Vaidade tem limite?

Sempre em busca de soluções que as deixem bonitas e preparadas para o dia a dia e o trabalho, as mulheres garantem a força do mercado de higiene e beleza, mesmo em épocas de crise

A vaidade da mulher brasileira é uma das mais elevadas do mundo. Extremamente preocupadas com o visual e agora muito mais conectadas com as novidades e tecnologias que podem ajudá-las nessa empreitada, elas conhecem seu potencial e sabem usar seus predicados e sensualidade, tornando-se uma das mais belas e cobiçadas mundialmente, segundo analisa a especialista em marketing cosmético e cosmetologia, Rose Ghachache. 

E para alcançar esse status, as mulheres não medem sacrifícios. “A mulher brasileira, ao contrário da americana e europeia, faz de tudo para alcançar um padrão de beleza exuberante e brasileiro”, diz. “Nosso clima tropical, a qualidade e a tecnologia alcançadas por nossa indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) nacional, bem como as facilidades de aquisição, muito contribuem para o crescimento e fortalecimento da conquista de um padrão de beleza reconhecido mundialmente”, acrescenta Rose, que também é responsável pelas pesquisas e textos do I, II e III Caderno de Tendências, feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

E a iniciativa das brasileiras nos cuidados com o visual também é acompanhada por uma autoestima elevada. “Elas são bastante conscientes do potencial de graça, charme e beleza. Além disso, nesses últimos 15 anos, a mulher teve mais acesso a informações e produtos que a ajudaram a melhorar sua aparência e cuidados”, comenta Rose.

A sócia diretora da Alia Consultoria de Marketing, Beth Furtado, afirma que, embora não seja possível generalizar, já que existem grupos de mulheres que fazem tudo pela beleza, enquanto outros grupos não dão tanta importância ao tema, pode-se dizer que a fatia que valoriza o visual sofre com diversas influências e inspirações. “A mídia tem um patamar de influência grande, além das celebridades e novelas. Aliás, há novelas que geram alto índice de vendas de alguns produtos”, comenta.

Passo a passo da rotina de beleza diária da mulher brasileira

Nas farmácias, as consumidoras esperam, além de um sortimento completo, um bom atendimento para melhorar sua experiência no ponto de venda (PDV). Acompanhe, a seguir, as dicas do maquiador, consultor de imagem e diretor do Instituto Krizek, Alexandre Krizek, para os cuidados diários e básicos com a pele e os cabelos.

CUIDADOS COM A PELE

Limpeza

• Uso diário de um sabonete específico para o tipo de pele para o processo de limpeza. Como esse produto necessita de enxágue, pode-se deixá-lo junto ao chuveiro, facilitando o uso.

• As mulheres que usam maquiagem também devem incluir na rotina o procedimento de limpeza. Após retirar os resíduos com demaquilantes, o rosto precisa ser lavado e hidratado.

Tonificação

• Depois que sair do banho e secar a pele, a indicação fica para o uso de um tônico facial. Esse produto ajuda a controlar o pH da pele e minimizar os poros.

Hidratação facial

• Logo em seguida, torna-se importante a aplicação de um hidratante, que também deverá ser indicado para o tipo de pele. Para o dia, a preferência são para as versões com Fator de Proteção Solar (FPS). 

• No PDV, é importante alertar sobre a confusão que existe em relação ao uso de hidratantes para a pele oleosa. Nesses casos, a indicação fica para os produtos oil free, de preferência na versão em gel, que é mais leve.

• Caso seja uma pele madura, deve-se complementar a hidratação em pontos específicos do rosto, como, por exemplo, as áreas dos olhos e lábios. Os anti-idades também podem ser usados de acordo com as características da pele.

Esfoliação

• Esfoliar a pele também deve fazer parte da rotina de cuidados. Nesses casos, as peles oleosas pedem esfoliação semanal. Já para as peles normais ou secas, deve-se aplicar o ritual a cada duas semanas.

Hidratação corporal

• Pessoas com pele mais ressecada devem dar ainda mais atenção para cotovelos, joelhos e calcanhares, que são áreas mais prejudicadas. Se a busca é por praticidade, uma sugestão é o uso de óleos corporais, que podem ser utilizados durante o banho.

Maquiagem para o dia a dia

• Para mulheres que buscam praticidade para a realização de uma maquiagem básica, as farmácias podem oferecem soluções como os produtos multifuncionais, pois reúnem diversos benefícios, a exemplo dos BB Creams. Afinal, eles podem cumprir o papel do hidratante, do filtro solar e da base.

