Receba nossa news

  •  
  •  
Você está aqui: Home Suplementos Especiais Produtos para saúde Produtos para saúde 2014 Excessos? Só nos resultados

Excessos? Só nos resultados

exessos-so-nos-resultadosPara pessoas com pressão alta, controlar índices é uma rotina que já faz parte do dia a dia. Conheça alguns produtos que podem auxiliar o público acometido

A hipertensão atinge, em média, 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade, e está presente em 5% das crianças e adolescentes no País, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), que revela, também, que 50% das pessoas que têm pressão alta desconhecem o problema, e das que sabem, apenas 25% são aderentes ao tratamento.

"As facilidades de pagamento oferecidas pelas farmácias
para as compras desses produtos também têm fortalecido a categoria.
Hoje, é possível adquirir um monitor de pressão de forma parcelada,
receber a orientação do médico e contar com o apoio de um farmacêutico bem treinado"


Nesse sentido, ainda há muito o que ser explorado em termos de informação para esse público. E as farmácias podem ser importantes nesse sentido, tanto alertando sobre os riscos da hipertensão, quanto oferecendo produtos que podem auxiliar no acompanhamento e tratamento da doença.


As balanças para medição do peso corporal são um dos equipamentos que podem auxiliar esse público. Afinal, sabe-se que obesidade e hipertensão são doenças relacionadas em inúmeros casos. No entanto, o canal farma ainda mostra-se pouco expressivo para as vendas desses produtos, conforme afirma o diretor operacional da Omron, Wanderley Cunha. “As farmácias e drogarias correspondem por 8% do total de vendas de balanças, sendo um dos canais de menor expressão”, revela. No entanto, as vendas desses produtos mostram-se bastante expressivas, com um crescimento médio de 30% ao ano. Só em 2013, foram 1,5 milhão de unidades vendidas, segundo dados da Omron. Aliás, na empresa, para este ano, as projeções são de que a categoria cresça 18% em relação aos resultados obtidos em 2013. “As balanças de peso corporal continuarão sendo a principal venda da categoria, sendo que os consumidores já começam a comprar as balanças de bioimpedância”, acrescenta.


Outros produtos que podem auxiliar no tratamento da hipertensão são os monitores de pressão, que têm as farmácias como principal ponto de venda. “Hoje, a farmácia é o segmento mais importante para essa categoria, representando entre 50% e 60% das vendas do segmento. E a tendência é chegar a 80% de representatividade”, revela Wanderley Cunha.

Gestão inteligente

No caso das balanças, como elas não são categoria destino numa farmácia, é importante que sejam trabalhadas de forma a estimular a lembrança do consumidor e trazer novas soluções de exposição. “Pensando nas pessoas com diabetes que precisam controlar seu peso, o produto poderia ser promovido junto aos glicosímetros, por exemplo”, ensina Wanderley Cunha, da Omron.

No caso dos monitores de pressão, o gerente de marketing da Geratherm aconselha que esses produtos sejam alocados próximos a outros equipamentos de autoverificação. Somada à exposição estratégica, o trabalho da equipe de vendas pode ser mais ativo. “Imagine que todos os hipertensos compram seus medicamentos nas farmáias. Conhecendo essas substâncias, esse ponto de venda poderia indicar a compra dos monitores nesse momento”, ensina.

E seja qual for a categoria, também vale a pena ser parceiro da indústria para conseguir materiais e treinamentos diferenciados. “Cada vez mais a indústria tem desprendido energia para elaborar as melhores embalagens; os melhores formatos de exposição; treinamentos para balconistas; soluções práticas para as vendas de alguns itens, como displays, clip strips, take ones, réguas de gôndola; e ações com promotores. Portanto, essas parcerias são válidas para que os objetivos sejam alcançados”, incentiva Kleber Custódio.

 

 

Screen Shot 2014-07-14 at 9.19.23 AM

Entenda a categoria

Que outras soluções e tecnologias as balanças podem oferecer aos consumidores?
Com a preocupação pela perda de peso e o tipo de peso que se está perdendo, abre-se uma oportunidade muito grande para as balanças chamadas de bioimpedência, que medem até sete pesos do corpo, entre eles, massa corporal, gordura, líquidos e músculos. Outras já são capazes de apresentar o metabolismo basal, identificando qual a perda de calorias diária em repouso.

Qual a precisão oferecida pelos monitores de pressão?
Todo monitor de pressão comercializado no Brasil tem, obrigatório, seu registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e precisa passar pela inspeção do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para obter a autorização de comercialização, garantindo alto grau de eficácia.

Quais os erros mais comuns na hora de aferir a pressão?
Falar durante a aferição; aferir a pressão sem ter repousado entre 10 e 15 minutos; se mexer e não sentar de forma correta no ato da aferição; aferir a pressão mais de uma vez seguida sem intervalos.

Fontes: Omron e Geratherm


Outro fator favorável é de que as vendas desses aparelhos cresceram, continuamente, ao longo dos últimos cinco anos, com alta de 58% entre 2009 e 2013. “Nossa expectativa é de um crescimento de mercado ao redor de 5% ao ano daqui para frente. Esse crescimento deve ser pautado pela continuação de mudança de hábito de compra do consumidor, transferindo para a farmácia a procura por esse tipo de produto. Outra mudança deve ser a troca do monitor de pulso pelo de braço”, prevê o especialista da Omron.

As facilidades de pagamento oferecidas pelas farmácias para as compras desses produtos também têm fortalecido a categoria. “Hoje, é possível adquirir um monitor de pressão de forma parcelada, receber a orientação do médico e contar com o apoio de um farmacêutico bem treinado. Nossa estimativa de crescimento é de 20% a 30% com relação aos anos anteriores”, comenta o gerente de marketing da Geratherm, Kleber Custódio.

Screen Shot 2014-07-14 at 9.25.20 AM

Sites do Grupo

logo-contento
logo site

Contate-nos

1396561723 social facebook box blue   1396561730 social twitter box blue   1396561765 youtube

Guia da Farmácia: Revista dirigida aos profissionais de saúde
Rua Leonardo Nunes, 198
Vila Clementino – CEP 04039-010
São Paulo – SP


Telefone (11) 5082-2200
comunicacao@contento.com.br