A pandemia criou, influenciou ou acelerou cada tendência apresentada no relatório da Euromonitor, como por exemplo, a busca por produtos sustentáveis
A empresa de pesquisa de mercado global Euromonitor International revelou, através de uma pesquisa, as tendências que definirão o comportamento do consumidor e influenciarão as estratégias empresariais este ano.
Os itens foram classificados assim: Reconstruir Melhor; Desejo por Conveniência; Oásis ao Ar Livre;Realidade Digital; Otimizando o Tempo; Inquietos e Rebeldes; Obsessão por Segurança; Abalados e Reflexivos; A Ordem é Pechinchar; e Novos Espaços de Trabalho.
E seguem esta ordem na resposta da pesquisa, onde são, assim, listados os que os consumidores desejam para 2021:
Tendências de consumo
- Esperar iniciativas orientadas por propósitos que apoiem o tripé da sustentabilidade – pessoas, planeta e lucros . Quase 70% dos profissionais esperam, então, que os consumidores se preocupem mais com a sustentabilidade do que antes da Covid-19.
- Desejar a comodidade de locomoção, ocasiões impulsivas e espontâneas e simplicidades da vida pré-pandêmica.
- Reconectar-se com a natureza e assim, buscar locais ao ar livre para o lazer e para socialização segura.
- Usar ferramentas digitais para ficarem conectados em casa e também para facilitar procedimentos mais seguros nos estabelecimentos tradicionais.
- Ganhar nova flexibilidade, programando atividades em uma ordem não convencional para atender às demandas individuais de tempo.
- Desconfiar da mídia e dos governos, desafiando a desinformação e colocando suas necessidades em primeiro lugar. Em 2020, 29% dos consumidores globais estavam ativamente envolvidos em questões políticas e sociais.
- Exigir serviços sem contato, padrões sanitários excepcionais e produtos que melhoram a higiene e a imunidade.
- Reavaliar as prioridades e identidades na busca de uma vida mais plena e uma melhor resiliência mental . A depressão e a saúde mental tiveram um impacto moderado ou severo em 73% da vida cotidiana dos consumidores no mundo todo no ano passado.
- Elaborar orçamentos com cautela e adquirir produtos e também serviços de valor agregado e acessíveis.
- Encontrar um novo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, pois a colaboração remota redefine o ambiente de escritório tradicional. Todavia, mais da metade dos consumidores globais tinham, até então, uma fronteira rigorosa entre o trabalho ou a escola e a vida pessoal.
“O ano de 2021 será importante”, diz Alison Angus, head de Lifestyles da Euromonitor International.
De acordo com o head de Lifestyles da Euromonitor International, Alison Angus, “O ano de 2021 será importante. A adaptação de estratégias a estas tendências emergentes de consumo capacitará as empresas a enfrentarem e a superarem as adversidades inesperadas”.
Confira o relatório completo clicando no AQUI.
NRF aborda como as marcas devem se adaptar ao novo consumidor e a nova realidade
Fonte: Euromonitor International / Alisson Angus e Gina Westbrook
Foto: Shutterstock