam a remoção da maquiagem dos olhos e também do rosto sem agredir a pele. Não é indicado para a pele oleosa;

• Cremes, mousse, gel, loção ou espuma: com função hidratante, são indicados para a remoção de maquiagens mais leves, como blush, batom e sombras. Para as mais pesadas, é preciso investir em fórmulas mais potentes;

• Oil-free (sem óleo): são recomendados para peles oleosas, mas não removem com facilidade maquiagens à prova d’água, por exemplo. Mais indicados para quem usa pouca maquiagem. Para a região dos olhos, é preciso investir em uma fórmula mais oleosa para um melhor resultado; 

• Lenços demaquilantes: são práticos, refrescantes e higienizam a pele. Podem ser carregados na bolsa, mas não retiram totalmente maquiagens mais pesadas ou à base de água. 

De acordo com o analista de marketing da Belliz Company, Bruno Monteiro, há várias opções para os cuidados faciais pós-maquiagem disponíveis no mercado; os que mais se destacam são aqueles que unem mais de um benefício em uma mesma opção de produto, como hidratar, tonificar ou esfoliar a pele. 

“Os formatos mais práticos e portáteis são os que mais se destacam, os lenços umedecidos e pads demaquilantes ganham cada vez mais espaço por ser encontrados em versões para todas as peles, além de simplificarem a rotina da beleza feminina”, diz.

Passos básicos


Bons cuidados com a pele envolvem quatro etapas: limpar, tonificar, tratar e proteger.

1. Limpar

A limpeza completa é o primeiro passo para cuidados eficazes com a pele. Ela remove a sujeira, o suor, a oleosidade e a maquiagem, preparando a pele para os cuidados. A pele limpa absorve melhor os ingredientes ativos em produtos dermatológicos.

2. Tonificar

A tonificação remove traços da loção de limpeza, refresca a pele e restaura o seu pH natural.

3. Tratar

Produtos para o tratamento da pele hidratam e recompõem a pele. Muitos também tratam preocupações específicas com a pele.

4. Proteger

A proteção solar é importante para aqueles dias em que a pele é exposta a raios ultravioleta (UV) nocivos. Eles são a principal causa do envelhecimento prematuro da pele. A maioria dos cremes diurnos já vem com Fator de Proteção Solar (FPS) 15.

Fonte: Eucerin

Composição e fórmulas

A dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dra. Daniela Schmidt Pimentel, explica que a formulação de cada produto dependerá da marca do fabricante. “No geral, devem conter ativos anti-inflamatórios, antissépticos, estimuladores do crescimento celular, cicatrizantes, emolientes, hidratantes, refrescantes, descongestionantes, revitalizantes, tonificantes e umectantes”, completa. 

Segundo a ela, os ativos adstringentes mais comuns encontrados nas fórmulas são extrato de aloe vera, ácido lactobiônico, ácido salicílico, cânfora, ácido bórico, extrato de hamamélis, derivados do ácido glutâmico, entre outros.

Mix de qualidade

De acordo o gerente de marketing da Avert, Marcelo Barbosa, atualmente existe uma grande oferta de produtos disponíveis no mercado para os cuidados com a pele, principalmente para o rosto, que exige atenção diferenciada. “Os produtos que contam com a nanotecnologia têm apresentado um grande diferencial, por serem capazes de penetrar de maneira específica nas camadas da pele, potencializando os efeitos do tratamento e promovendo vantagens em relação às formulações tradicionais. Entre as opções de produtos com nanotecnologia, é possível encontrar sabonetes em barra e líquidos, géis esfoliantes, mousses de limpeza, lapiseiras secativas, loções adstringentes e lenços umedecidos, que devem ser utilizados conforme indicações da embalagem”, explica

Esses produtos caíram no gosto popular, pois hoje é comum, no banho, usar mais de um único sabonete; para se ter ideia, existem sabonete do corpo, íntimo, dos pés e do rosto. Dessa maneira, a categoria de limpeza facial está cada vez mais difícil e específica de ser trabalhada, não basta apenas prometer uma pele limpa, os produtos devem entregar o que prometem, fazendo a real limpeza e o cuidado.

Com o acesso às informações e à internet estando presente a cada segundo da vida moderna, os consumidores têm nas mãos as opiniões de outras pessoas sobre os produtos que são considerados bons ou não, assim, aqueles que não entregam o que prometem em seus comerciais e divulgações começam a correr mais riscos de perder espaço e credibilidade entre os consumidores. 

De acordo com a marca Vichy, a exposição dos produtos de limpeza pode ser feita em gôndolas, pontas de gôndolas ou nos mobiliários de parede. No caso dos produtos massivos, a exposição geralmente acontece em gôndolas sinalizadas para este fim. Já com os dermocosméticos, a exposição pode ser feita nos móveis de parede das marcas ou nas gôndolas específicas da categoria. 

Vale lembrar que os produtos cosméticos e dermocosméticos jamais devem ser expostos “misturados” em uma mesma gôndola. Como são propostas diferentes, a diferenciação no ponto de venda é fundamental para que o consumidor leve o que realmente procura.

Além disso, trabalhar com linhas completas é um fator importante e lucrativo. De acordo com a farmacêutica especializada em marketing de varejo da Ferrara Soluzioni, Tatiana Ferrara Barros, o consumidor adora comprar linhas completas de produtos, pois mantém a mesma fragrância e, também, porque, para ele, parece que o efeito produzido pelo produto pode ser melhor ao utilizar a linha toda. Ele pode ainda precisar dos demais produtos e não saber da existência deles ou não lembrar que necessita fazer a compra. “Assim, quando o consumidor olha para a prateleira  e vê toda a ‘família’ de um produto, ou itens relacionados, ele tende a levar todos ou, pelo menos, mais um além daquele que estava buscando. Ou seja, quando a loja dispõe da linha completa, o tíquete médio da compra pode ser maior. 

Tônicos

Tonificam a pele, completam a limpeza e também promovem a renovação celular, minimizando a formação de cravos e espinhas.

Adstringentes 

Auxiliam na remoção de impurezas, oleosidade, maquiagem e limpeza dos poros. Devem possuir em sua composição ingredientes capazes de prevenir a acne.

Lenços umedecidos 

Eliminam o excesso de oleosidade, as impurezas da pele e reduzem o tamanho dos poros.

Sabonetes para face

Os sabonetes em barra ou líquido para pele oleosa são compostos de ingredientes ativos que promovem uma ação esfoliante, como o ácido salicílico e o LHA, e com ação seborreguladora.

Demaquilantes

São removedores de maquiagem que também auxiliam na limpeza das impurezas acumuladas durante o dia, fazendo uma higiene mais profunda sem agredir a pele. Para pele mista a oleosa, é sempre melhor optar por demaquilantes aquosos, livres de óleo, com ingredientes que controlam e/ou removem a oleosidade, como zinco e ácido salicílico.

Fontes: diretora de comunicação científica L’Oréal Cosmética Ativa, Bia Santanna; e farmacêutico e superintendente de desenvolvimento de produtos e assuntos regulatórios no Grupo Natulab, Olavo Rodrigues

 

Autor: Tassia Rocha e Tatiana Ferrador

 

Momento único

Edição 291 - 2017-02-01 Momento único

Essa matéria faz parte da Edição 291 da Revista Guia da Farmácia.

Deixe um comentário