Receba nossa news

  •  
  •  
Você está aqui: Home Notícias Saúde Melatonina é considerada hormônio do sono

Melatonina é considerada hormônio do sono

ruivaSuplemento é considerado solução para diferentes problemas

A melatonina também é conhecida como o hormônio do sono, já que regula o relógio biológico e influencia no bom funcionamento de funções metabólicas. A substância é produzida de forma natural pelo corpo e acredita-se que seu consumo sintético ajuda no tratamento a problemas de saúde das mais variadas origens.

O hormônio é produzido somente no período noturmo e influencia no ritmo de sono-vigília, que tem uma interferência direta no funcionamento do metabolismo. Por isso, a melatonina em forma sintética é recomendada para enxaquecas, obesidade, doenças cardiovasculares, para ganhar massa muscular e até combater certos tumores.

A endocrinologista do Delboni Medicina Diagnóstica, Suemi Marui, explica que "alterações do sono como, por exemplo, insônia e sonolência, levam a diversas modificações hormonais, metabólicas, neurológicas e psicológicas". Porém, segundo ela, não há comprovações científicas dos benefícios de se tomar melatonina sintética para essas alterações.

A médica ressalta que a melatonina sintética é comercializada como suplemento alimentar e é preciso que o consumidor esteja atendo aos aditivos presentes em sua fórmula. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, no ano passado, o hormônio como medicamento manipulado e sob prescrição médica.

Fonte: O Estado de São Paulo

Foto: Shutterstock

Sites do Grupo

logo-contento
logo site

Contate-nos

1396561723 social facebook box blue   1396561730 social twitter box blue   1396561765 youtube

Guia da Farmácia: Revista dirigida aos profissionais de saúde
Rua Leonardo Nunes, 198
Vila Clementino – CEP 04039-010
São Paulo – SP


Telefone (11) 5082-2200
comunicacao@contento.com.br