Dez principais tendências globais de consumo em 2021

A pandemia criou, influenciou ou acelerou cada tendência apresentada no relatório da Euromonitor, como por exemplo, a busca por produtos sustentáveis

A empresa de pesquisa de mercado global Euromonitor International revelou, através de uma pesquisa, as tendências que definirão o comportamento do consumidor e influenciarão as estratégias empresariais este ano.

Os itens foram classificados assim: Reconstruir Melhor; Desejo por Conveniência; Oásis ao Ar Livre;Realidade Digital; Otimizando o Tempo; Inquietos e Rebeldes; Obsessão por Segurança; Abalados e Reflexivos; A Ordem é Pechinchar; e Novos Espaços de Trabalho.

E seguem esta ordem na resposta da pesquisa, onde são, assim, listados os que os consumidores desejam para 2021:

Tendências de consumo 

  1. Esperar iniciativas orientadas por propósitos que apoiem o tripé da sustentabilidade – pessoas, planeta e lucros . Quase 70% dos profissionais esperam, então, que os consumidores se preocupem mais com a sustentabilidade do que antes da Covid-19.
  2. Desejar a comodidade de locomoção, ocasiões impulsivas e espontâneas e simplicidades da vida pré-pandêmica.
  3. Reconectar-se com a natureza e assim, buscar locais ao ar livre para o lazer e para socialização segura.
  4. Usar ferramentas digitais para ficarem conectados em casa e também para facilitar procedimentos mais seguros nos estabelecimentos tradicionais.
  5. Ganhar nova flexibilidade, programando atividades em uma ordem não convencional para atender às demandas individuais de tempo.
  6. Desconfiar da mídia e dos governos, desafiando a desinformação e colocando suas necessidades em primeiro lugar. Em 2020, 29% dos consumidores globais estavam ativamente envolvidos em questões políticas e sociais.
  7. Exigir serviços sem contato, padrões sanitários excepcionais e produtos que melhoram a higiene e a imunidade.
  8. Reavaliar as prioridades e identidades na busca de uma vida mais plena e uma melhor resiliência mental . A depressão e a saúde mental tiveram um impacto moderado ou severo em 73% da vida cotidiana dos consumidores no mundo todo no ano passado.
  9. Elaborar orçamentos com cautela e adquirir produtos e também serviços de valor agregado e acessíveis.
  10. Encontrar um novo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, pois a colaboração remota redefine o ambiente de escritório tradicional. Todavia, mais da metade dos consumidores globais tinham, até então, uma fronteira rigorosa entre o trabalho ou a escola e a vida pessoal.

“O ano de 2021 será importante”, diz Alison Angus, head de Lifestyles da Euromonitor International.

De acordo com o head de Lifestyles da Euromonitor International, Alison Angus,  “O ano de 2021 será importante. A adaptação de estratégias a estas tendências emergentes de consumo capacitará as empresas a enfrentarem e a superarem as adversidades inesperadas”.

Confira o relatório completo clicando no AQUI.

NRF aborda como as marcas devem se adaptar ao novo consumidor e a nova realidade 

Fonte: Euromonitor International / Alisson Angus e Gina Westbrook

Foto: Shutterstock

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