Receba nossa news

  •  
  •  
Você está aqui: Home Exclusivo Gestão Erros profissionais protegidos por seguro

Erros profissionais protegidos por seguro

contrato 1Farmacêuticos podem ser beneficiados

 

Processos decorrentes de erros na área de saúde são cada vez mais comuns. Para proteger os profissionais e instituições, a AIG criou um seguro específico para o segmento, denominado Responsabilidade Civil Profissional para a Área da Saúde. O produto cobre as importâncias financeiras associadas à responsabilidade imputada aos profissionais ou estabelecimentos, como, por exemplo, negligência, imprudência, infecção, falhas de diagnósticos, entre outros.

“É notória a importância de profissional e instituição estarem resguardados de eventuais erros, para que isso não comprometa a continuidade dos negócios e de sua própria carreira”, diz o gerente do produto na AIG Brasil, Daniel Lamboy. O seguro cobre, basicamente, as despesas relacionadas a um processo judicial, além de indenizações por danos corporais, materiais, morais, estéticos e existenciais, que deles possam resultar.

No universo farmacêutico, os principais problemas são de manipulação de medicamentos, assim como pulsão mal sucedida, recomendação de medicamento errado ou a venda de um fármaco diferente daquele que está na receita. Com o aumento das assistências nas farmácias, uma aplicação de injeção, por exemplo, pode ser mal sucedida.

De acordo com Lamboy, não somente o farmacêutico pode se assegurar, mas a farmácia como um todo. Para entender quem deve ter a apólice, é importante pensar não em quem causou o erro, mas em quem será responsabilizado. Se o processo será contra a farmácia, a apólice deve ser de pessoa jurídica, mas se o farmacêutico for responsabilizado pessoalmente, o seguro deve ser feito em seu nome.

O executivo finaliza dando algumas dicas para evitar que os erros aconteçam. “Despender tratamento pessoal, cordial e humanizado; manter bom relacionamento com pacientes; alertar sobre benefícios, riscos e possíveis efeitos colaterais de tratamentos e medicamentos”.

Fonte: AIG Seguros

Foto: Shutterstock

Veja Também

Sites do Grupo

logo-contento
logo site

Contate-nos

1396561723 social facebook box blue   1396561730 social twitter box blue   1396561765 youtube

Guia da Farmácia: Revista dirigida aos profissionais de saúde
Rua Leonardo Nunes, 198
Vila Clementino – CEP 04039-010
São Paulo – SP


Telefone (11) 5082-2200
comunicacao@contento.com.br