Receba nossa news

  •  
  •  
Você está aqui: Home Conteúdo Extra Edição Extra 256 Anti-inflamatórios na mira Anti-inflamatórios na mira Anti-inflamatórios na mira Anti-inflamatórios na mira Anti-inflamatórios na mira

Anti-inflamatórios na mira Anti-inflamatórios na mira Anti-inflamatórios na mira Anti-inflamatórios na mira Anti-inflamatórios na mira

extra-anti-inflamatorioAnvisa estuda maneiras de apertar o controle da comercialização dessa classe medicamentosa 

A escrituração eletrônica dos antibióticos é obrigatória para todas as farmácias e drogarias do País. Isso significa que todas as entradas e saídas de antibióticos devem ser registradas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que é operado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O sistema foi aprovado e o órgão já estuda maneiras de conseguir o mesmo controle na venda de anti-inflamatórios tarjados.
A proposta é que esses produtos sejam rastreados desde a produção até a chegada ao consumidor. O sistema de rastreabilidade, detalhado em portaria publicada no fim de 2013, já prevê que as drogas controladas, como antibióticos e antidepressivos, tenham o histórico traçado. Em seguida, a medida deverá ser ampliada a todos os medicamentos.

O produto rastreado terá um número que indicará dados dos laboratórios, pacientes e dos médicos que estiveram envolvidos na venda. A proposta precisa passar por avaliação de outros diretores da Agência e, caso aprovada, ela só entrará em vigor daqui a cerca de quatro anos. Para os outros produtos, o sistema será implementado em três anos.

Já há alguns anos, que a Anvisa propõe audicências públicas para discutir o tema, pois o órgão vê uma urgente necessidade que a norma que exige a receita para os produtos de tarja vermelha seja cumprida por causa dos riscos da automedicação, além da possibilidade de desenvolvimento de resistência ao medicamento e reações adversas.

Sites do Grupo

logo-contento
logo site

Contate-nos

1396561723 social facebook box blue   1396561730 social twitter box blue   1396561765 youtube

Guia da Farmácia: Revista dirigida aos profissionais de saúde
Rua Leonardo Nunes, 198
Vila Clementino – CEP 04039-010
São Paulo – SP


Telefone (11) 5082-2200
comunicacao@contento.com.br