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Foco bem definido

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A área de Pesquisa & Desenvolvimento da EMS possui quatro pilares: inovação incremental, inovação radical, genéricos de alta complexidade e medicamentos biológicos

Uma empresa do Grupo NC, a EMS é o maior laboratório farmacêutico brasileiro, líder de mercado tanto em unidades comercializadas, quanto em faturamento, e segunda no ranking de maiores farmacêuticas da América Latina (IMS Health). A empresa possui mais de 6 mil colaboradores e tem sede em Hortolândia (SP) e em São Bernardo do Campo (SP).

Desde agosto de 2014, passou a contar também com a Novamed, localizada em Manaus (AM) e considerada uma das cinco maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Em 2015, deverá ser inaugurada mais uma unidade da empresa, dessa vez em Brasília, sem considerar ainda a unidade de Jaguariúna (SP).

Em 2013, o faturamento da EMS e demais empresas farmacêuticas do Grupo NC foi de R$ 7,2 bilhões. No mesmo ano, a companhia cresceu 20% em faturamento em relação a 2012 (12,4% de market share), superando o crescimento do mercado, que evoluiu cerca de 17%. Para 2014, a previsão é continuar com números na casa dos dois dígitos e superiores aos do mercado.

“As inovações da EMS, com certeza, têm sido fator importante para a construção dos resultados também em 2014. Os medicamentos frutos de inovação incremental se somam ao extenso portfólio do laboratório, que possui mais de 2,6 mil apresentações de produtos, às mais de 80 patentes concedidas pelo mundo e aos vários pedidos de patente depositados no Brasil”, comenta o vice-presidente Institucional da EMS, Marcus Sanchez.

Ele acrescenta que o movimento que está sendo realizado internamente tem o objetivo de agregar ao portfólio medicamentos exclusivos, com grande potencial. Com isso, ele conta com a presença de mercado ainda mais forte e ampla.

No segmento de prescrição médica, a companhia tem levado cada vez mais a médicos e pacientes medicamentos diferenciados no mercado, frutos de inovação incremental.
Exemplos desses produtos resultantes de novas associações e incorporação de tecnologias exclusivas já disponíveis no mercado brasileiro são o Patz SL (lançado em 2012), que com sua forma farmacêutica sublingual permite a indução mais rápida do sono com a metade da dose da versão oral, e o Toragesic (2003), um Anti-Inflamatório Não Esteroide (AINE) com potente ação analgésica.

Atuação segmentada

O Toragesic, por sua formulação exclusiva, é patenteado na Europa, Estados Unidos e Brasil, além de Argentina, México, Rússia e Ucrânia. Também com tecnologia exclusiva da EMS, foram lançados, em 2014, o Esogastro IBP – que representa uma evolução no tratamento do H. pylori, infecção bacteriana que acomete o aparelho digestivo e atinge mais de 60% da população brasileira –, e Neutrofer Prev e Neutrofer Poli – polivitamínicos infantis.

No segmento de genéricos, por exemplo, em que a EMS tem um histórico de pioneirismo e é líder isoladamente desde junho de 2013, a postura e os desafios são de novos desenvolvimentos. A empresa está voltada para o lançamento de genéricos de alto valor agregado e alta complexidade, de difícil desenvolvimento e produção. “Estamos, portanto, falando de inovação inclusive em um segmento que inauguramos no Brasil, em que baseamos nosso crescimento e nos consagramos nos últimos 14 anos e no qual temos total expertise”, ressalta o executivo.

Outro grande destaque é a inovação radical que a empresa está também perseguindo. Com a Brace Pharma, a EMS passou a ser a primeira empresa brasileira a apostar no mercado de inovação radical nos Estados Unidos, país que contribui com mais de 70% do desenvolvimento de medicamentos inovadores no mundo. Destaque para o fluxo de informações entre os integrantes do Centro de P&D da EMS e universidades e cientistas americanos, o que tem sido facilitado pela presença da Brace no mercado norte-americano.
Cabe citar que a EMS também investe em medicamentos biológicos, considerados o futuro da indústria farmacêutica, por meio da joint venture Bionovis, da qual é uma das farmacêuticas acionistas.

Destaque ainda para duas parcerias estratégicas com laboratórios internacionais firmadas pela EMS em 2014: a primeira, realizada com a BioAlliance Pharma SA, laboratório francês, prevê os direitos de comercialização no Brasil do Sitavig®, voltado ao tratamento de herpes labial recorrente. Trata-se do primeiro licenciamento do medicamento para a América Latina. A segunda parceria foi concretizada com a Iroko Pharmaceuticals, companhia farmacêutica global dedicada ao avanço da ciência relacionada à analgesia, para a comercialização exclusiva de ZORVOLEX™ cápsulas (diclofenaco) no Brasil, por meio de sua afiliada, a Iroko Pharmaceuticals Inc.

Ambos os produtos possuem a chancela de já terem sido testados e aprovados em mercados com rígidas legislações sanitárias, caso dos Estados Unidos, por exemplo, e devem ser protocolados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela EMS em 2015.

O objetivo dessas parcerias é trazer medicamentos inovadores inéditos ao mercado nacional, ampliando a atuação da EMS nesse segmento de inovação farmacêutica e garantindo novas opções de tratamento à população, para manter a EMS como líder e com diferencial e competitividade no mercado. A empresa tem como meta fechar por ano ao menos cinco parcerias de mesmo tipo com laboratórios internacionais nos próximos três anos.

Autor: Egle Leonardi
EMS

SAC: 0800 191914
Site: www.ems.com.br

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