Receba nossa news

  •  
  •  
Você está aqui: Home Suplementos Especiais Genéricos Genéricos 2013 Aposta nos biossimilares e injetáveis

Aposta nos biossimilares e injetáveis

A fábrica da Sandoz no Brasil é considerada um centro referência na produção de hormônios contraceptivosO Brasil é o maior mercado da América Latina e uma das prioridades globais para a Sandoz, que está empenhada em alcançar a liderança sustentável de longo prazo alinhada a sua posição de líder no mercado global

A Sandoz integra o Grupo Novartis, que vem aumentando continuamente o investimento no Brasil. “Sua estratégia é fortalecer a participação no segmento de genéricos e similares e, ao mesmo tempo, aumentar a participação no mercado de especialidades, com destaque para os medicamentos complexos, como os biossimilares e injetáveis”, comenta a diretora comercial e de marketing de Genéricos, Erica Sambrano. Somente em 2012, a Sandoz lançou 11 produtos no mercado brasileiro e desde junho de 2012 vem crescendo consistentemente mais do que o setor.

A empresa marcou sua entrada no segmento de saúde feminina, com opções contraceptivas genéricas, além de fortalecer seu portfólio em genéricos para cardiologia, uma opção antifúngica e outra gastro. A área de Sistema Nervoso Central (SNC) vem se fortalecendo como o grande segmento de prescrição da empresa, também com importantes lançamentos realizados entre 2012 e 2013, como a versão de marca da mirtazapina (Razapina ODT).

Globalmente, a empresa possui um pipeline de mais de mil moléculas em mais de cinco mil apresentações. É a segunda maior empresa no segmento de genéricos no mundo e se diferencia de seus competidores por sua capacidade em desenvolver e produzir produtos complexos de alto valor agregado, que representam um terço de seu portfólio global.

“Temos um forte atributo de pioneirismo e um dos maiores exemplos da liderança da Sandoz no mercado de produtos difficult to make é o fato de a empresa possuir o primeiro blockbuster da história dos genéricos no mundo, a enoxaparina”, comemora a executiva. Aprovado em 2010, o medicamento é utilizado na prevenção da trombose pulmonar e trombose venosa profunda e alcançou a marca de US$ 1 bilhão em vendas em apenas um ano nos Estados Unidos.

A empresa é líder no mercado global de biossimilares com três produtos comercializados e possui entre oito e dez moléculas em várias fases de desenvolvimento, incluindo anticorpos monoclonais (mAbs), sendo seis estudos de biossimilares em fase avançada de desenvolvimento. Ela foi a primeira empresa farmacêutica no mundo a lançar um biossimilar, em 1996.

Atualmente o portfólio de biossimilares da Sandoz inclui o hormônio de crescimento humano Somatropina – disponível no Brasil. O medicamento foi lançado em 2011 no mercado nacional, consolidando a empresa como referência em biossimilares e aumentando o acesso com preços acessíveis e medicamento de alta qualidade. O produto detém a terceira posição no mercado brasileiro de hormônio de crescimento. O portfólio conta ainda com outros dois biossimilares que estão disponíveis nos mercados europeu e americano.

Pesquisa e desenvolvimento

A Sandoz possui uma plataforma global de desenvolvimento com centros espalhados pelo mundo. Esses centros de desenvolvimento são responsáveis por todo o portfólio global da empresa e trabalham em sinergia com os países em busca das principais moléculas, buscando desenvolver aquelas que trarão maior retorno e demanda mais expressiva em escala mundial.

“O mercado brasileiro é uma das principais apostas da Sandoz e pretendemos capitalizar melhor as oportunidades para ocupar uma posição condizente com a nossa posição global”, ressalta a diretora, que complementa: “Sem dúvida, o nosso objetivo é disponibilizar aos brasileiros boa parte dos medicamentos de altíssima qualidade que temos no nosso portfólio (mil moléculas em mais de cinco mil apresentações) em um menor tempo possível”.

Erica afirma que a Sandoz reconhece a importância do canal farma para o crescimento do mercado de genéricos e com a alteração do perfil da força de vendas, o profissional tornou-se um consultor de negócios, com ferramentas que facilitam a negociação e visam ampliar a rentabilidade também do ponto de venda, o que faz com que a empresa se torne mais competitiva.

Atuação nacional e global

No Brasil, a Sandoz possui um escritório em São Paulo (SP) e uma fábrica em Cambé, no norte do Paraná. A planta de Cambé é considerada centro de excelência na produção de orais sólidos, dentre eles os contraceptivos hormonais, dentro da matriz global da companhia.

No ano passado essa planta produziu mais de um bilhão de cápsulas para atender ao crescimento da demanda no mercado brasileiro e 90% da produção de Cambé abastece o mercado nacional.

A companhia atua globalmente, empregando mais de 25 mil pessoas no mundo. A matriz está localizada em Holzkirchen, na Alemanha. Ela está em mais de 140 países com forte presença em todos os continentes e desenvolve tratamentos para diversas áreas terapêuticas como SNC, oncologia, saúde feminina e cardiologia, produzindo Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), antibióticos, genéricos e genéricos de marca, além de medicamentos complexos como os biossimilares, respiratórios e injetáveis, entre outros.

Sites do Grupo

logo-contento
logo site

Contate-nos

1396561723 social facebook box blue   1396561730 social twitter box blue   1396561765 youtube

Guia da Farmácia: Revista dirigida aos profissionais de saúde
Rua Leonardo Nunes, 198
Vila Clementino – CEP 04039-010
São Paulo – SP


Telefone (11) 5082-2200
comunicacao@contento.com.br