Receba nossa news

  •  
  •  
Você está aqui: Home Suplementos Especiais Anuário Anuário 2015 Institucionais 2015 Diversificando para crescer

Diversificando para crescer

grupo-cimed-farmAtuando nos segmentos de medicamentos, suplementos alimentares e cosméticos, a empresa atende a mais de 40 mil pontos de venda

O Grupo Cimed é uma empresa 100% nacional. Com 37 anos de mercado, possui mais de 2.400 funcionários em 23 centros de distribuição, que atendem a mais de 40 mil pontos de venda em todo o Brasil. Seu portfólio apresenta mais de 800 itens nos segmentos de medicamentos, suplementos alimentares e cosméticos. Dez empresas compõem o Grupo: Cimed

Farmacêutica, Neckerman, Tec Color/Nouvelle, rede de salões Comece pela Cor, distribuidoras Predileta, Instituto Claudia Marques de Pesquisa e Desenvolvimento (ICM P&D), Nutracom, a escuderia da StockCar, Voxx Racing Team, Indústria de Embalagens Claudia Marques e Associação Educacional Claudia Marques.
“O Grupo iniciou suas atividades no mercado de saúde e se expandiu para outros mercados ligados à beleza, higiene pessoal e ao bem-estar.Sua missão é proporcionar saúde e qualidade de vida para toda a sociedade”, disse o gerente executivo de marketing, Peter Lay.

Dentro de seu foco de atuação, o Grupo Cimed possui linhas de produtos para os mercados de medicamentos (farma, genéricos, Medicamentos Isentos de Prescrição - MIP e Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - HPC), nutrição (vitaminas e suplementos alimentares) e beleza & cosméticos. Com isso, a preço fábrica, a estimativa é de que o faturamento bruto do Grupo Cimed tenha ultrapassado R$ 2 bilhões em 2014.

“Mesmo com as dificuldades provenientes de fatos ocorridos em 2014, foi um grande ano para o Grupo Cimed, já que novamente tivemos um crescimento de dois dígitos na venda líquida”, comemora Lay. O Grupo investiu R$ 35 milhões em construção e novos equipamentos, com a expansão da rede Comece pela Cor, a inauguração da nova fábrica da Nutracom e a construção do depósito central com 10 mil m² de área construída e espaço para 7 mil paletes, em São Sebastião da Bela Vista (MG). Isso unificará os estoques de todas as marcas para abastecer os centros de distribuição do Grupo. “Tivemos também lançamento de mais de 200 produtos em 2014, e esperamos consolidá-los ainda em 2015”, prevê o executivo.

A meta de crescimento neste ano é de 22,5% e os investimentos previstos são:
• Inauguração do depósito Central do Grupo, em São Sebastião da Bela Vista (MG), em junho, com R$ 20 milhões de investimento;
• Abertura de 15 unidades do Comece pela Cor;
• Transferência da fábrica da Tec Color de São João do Meriti (RJ) para Pouso Alegre (MG), já integrado com o ERPSAP utilizado pela empresa;
• Inauguração do Centro Técnico Nouvelle em Pouso Alegre (MG);
• Trabalho com patentes e licenciamentos;
• Entrada no mercado de Sistema Nervoso Central;
• Criação de 300 vagas de emprego, enquanto se observa um movimento contrário da indústria;
• Integração dos centros de distribuição com o sistema SAP;
• Inauguração de mais centros de distribuição para melhor atendimento de estados do Norte e Nordeste;
• Investimento de R$ 10 milhões na ampliação da fábrica Nutracom;
• Investimento de R$ 60 milhões em uma nova fábrica de sólidos;
• Projeção de 260 milhões de unidades produzidas;
• Desenvolvimento de um portfólio de mil produtos com 182 lançamentos, em 2015, nas linhas do grupo.

Canal Farma

A Cimed é a empresa que está mais presente, diretamente, no ponto de venda por meio dos seus centros de distribuição. “Oferecemos uma gama enorme de produtos e uma margem de lucro atrativa para o canal, com preços acessíveis para o consumidor e sem abrir mão da qualidade de nossos produtos”, revela Lay. A empresa está presente diretamente nas grandes redes, mas principalmente nas farmácias independentes, totalizando 40 mil pontos de venda em toda extensão do território nacional.

Para isso, as ações do Grupo Cimed para o canal farma estão voltadas ao atendimento das necessidades de portfólio do pequeno e grande varejo, fornecendo produtos a preços acessíveis e de qualidade para o consumidor e de margem atrativa para o canal.

As principais ações de marketing ligadas aos produtos têm o objetivo de melhorar a disponibilidade, visibilidade e, quando aplicável, recomendação dos produtos. Também é importante a interação entre o vendedor Cimed e o farmacista no sentido de fornecer informações relevantes dos produtos, respectivos mercados e posicionando-os diante da concorrência. Segundo o gerente, outras ações também são realizadas no sentido de gerar visibilidade e, assim, aumentar o awareness (conhecimento) dos produtos por meio de outras ferramentas de comunicação, como mídias sociais, mídia de massa e mídia segmentada.

O Grupo Cimed também investe em esporte. Como esporte é sinônimo de saúde, a empresa apoia diversas modalidades, como automobilismo, atletismo, futebol e lutas. Seu maior sucesso foi no voleibol profissional, sendo a única equipe campeã nacional em seu primeiro ano de vida com a Equipe Cimed/Florianópolis que foi pentacampeã estadual, tetracampeã da Superliga Nacional e campeã sul-americana, formando atletas que são base da seleção brasileira. “Atualmente, a empresa está focada na Voxx Racing Team, equipe da StockCar, principal categoria do automobilismo brasileiro”, lembra Lay.

Autor: Egle Leonardi
Gupo Cimed
SAC: 0800 704 4647

Sites do Grupo

logo-contento
logo site

Contate-nos

1396561723 social facebook box blue   1396561730 social twitter box blue   1396561765 youtube

Guia da Farmácia: Revista dirigida aos profissionais de saúde
Rua Leonardo Nunes, 198
Vila Clementino – CEP 04039-010
São Paulo – SP


Telefone (11) 5082-2200
comunicacao@contento.com.br