 • Caso as olheiras incomodem, pode-se indicar o uso de corretivos, com a cor próxima ao tom da pele, para disfarçá-las. O produto deve ser aplicado com ‘batidinhas’.

• Após esse processo, chega a hora da base, que possui a função de uniformizar todo o tom da pele. Se a pele for muito oleosa, são mais indicados os produtos com efeito matte. O teste da cor deve ser feito no rosto.

• Essa cobertura deve ser finalizada com o pó, que tem a função de deixar a pele sequinha. No verão, o produto pode ser reaplicado, em média, a cada duas horas. No momento da venda, não se esqueça de oferecer as versões com filtro solar.

• Nos olhos, podem ser usados lápis de olhos, delineadores e máscaras para cílios, produtos que não podem faltar para a maquiagem básica. Blush e batom também são fundamentais.

CUIDADOS COM OS CABELOS

• É fundamental escolher xampus e condicionadores específicos para o tipo do fio. 

• Os cabelos oleosos precisam ser lavados diariamente e, se forem compridos, o condicionador deve ser usado apenas nas pontas. 

• Já os cabelos secos devem receber maior atenção na hidratação. Assim, além do xampu e condicionador, deverão ser hidratados semanalmente. Os óleos de argan são uma boa opção de hidratação profunda dos fios com essas características.

• Fios quimicamente tratados (com progressivas, alisamentos ou tinturas) também precisam de cuidados específicos.

• As mulheres com cabelos brancos necessitam de produtos desenvolvidos para essas características, a fim de retirar a cor amarelada dos fios.

• Os finalizadores dão acabamento ao penteado. Existem produtos com ação antifrizz, ativadores de cachos, pomadas modeladoras, reparadores de pontas, etc. Já os xampus a seco servem como uma opção na hora de manter os cabelos higienizados e livre de oleosidade excessiva. 

Mercado de trabalho

Somado ao interesse das brasileiras pela beleza, também há uma espécie de obrigação nos cuidados com o visual quando o assunto é o mercado de trabalho. E segundo a consultora Rose, não são, necessariamente, os traços físicos que contam. “O que se observa nesse ambiente é a aparência bem cuidada, ou seja, pele bonita, bem tratada e iluminada; cabelos bem cortados, brilhantes e macios; maquiagem adequada à ocasião; mãos cuidadas e unhas limpas, lixadas e esmaltadas. Some-se a isso, um belo sorriso, dentes e hálito agradáveis; perfume e muita simpatia”, destaca. 

Beth reforça que além de serem vaidosas por si só, as brasileiras também sofrem por uma cobrança social para a beleza, especialmente no ambiente corporativo. “As mulheres do País são vaidosas, o que pode ser confirmado pelo número de cirurgias plásticas realizadas. E, no ambiente de trabalho, essas mesmas mulheres são requeridas a ser dessa forma”, pondera. E, de fato, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil é o segundo País do mundo em número de cirurgias plásticas – ficando atrás, apenas, dos Estados Unidos.

As principais preocupações

Para alcançar o ideal de beleza, são muitas as preocupações das mulheres. E, sem dúvida, uma delas, é a apresentação e saúde dos cabelos, que se constitui hoje, segundo Rose, como a principal categoria dentro de HPC. “Justamente pela insatisfação com o próprio cabelo, a mulher consome diversos produtos, sempre preocupada em mudanças, seja na cor ou na textura dos fios”, reforça a especialista. 

Beth lembra outra grande inquietação entre as mulheres, independentemente da idade: os sinais do envelhecimento. “Envelhecer é uma preocupação que passa por todas as faixas etárias, desde as mulheres mais jovens até as mais maduras”, destaca.

E as inquietudes das brasileiras com a aparência não param por aí. Celulites, estrias e gorduras localizadas são outras queixas recorrentes. Para sanarem esses problemas, cada vez mais essas mulheres recorrem aos artigos desenvolvidos pela indústria de higiene e beleza. 

“Elas esperam que esses produtos cumpram tudo que apresentam nos rótulos e tenham componentes de origem natural, sem teste em animais, que respeitem a natureza e sejam sustentáveis. Além disso, elas também valorizam as embalagens atraentes, ergonômicas e com tecnologia”, resume Rose, acrescentando que nem em momentos de crise financeira as vendas desses produtos sofrem retração. O que existe é uma adaptação ao consumo. “A crise está trazendo de volta um perfil que compra marcas alternativas, que apresentem uma relação positiva de custo-benefício”, mostra.

Autor: Kathlen Ramos

 

Especial Mulher

Edição 279 - 2016-02-01 Especial Mulher

Essa matéria faz parte da Edição 279 da Revista Guia da Farmácia.

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