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297 - Agosto/2017 - Brasileiro deixa a desejar

As vitaminas, emagrecedores e suplementos

vitaminas 2Fique por dentro dos principais produtos que são opções práticas para uma vida mais saudável

• Vitamina A: auxilia na prevenção da anemia e cegueira noturna, além de fortalecer os dentes e o sistema imunológico. 

• Vitamina C: potente antioxidante. Suas propriedades melhoram a circulação do fluxo de oxigênio, fazendo dela uma ótima vitamina para cabelos e unhas.

• Vitamina D: regula a absorção intestinal de cálcio e fósforo e estimula a mineralização óssea. Os ossos podem ficar frágeis em decorrência da deficiência. 

• Vitamina B9: também conhecida como ácido fólico, participa na formação dos glóbulos vermelhos do sangue, no crescimento dos tecidos e na produção de energia.

• Vitamina B12: previne a anemia, beneficia as células do trato gastrointestinal, ajudando na digestão e absorção dos alimentos.

• Cálcio: importante para a saúde dos ossos e dos dentes e para o bom funcionamento dos músculos e dos nervos. Em caso de déficit, pode prejudicar o crescimento na criança. 

• Ferro: a carência do mineral pode alterar o crescimento e o desenvolvimento infantil, inclusive a capacidade de aprendizagem. 

• Zinco: imprescindível para o sistema imunológico, saúde da pele, das unhas, do cabelo e para a cicatrização de feridas. Sua falta provoca atraso no crescimento na maturação sexual. 

• Biotina (vitamina H ou B7): essencial para saúde da pele, do cabelo e das unhas, pois atua no metabolismo de carboidratos, proteínas (principalmente a queratina) e gorduras.

• Luteína: carotenoide que protege os olhos contra os danos da luz. Ajuda a diminuir os efeitos acumulados da exposição à luz e das toxinas ambientais.

Emagrecedores

• Fibras alimentares: aumentam a saciedade e colaboração para a redução da ingestão de alimentos. Atualmente, diversos tipos de fibras são comercializados em pó e cápsulas. 

• Substitutos de refeições (shakes): formulados e elaborados de forma a apresentar composição adequada a suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais do indivíduo. 

• Hipercalóricos: são usados em função da demanda aumentada de energia e de aporte de nutrientes que se pretende adicionar à dieta. São indicados, usualmente, para exercícios intensos e de longa duração.

• CL-LA: um óleo rico em ômega 3 e ômega 9, substâncias que desempenham um papel importante para o metabolismo e que são encontradas nos alimentos do dia a dia. 

Ganho de massa muscular

• Proteínas: voltadas para aumentar o aporte protéico e de massa muscular no organismo. Hoje, a mais usada é o wheyprotein, proteína do soro do leite de alto valor biológico.

• Aminoácidos: são precursores da proteína. Os mais consumidos são BCAA, glutamina e creatina. O BCAA é um composto formado por três aminoácidos – leucina, isoleucina e valida – que são captados e depositados no músculo e no tecido adiposo. As concentrações de glutamina após a atividade física intensa são reduzidas, por isso a sua suplementação colabora para a melhora do sistema imune. Já a creatina é mais usada em exercícios de repetição com a mesma carga. 

• Termogênicos: são indicados para aumento do gasto energético e da oxidação de gordura e entre os mais comuns, estão cafeína e chá verde. 

 

Fique por dentro das opções mais práticas dos suplementos vitamínicos.

 

Foto: Shutterstock

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