fbpx
PDV

11 ideias para farmácias inovarem em gestão e vendas

Para se destacar e aumentar as vendas é necessário inovar e reinventar o ponto de venda

O Brasil já conta com mais de 87 mil farmácias e drogarias e este número segue em expansão. Desse modo, para se destacar é necessário inovar na comunicação, na gestão, nas vendas e em todos os outros itens que compõem o dia a dia do ponto de venda (PDV).

Confira como diversificar o mix de produtos vendidos na sua farmácia, como realizar dias de atenção farmacêutica, como realizar promoções e outras ideias para a o seu estabelecimento.

11 ideias para farmácias inovarem em gestão e vendas

– 1. Mantenha canais de comunicação on-line com seus clientes

Para se destacar é essencial manter uma boa comunicação com os clientes. A maneira mais atual de fazer isso é através de plataformas on-line, como redes sociais e aplicativos de conversa.

Invista em conteúdo de qualidade, atendendo a dúvidas de saúde dos clientes, por exemplo. Explique sobre produtos muito utilizados na estação, como o protetor solar no verão, e divulgue nas redes sociais, em e-mails marketing e links patrocinados no Google.

Dentro do conteúdo pode conter links para ofertas de kits de protetores solares e outros itens para pele, que ao clicar, o cliente é direcionado ao seu e-commerce ou site.

Isso agrega valor ao negócio, pode aumentar as vendas e o fluxo de visitas, além de fazer com que seu cliente esteja sempre a par das novidades da sua farmácia ou drogaria.

– 2. Ofereça serviços de entrega para fidelizar clientes

Os sistemas de entrega a domicílio se apresentam como uma alternativa para se destacar em meio aos concorrentes, bem como para agregar mais valor a sua empresa e diversificar suas vendas.

Isso porque produtos farmacêuticos são itens que podem ser necessários em qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

Desse modo, com um sistema de delivery, é possível que o cliente opte por escolher a sua farmácia ao invés das concorrentes.

Contudo, para criar um sistema de delivery é necessário estudar o seu negócio, a região de atuação e realizar um planejamento. Além disso, é necessário possuir um aparato logístico, como motos, máquinas de cartão, combustível, motoboys, equipamentos de segurança, entre outros.

Para facilitar e baratear o serviço, a dica é terceirizar as entregas. Isso porque motoboys terceirizados podem ser contratados por corrida feita ou por um volume específico de entregas, diminuindo os gastos com salários e insumos trabalhistas, por exemplo.

Terceirizado ou não, é necessário investir em tecnologia para controlar o estoque e traçar as melhores rotas de entrega, por exemplo, bem como divulgar os serviços em redes sociais, panfletos, na comunicação da loja e em outros canais que sua farmácia possua.

ideias para farmácias

– 3. Diversifique os produtos vendidos em sua farmácia

O gerenciamento de categoria é fundamental para o bom desempenho nas vendas porque a maneira como os produtos estão distribuídos no PDV interfere nas compras do consumidor. 

Confira algumas dicas para diversificar a acertar no mix de produtos vendidos em sua farmácia:

  • Coloque categorias similares lado a lado: xampu e condicionador, por exemplo, devem estar juntos. Contudo, os produtos devem estar divididos em grupos e subgrupos como medicamentos, cosméticos, maquiagens, higiene, etc.

Leia também: Desmistificando o Gerenciamento por Categorias

  • Atenção a comunicação: as apresentações diferentes do mesmo produto devem estar próximas, para facilitar a busca do cliente.
  • Oportunidades da sazonalidade: destaque os produtos mais utilizados durante cada estação ou época comemorativa. Confira como no item: “Considere realizar promoções e ações promocionais em datas comemorativas”.
  • Coloque produtos de uso frequente próximo ao caixa: abastecer o check out com itens de bastante uso incentiva o consumidor a comprá-los mesmo que tais produtos não estejam em seu planejamento inicial. Exemplos desses produtos são: chicletes, analgésicos, lâminas de barbear, etc.

Baixe nosso ebook gratuito e entenda melhor sobre o gerenciamento de categorias: Gerenciamento por Categorias em favor das vendas em farmácias 

– 4. Desenvolva canais de críticas e elogios de seus clientes

Para a boa experiência de compra do consumidor, criar um canal de comunicação é importante.

Procure manter um vínculo com o cliente, realizando ações como o envio de mensagens em data especiais como o aniversário do cliente ou o Natal.

Através desse veículo de mensagens, das redes sociais ou do site da drogaria, o cliente também pode enviar seus elogios, críticas e sugestões, bem como tirar dúvidas sobre a disponibilidade de produtos e serviços. Desse modo, auxiliando a fidelizar os clientes

– 5. Realize dias de atenção farmacêutica gratuita

Organize eventos gratuitos para aferição de pressão, orientação sobre o correto uso de medicamentos, medição da glicemia e para informar sobre o calendário de vacinação, por exemplo.

O farmacêutico é o ponto mais próximo da saúde diária de um paciente. Por isso, dias de atenção farmacêutica gratuita podem atrair mais pessoas para a sua farmácia, gerar mais vendas, bem como auxiliar na saúde da população.

– 6. Aposte em marketing local para atrair mais clientes

O geomarketing ou marketing local é uma técnica que usa a geografia para atingir o consumidor com ações publicitárias de acordo com o local onde se encontra.

