Receba nossa news

  •  
  •  
Você está aqui: Home Suplementos Especiais Suplementação e Vitaminas Suplementação e Vitaminas 2016 Os segredos para o pique diário

Suplementação e Vitaminas 2016

Os segredos para o pique diário

multivitaminicos 08122A vida moderna, agitada e cheia de compromissos, aliada ao sedentarismo, faz com que muitas pessoas apresentem quadros de fadiga e estresse. Veja como vitaminas e multivitamínicos podem ajudar

O ritmo acelerado da rotina tem deixado a população cada vez mais sem disposição. E essa realidade já foi comprovada estatisticamente. Uma pesquisa* solicitada pelo Grupo Sanofi à Conectaí – empresa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope Inteligência) –, apontou que 98% dos brasileiros se sentem um pouco ou muito cansados mental e fisicamente. O estudo revelou, também, as principais causas dessa fadiga, e o estresse e a correria do cotidiano ficaram no topo dos motivos elencados pelos entrevistados. 

A falta de condicionamento físico, problemas pessoais, alimentação desequilibrada, acomodação e preguiça sem motivo, problemas no trabalho e de saúde apareceram na sequência. E esse cansaço pode ter consequências sérias na vida das pessoas. Exemplo disso é o dado que indica que 61% dos entrevistados deixam de cumprir obrigações com alguma frequência, devido à exaustão. Ao avaliar o quanto isso afeta o humor, 72% disseram que essa relação acontece às vezes, frequentemente ou sempre.

Esses sintomas, que afetam a qualidade de vida da população, podem ter uma causa: a deficiência nutricional. Se esse for o motivo, alguns produtos podem ajudar, a exemplo dos multivitamínicos, suplementos capazes de complementar as necessidades diárias de substâncias essenciais para geração de energia, entre outros benefícios.

O diretor farmacêutico da Natulab, Olavo Rodrigues, explica que multivitamínicos contemplam várias vitaminas e minerais que desempenham importante papel nesses casos. “As vitaminas do complexo B e o ferro, por exemplo, são importantes cofatores para a geração de energia pelas células; minerais, como cálcio e magnésio, são fundamentais no funcionamento dos músculos e nervos; e, por fim, as vitaminas A, C, D e E, bem como os minerais zinco e selênio, têm potente ação antioxidante, que previne os efeitos nocivos dos radicais livres gerados em condições de estresse e reforçam o sistema imunológico”, mostra o especialista.

Além de ajudarem na conquista de mais pique para as atividades diárias, os multivitamínicos também prometem trazer outros benefícios. “As vitaminas e minerais podem ajudar na boa formação e saúde de diversos tecidos e órgãos do corpo, como articulações, ossos, cabelo e unhas, pele e olhos; contribuem na regulação dos hormônios sexuais; e podem prevenir o aparecimento de doenças como o câncer”, enumera Rodrigues.

O médico nutrólogo da Millipharma e especialista pela Associação Brasileira de Nutrologia, Dr. Thiago Taliberti Santolim, sinaliza mais alguns benefícios. “Podemos ter uma melhora na imunidade, em fatores intestinais, no sistema antioxidante, no sono ou no desempenho, no caso de atletas... Mas deve-se intervir pontualmente. A melhora sempre estará relacionada à queixa do paciente”, finaliza. 

Alertas no uso

Alguns médicos e nutricionistas são contra ou reticentes em relação ao uso de multivitamínicos, pois afirmam que as vitaminas presentes nesses compostos podem estar além da necessidade de uma determinada pessoa, trazendo o risco de serem consumidas em excesso. 

O especialista da Millipharma aponta os motivos: “O que pode ocorrer é uma intoxicação ou hipervitaminose e algumas delas podem causar algum distúrbio. Porém, a maioria dos multivitamínicos tem uma dosagem mais baixa. Mas é importante lembrar que o uso indiscriminado pode causar a intoxicação, portanto, é indispensável a consulta de um médico”, diz.

O Dr. Santolim lembra, ainda, que diante de queixas como estresse ou fadiga, por exemplo, é necessário que se investiguem as causas do problema, que podem ocorrer por alteração metabólica ou falta de mineral ou vitaminas, e o diagnóstico se dá por meio de exames laboratoriais. “Com o diagnóstico correto, é possível montar uma estratégia para cada paciente, descobrindo onde é necessário suplementar e a dosagem necessária”, mostra o nutrólogo.

