Receba nossa news

  •  
  •  
Você está aqui: Home Suplementos Especiais Genéricos Genéricos 2013 História de pioneirismo: EMS Genéricos

História de pioneirismo: EMS Genéricos

IMG 4956A EMS foi a primeira a investir em medicamentos genéricos no Brasil, promovendo maior acesso da população ao tratamento médico, além de uma economia de pelo menos 35% no bolso do cidadão

Por meio da divisão Genéricos, a EMS tem 23,7% de participação nesse mercado e está presente em 190 classes farmacêuticas. Se for levado em conta todo o Grupo EMS, essa participação é de 36,1%, ocupando a liderança no mercado brasileiro de genéricos.

Essa divisão possui o maior portfólio do Brasil, com cerca de 500 apresentações de produtos. São anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, antiulcerosos, anti-hipertensivos, anti-helmínticos, antidiabéticos, antigripais e corticoides tópicos. Os produtos da linha EMS Genéricos com maior representatividade no faturamento da divisão são losartana potássica, amoxicilina + clavulanato de potássio e rosuvastatina.

Os medicamentos genéricos – uma iniciativa pioneira da EMS no Brasil – promoveram maior acesso da população a medicamentos. Por lei, devem custar no mínimo 35% menos do que os medicamentos referência. A economia acumulada desde o início da comercialização dos genéricos até fevereiro de 2013 é de aproximadamente R$ 35 bilhões, segundo informa a Pró Genéricos.

A manutenção do bom desempenho do mercado de genéricos frente ao mercado total de medicamentos se deve, de modo geral, à estabilização da economia, que tem gerado maior acesso a bens de consumo e a bens de primeira necessidade, como medicamentos, e ao envelhecimento e crescimento da população brasileira.

A EMS Genéricos trabalha para chegar à frente e disponibilizar primeiramente às farmácias e drogarias todos os principais lançamentos de medicamentos da divisão. Isso só é possível graças ao trabalho do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da EMS, que recebe um constante investimento de 6% do faturamento anual da empresa.

Em relação especificamente à divisão EMS Genéricos, uma campanha com o slogan “Sua vida mais azul” vem sendo realizada desde 2012. Para a ação, a companhia buscou conceitos emocionais e criou uma pelúcia com a forma do logotipo da empresa, que foi destacada em diversas imagens para os anúncios, exibidos pelo País em front lights, empenas, bancas de jornal, adesivação de catracas em metrô, busdoor, entre outras mídias out of home.

Essas ações fazem parte de um pacote que contempla também inserções de spots em rádios de âmbito nacional. O plano global da campanha permanece na mídia durante 2013. O objetivo da iniciativa é manter o crescimento conquistado em 2012, quando a divisão EMS Genéricos registrou cerca de 27% de incremento no seu faturamento.

PERFORMANCE DOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS MAIS IMPORTANTES DA EMS

* 25% de participação no mercado nacional de Omeprazol.

* 24% de participação no mercado nacional de Enalapril.

* 23% de participação no mercado nacional de Pantoprazol.

* 22% de participação no mercado nacional de Sildenafila.

(Fonte: IMS Health – PMB março MAT. 2013 em reais)

CANAL FARMA

A divisão EMS Genéricos dá continuidade ao ACADEMS (projeto de capacitação no varejo farmacêutico), que já habilitou mais de 32 mil profissionais do varejo farmacêutico. A divisão também amplia o Programa de Trade Onda Azul, que beneficia drogarias na comunicação visual da loja e com programas de economia, realizando a distribuição de materiais como bobinas, sacos-blíster, cesto de compras, graxeira e porta-tabloides.

A equipe da empresa está presente junto aos clientes e ao mercado para entender as suas necessidades. Também são discutidas ações B2B diariamente, com a finalidade de promover os genéricos no varejo, quer seja com projetos de capacitação dos colaboradores do varejo, quer seja com ações específicas de divulgação. O laboratório aposta também no programa de visitação à fábrica que, desde 2009, recebeu cerca de dez mil farmacêuticos e balconistas.

A EMS conta com cerca de cinco mil colaboradores, divididos em duas plantas produtivas: em Hortolândia, na região metropolitana de Campinas (SP), e em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, incluindo também os profissionais de força de vendas com atuação em todo o Brasil.

Em franca expansão, realiza investimento de mais de R$ 600 milhões na construção de outras fábricas: em Manaus (AM), onde uma unidade de sólidos (comprimidos e cápsulas) já teve as obras iniciadas; em Brasília (DF), com destaque para a instalação de uma fábrica de medicamentos oncológicos; e em Jaguariúna (SP), onde haverá uma nova fábrica de suplementos alimentares.

Além disso, a empresa inaugurou uma nova unidade de embalagens – a mais moderna do Brasil – na própria sede da EMS em Hortolândia (SP). Com as novas unidades em funcionamento, irá aumentar a capacidade produtiva dos atuais 600 milhões de unidades (caixas de medicamentos)/ano para 1 bilhão de unidades/ano. Atualmente, ela é a empresa do setor que mais investe em ampliação e a que está mais preparada para lançar produtos pioneiramente.

Sites do Grupo

logo-contento
logo site

Contate-nos

1396561723 social facebook box blue   1396561730 social twitter box blue   1396561765 youtube

Guia da Farmácia: Revista dirigida aos profissionais de saúde
Rua Leonardo Nunes, 198
Vila Clementino – CEP 04039-010
São Paulo – SP


Telefone (11) 5082-2200
comunicacao@contento.com.br