É possível criar postagens nas redes sociais e impulsioná-las para que atinjam apenas as pessoas que estiverem em determinada localidade. Desse modo, atingindo o público da região da sua drogaria.

Leia também: Dez insights para alavancar a área de trade marketing entre indústria e varejo farmacêutico

 

ideias para aumentar as vendas nas farmácias

– 7. Mantenha o controle de estoque e vencimento em dia

O controle do estoque é essencial para não haver perdas de produtos devido ao vencimento ou falta dos mesmos. Por isso, as compras não devem ser feitas baseadas em “achismos”.

É necessário ter o conhecimento de quando o fornecedor realiza as entregas, quais produtos têm maior saída e a quantidade necessária até a próxima remessa. Assim, evitando a perda de dinheiro pela falta de determinado medicamento, por exemplo, ou pela falta de outro.

Por isso, é indicado a instalação de um sistema de gestão com gráficos e relatórios que apresentam o giro de todos os itens do estoque.

Além disso, o sistema pode auxiliá-lo a controlar o vencimento dos produtos no estoque e nas prateleiras.

Considere a sazonalidade

O estoque também deve levar em conta a sazonalidade, porque os produtos com mais saída variam dependendo da época do ano. 

Por exemplo, durante o verão, protetores solares e repelentes são mais consumidos do que durante o inverno.

promoções em datas especiais

– 8. Considere realizar promoções e ações em datas especiais

Datas como o Natal, o Ano Novo, a Páscoa e o aniversário dos clientes podem ser oportunidades para aproximar o relacionamento com o cliente, bem como ser uma estratégia para fazê-lo lembrar da sua drogaria antes de outras.

Para isso, é necessário traçar campanhas com antecedência, realizar ações de marketing e ser assertivo na negociação dos melhores preços das ações promocionais. Isso atrai mais clientes e estimulará o consumo.

Leia também: Datas, categorias e períodos com maior oportunidade no varejo

“Os ganhos são proporcionais aos investimentos. Se você comprar um material promocional mais bonito, decorar a loja, trabalhar a comunicação, irá atrair mais gente. 

Mas só de propor algo diferente e trabalhar essas datas com frequência, já é possível a rentabilidade”, garante o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), José Carmo Vieira, em entrevista dada a revista Guia da Farmácia

Leia também: Calendário de oportunidades na farmácia

Por isso, atente-se a datas como o Dia das Mães, Dia dos Pais, o Natal e a sazonalidade, mas também a datas menos conhecidas, mas importantes para a sua cidade. 

Uma dica é seguir o calendário oficial da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ou de uma entidade comercial local.

Em seguida, realize um planejamento para estudar e entender o comportamento do consumidor em tais períodos. 

Por exemplo, durante as festas de final de ano, o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos pesados é maior, então o estoque de medicamentos para o fígado e o estômago deve ser abastecido com maior atenção.  

Leia também: Aprenda a trabalhar o calendário promocional dentro da farmácia

– 9. Atualize as informações de contato da sua empresa na internet

As informações de contato são essenciais para o cliente mandar suas dúvidas, sugestões e chegar até a sua farmácia.

Deixá-las atualizadas é essencial para aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com o cliente.

Outra dica é cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio. Assim, todas as pessoas que buscarem o nome da sua drogaria no Google terão informações sobre o endereço, site, telefone, horário de funcionamento, entre outros. 

Encontre o passo a passo para o cadastro aqui

– 10. Procure manter um blog atualizado

Atualmente, fazer pesquisas em sites de busca é algo comum do cotidiano das pessoas.

Desse modo, para aumentar as visitas e a visibilidade do site da sua drogaria é indicado criar conteúdos em um blog. Isso porque investir em marketing de conteúdo é importante para chamar a atenção de possíveis clientes.

Desenvolva conteúdos com dicas de bem-estar, saúde, proteção e outros assuntos, e garanta que as palavras-chave estejam bem trabalhadas. Assim, garantindo uma melhor colocação em sites de pesquisa.

ideias para organizar o estoque nas farmácias

– 11. Não se esqueça das redes sociais e do site de sua farmácia

Hoje todos os estabelecimentos precisam de redes sociais e elas fazem a diferença nas vendas.

Contudo, sua atuação em mídias como o Instagram e o Facebook deve seguir algumas estratégias.

O recomendado é publicar cerca de 80% de conteúdo e apenas 20% de publicidade. Assim, evitando que o conteúdo fique chato e muito comercial.

Capriche nas imagens, divulgue o conteúdo publicado no seu blog, dê dicas de saúde, avise sobre promoções e novidades, e faça das redes sociais um local para interagir com seus clientes.

Leia também: Marketing farmacêutico: o que é e táticas para aumentar as vendas

Conclusão

O mercado das farmácias e das drogarias segue em expansão e para se destacar é necessário se reinventar e utilizar estratégias de gestão e vendas.

Nesta publicação demos 11 ideias para inovar sua atuação nas redes sociais da sua farmácia, para administrar o estoque, para realizar ações promocionais em datas especiais, entre outros temas.

Contudo, mais do que utilizar as ideias para farmácias abordadas aqui, é necessário realizar um monitoramento para ver os resultados que tais ações estão trazendo a sua farmácia; bem como se elas estão funcionando ou não.

 Leia também: Checklist para farmácia: ferramentas para organizar sua drogaria

Fotos: Shutterstock

Fonte: Guia da Farmácia

 

Sobre o colunista

Victoria Nascimento

Deixe um comentário