Rodrigues, da Natulab, também reforça que toda substância em excesso pode trazer algum mal ao organismo, inclusive algumas vitaminas. “O importante é associar um uso racional de vitaminas e minerais a uma alimentação balanceada, pois as pílulas não podem e não vão substituir uma boa refeição”, alerta.

Opções da indústria para alívio do cansaço

Pensando no público que procura aliados para a exaustão e o estresse do dia a dia, o mercado oferece fórmulas dirigidas para atenuar esses sintomas. O polivitamínico Vitasay Stress, da Hypermarcas, por exemplo, tem a proposta de atuar nos sintomas do estresse. Com altas concentrações de vitaminas e minerais, o produto fornece nutrientes específicos e nas doses ideais (acima da Ingestão Diária Recomendada) capazes de compensar o desgaste causado pelo estresse do dia a dia. Esse suplemento vitamínico mineral traz, na formulação, zinco, cobre, vitaminas E e C – importantes antioxidantes – e todas as vitaminas do complexo B (responsáveis pelo bom funcionamento de diferentes funções do organismo). 

Já a Millipharma traz o polivitamínico e polimineral Cafeína + Guaraná, que proporciona mais vitalidade para o organismo. Foi elaborado para suprir as necessidades diárias de micronutrientes e combater os efeitos do cansaço, proporcionando mais disposição e energia. A Natulab oferece o VitAZ Super Extreme, com composição similar, enriquecido com guaraná e cafeína e proporcionando, assim, mais vitalidade para o organismo. Foi elaborado para suprir as necessidades diárias de micronutrientes e combater efeitos do cansaço, proporcionando mais disposição e energia. 

Outra opção é Targifor, da Sanofi, que traz, na composição, o aspartato de arginina. Quando processada no organismo, a arginina se transforma em óxido nítrico, provocando assim o relaxamento dos vasos sanguíneos, desempenhando funções diferentes para ajudar a reduzir a fadiga e combater os radicais livres, eliminando toxinas mais rapidamente e impedindo a formação de substâncias que prejudicam a produtividade. 

E a fim de fortalecer o sistema imunológico, aumentar a concentração e energia, além de melhorar o bem-estar físico e mental, a Boehringer Ingelheim indica Pharmaton, polivitamínico recomendado para maiores de 12 anos de idade. Pharmaton contém uma mistura de vitaminas, minerais, oligoelementos e extrato de ginseng G115. O extrato de ginseng favorece o uso de energia e do sistema imunológico do corpo, reduzindo a fadiga, o estresse e a tensão mental e física. 

 

Diversas vertentes

A resposta do organismo com o uso de multivitamínicos depende de cada caso. “O resultado varia em relação ao paciente, ao tamanho da deficiência... Não é uma ciência exata. Precisa-se diagnosticar, tratar e acompanhar”, sinaliza o Dr. Santolim. 

Rodrigues destaca que mais do que simplesmente o uso de um polivitamínico, os resultados dependem, igualmente, de uma mudança do paciente para um estilo de vida mais saudável, associando a prática de algum exercício físico e melhoria na alimentação. “Com essas práticas, já se obtêm resultados perceptíveis e mais disposição em poucas semanas ou até dias. A mudança de hábitos gera efeitos quase que imediatos”, argumenta.

A fim de trazer resultados mais efetivos, a indústria tem personalizado os multivitamínicos às mais diversas necessidades. “Na Natulab, formulamos os polivitamínicos pensando nas necessidades fisiológicas do indivíduo, considerando sexo e fase da vida, e entendendo que, para cada um desses grupos, há uma necessidade metabólica diferente, proporcionando, assim, os nutrientes adequados e na dose correta”, afirma Rodrigues.  


{jathumbnail off}

Sites do Grupo

logo-contento
logo site

Contate-nos

1396561723 social facebook box blue   1396561730 social twitter box blue   1396561765 youtube

Guia da Farmácia: Revista dirigida aos profissionais de saúde
Rua Leonardo Nunes, 198
Vila Clementino – CEP 04039-010
São Paulo – SP


Telefone (11) 5082-2200
comunicacao@contento.com.br