Receba nossa news

  •  
  •  
Você está aqui: Home Exclusivo Gestão Os meses a favor dos seus negócios

Os meses a favor dos seus negócios

gestao 06044
Trabalhar os produtos de acordo com época do ano, ajuda a crescer em faturamento

Sazonalidade é um dos fatores mais fortes para aumentar as vendas. A chegada de novas estações ou datas comemorativas pede planejamento para mudar o sortimento de produtos e como ofertar cada item da loja. O primeiro passo deve ser a análise das vendas da temporada passada e, assim, alterar as gôndolas e os estoques, para não haver ruptura.

Segundo o gerente de projetos da MindShopper, Rodrigo Marsilli, sempre que se trabalha com temporada, é importante começar com muita antecedência. “Pelo menos três meses antes, mas seis meses é o mais recomendado. A importância de se antecipar é que existe uma mudança física na loja quanto à entrada de produtos específicos dessa sazonalidade. Então é necessário fazer todo o planejamento de demanda, estoque, ações, etc.”, alerta.

Já no caso específico de medicamentos, a antecipação não precisa ser tão grande, uma vez que as distribuidoras estão bem abastecidas e reabastecem as farmácias todos os dias. “No caso dos produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC), isso deve ser feito com mais cuidado porque o reabastecimento é menos frequente. Loja bem sortida é oportunidade para boas vendas”, complementa a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso.

Para ela, entre os principais erros sazonais estão: a falta de sinalização visual indicando as novidades e as oportunidades; falta de utilização das pontas de gôndolas, dos tablóides e dos jornais de ofertas; e a falta de treinamento e informação para os funcionários.

Mas a loja não precisa ser inteira modificada. As categorias não trocam de lugar. O que deve acontecer é ter pontos extras chamando a atenção dos produtos com ótima sinalização visual. Itens correlacionados devem estar juntos. Uma pessoa resfriada, que busca um medicamento, poderá comprar vitaminas, lenços de papel ou máscaras, por exemplo.

Por fim, Marsilli cita a importância de definir o papel das categorias na loja. Três diferentes ações podem ser trabalhadas:

- Atração de novos consumidores: trabalhar a comunicação dos itens de sazonalidade, dentro e fora da loja.
- Aumentar volume de vendas: trabalhar com grandes espaços na loja e promocionar a categoria.
- Melhorar a rentabilidade: trabalhar a experiência de compra e ações que agreguem valor.

Fonte: Guia da Farmácia, edição 292 (texto de: Vivian Lourenço)

Foto: Shutterstock

Veja Também

Sites do Grupo

logo-contento
logo site

Contate-nos

1396561723 social facebook box blue   1396561730 social twitter box blue   1396561765 youtube

Guia da Farmácia: Revista dirigida aos profissionais de saúde
Rua Leonardo Nunes, 198
Vila Clementino – CEP 04039-010
São Paulo – SP


Telefone (11) 5082-2200
comunicacao@contento.com.br