Receba nossa news

  •  
  •  
Você está aqui: Home Ferramentas de Gestão Saiba elaborar um POP

Saiba elaborar um POP

O documento é essencial para estabelecer uniformidade na execução de um processo ou função

Os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) são instruções detalhadas descritas para alcançar a uniformidade na execução de uma função específica. O POP deve ser escrito de forma detalhada para a garantir padronização, seja na produção ou na prestação de um serviço.

Cada documento deverá fazer parte de uma relação-padrão. Alguns itens devem estar contemplados em seu formato, tais como: cabeçalho contendo o tipo do documento, título, código, logotipo da empresa ou instituição, área responsável, responsáveis, datas da elaboração, aprovação e autorização, objetivos, campo de aplicação, abrangência ou aplicabilidade, responsabilidades, abreviações, definições, descrição dos procedimentos, referências e anexos. A paginação, a versão e o número da última revisão podem estar no rodapé.

O acesso aos POPs, quer em papel ou em formato eletrônico, deve ser controlado e limitado aos seus usuários, e eventuais revisões e atualizações devem ser devidamente aprovadas antes da implementação. Além disso, vale ressaltar que a elaboração e a aderência de POPs por meio de treinamentos são essenciais para garantir a qualidade e a uniformidade de todos os processos envolvidos.

Veja um exemplo de POP, publicado no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária: http://migre.me/ftQae Fonte: Scielo e Anvisa

Sites do Grupo

logo-contento
logo site

Contate-nos

1396561723 social facebook box blue   1396561730 social twitter box blue   1396561765 youtube

Guia da Farmácia: Revista dirigida aos profissionais de saúde
Rua Leonardo Nunes, 198
Vila Clementino – CEP 04039-010
São Paulo – SP


Telefone (11) 5082-2200
comunicacao@contento.com.br