HPC

Dicas para hidratação e proteção da pele

Substâncias como ureia, ceramidas e lactato de amônio ajudam no cuidado

Com a mudança constante da temperatura, a pele pode sofrer com rachaduras e ressecamentos, necessitando um cuidado maior. Por isso, a dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Dra. Márcia Grieco, listou sete cuidados essenciais para manter a pele macia e saudável. Oriente os clientes da farmácia.

1. Evitar banhos muito quentes: esse hábito, assim como ficar muito tempo no chuveiro, não é bom, pois a água quente remove a camada protetora da pele.

2.
Não usar buchas ou esponjas durante o banho: é comum achar que elas eliminam a pele “morta”. “Esfregar muito com a bucha, na verdade, retira a gordura natural, que também funciona como proteção do corpo”, explica a dermatologista.

3. Não tomar banho de banheira: o principal problema neste caso é a água muito quente e o tempo do banho, pois causam o ressecamento da pele. “Ficar muito tempo imerso em água quente prejudica a camada responsável pelo brilho, maciez e beleza da pele. Além disso, o calor estimula a dilatação dos poros”, comenta.

4. Hidratar bem a pele após o banho: substâncias como ureia, ceramidas e lactato de amônio, possuem propriedades que absorvem a água e devolvem maciez à pele protegendo à barreira lipídica (gordura).

5. Evitar o uso de cremes ou loção com corantes ou perfumes: a dermatologista afirma que estes ingredientes podem ser prejudiciais à pele sensíveis ou alérgicas. Entre as reações mais comuns estão coceira, vermelhidão local e aspereza. 

6. Optar sempre por sabonetes neutros: possuem pH adequado, são menos detergentes e abrasivos. São mais delicados e por isso limpam sem ressecar.

7. Se possível, optar por usar roupas de algodão: os tecidos sintéticos podem desencadear mais facilmente quadros de alergia e retenção do suor, em casos de peles muito sensíveis.

Fonte: Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Foto: Shutterstock 

 

Deixe um comentário