Receba nossa news

  •  
  •  
Você está aqui: Home Notícias Regulatório Medicamentos só podem ter alta de preço uma vez por ano

Medicamentos só podem ter alta de preço uma vez por ano

alta precos medicamentosMedida Provisória foi cancelada

A autorização para aumentar preços de medicamentos em qualquer época do ano foi cancelada. A nova regra estava prevista na Medida Provisória (MP) 754/2016, que perdeu a eficácia. O ato declaratório do Congresso Nacional da perda de validade foi publicado no Diário Oficial da União.

A MP foi editada em 19 de dezembro último pelo presidente Michel Temer. Ainda faltava a aprovação na Comissão Mista da MP, e depois nos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

Após o cancelamento, volta a valer a legislação anterior à edição da MP, que permite o reajuste de preços somente uma vez por ano. A decisão sobre aumentar ou diminuir o valor e definir o percentual de reajuste ainda cabe ao Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.

O texto era discutido entre autoridades, empresas da indústria farmacêutica e parlamentares, já que poderia ser responsável por alta nos preços de medicamentos e perder o equilíbrio do mercado. Em abril último, a Comissão Mista da MP promoveu uma audiência pública, ocasião em que ficou evidenciada a falta de consenso sobre o conteúdo da medida.

 

Fonte: Agência Senado

Foto: Shutterstock

Sites do Grupo

logo-contento
logo site

Contate-nos

1396561723 social facebook box blue   1396561730 social twitter box blue   1396561765 youtube

Guia da Farmácia: Revista dirigida aos profissionais de saúde
Rua Leonardo Nunes, 198
Vila Clementino – CEP 04039-010
São Paulo – SP


Telefone (11) 5082-2200
comunicacao@contento.com.br