Banner



Facebook Guia da Farmáciaico-twitterico-rss
bt-cadastrebt-anunciebt-loja
  •  
  •  
Você está aqui: Notícias Medicamentos Como saber se o medicamento é confiável?

Como saber se o medicamento é confiável?

Como saber se o medicamento é confiável?

Produtos ilegais podem causar malefícios 

 

Pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde (MS) verificou que várias empresas vendem medicamentos de forma ilegal na internet, como inibidores de apetites, esteróides anabolizantes, abortivos e de receita azul. O levantamento mostra que, na internet, os criminosos usam símbolos e logomarcas de serviços e produtos do MS e enganam os consumidores com anúncios de que os medicamentos têm o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Então, como saber se o medicamento vendido, seja na internet, seja na farmácia, é confiável? Primeiro, é preciso ter consciência de que a Anvisa é o órgão responsável por realizar o registro sanitário de medicamentos no Brasil. 

Assim, as empresas devem desenvolver seus medicamentos e submetê-los à apreciação da Agência. Após análise, podem ter o registro concedido, caso obedeçam todos os critérios. A coordenadora de Registro de Medicamentos Genéricos e Similares da Anvisa, Rejane Silva, afirma que somente o registro sanitário pode dar garantias aoconsumidor de que o medicamento tem segurança, eficácia e qualidade para uso em pacientes. 

"'Medicamentos sem registro não têm garantia de procedência, não têm sua formulação testada e aprovada como segura e eficaz. E ainda podem conter substâncias prejudiciais à saúde do consumidor", destaca a coordenadora. 

Fonte: Folha de Londrina - PR / Foto: Shutterstock

Sites do Grupo

logo-contento
logo site

Contate-nos

Guia da Farmácia: Revista dirigida aos profissionais de saúde
Rua Leonardo Nunes, 194
Vila Clementino – CEP 04039-010
São Paulo – SP


Telefone (11) 5082-2200
comunicacao@contento.com.br