28 cursos de farmácia são avaliados com nota máxima no Enade

A prova, aplicada no dia 24 de novembro de 2019, contou com a participação de 16.627 estudantes de cursos de farmácia em todo o Brasil

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/2019), cujos resultados foram divulgados nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), avaliou 28 cursos de graduação em Farmácia com a nota máxima (5). O Enade qualifica os cursos pelo desempenho dos estudantes com menções que vão de 1 (pior situação) a 5 (melhor situação). Participaram do exame, 431 cursos de Farmácia, todos na modalidade presencial.

A prova, aplicada no dia 24 de novembro de 2019, contou com a participação de 16.627 estudantes de Farmácia em todo o Brasil.

O destaque ficou para as instituições públicas de ensino. Dos 431 cursos de Farmácia participantes, 70 (16,2%) eram ministrados em instituições federais e estaduais e, destas, 22 (31,4%) foram avaliadas com o conceito 5. Os dados são do Relatório Síntese de Área da Farmácia (http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2019/Enade_2019_Relatorios_Sintese_Area_Farmacia.pdf), elaborado pela Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes), do Sistema Nacional de Educação Superior (Sinaes).

A coordenadora do curso de graduação em Farmácia da UnB, profa. Tais Gratieri, atribui o resultado positivo de seus alunos à vivência prática que consolida o conhecimento das diversas disciplinas ao longo dos cinco anos da formação.

Cursos de farmácia

“Eu acho emblemático que a universidade pública tenha tido maioria de notas máximas nesse exame. Cursos científicos como o de Farmácia são muito favorecidos pela vivência em pesquisa que o aluno tem dentro de uma universidade. Há particulares que fazem pesquisa, que proporcionam essa vivência, mas temos que reconhecer que a maioria da pesquisa no país é feita nas públicas. E isso, sem dúvida, traz um reflexo na formação do aluno. Ele ter essa vivência prática”, observou.

No Piauí, por exemplo, os estudantes de Farmácia mantiveram a nota máxima (5) pela segunda vez consecutiva, ratificando a qualidade do ensino na federal piauiense.

A coordenadora do curso de Farmácia da UFPI, profa. Eilika Andreia, afirmou em nota que “o resultado demonstra o engajamento e comprometimento conjunto dos alunos, técnicos de laboratório, técnicos administrativos, pessoal terceirizado e docentes do curso, em cada vez mais melhorar o ensino. Mesmo tendo muitas dificuldades, consideramos um ótimo desempenho pelos alunos no Enade 2019”.

O curso de Farmácia da UFSC também conquistou nota 5, ficando em 1º lugar entre os cursos de Farmácia de Santa Catarina e em 15º na classificação nacional.

A coordenadora da graduação em Farmácia, profa. Dra. Mareni Rocha farias disse que esse é o resultado do empenho de estudantes, professores, servidores e gestores da universidade e que o curso da UFSC tem como uma de suas características marcantes uma forte integração entre as atividades de ensino, extensão e pesquisa.

Laboratórios

O curso possui uma farmácia escola e atua no laboratório de Análises Clínicas, junto ao hospital escola, ambos 100% SUS. Possui laboratórios didáticos e equipados. Acessibilidade a cursos de ensino e grande envolvimento com pesquisas de grande impacto, que inserem estudantes nos temas emergentes e impactantes para a sociedade e oportuniza uma formação integrada à comunidade”.

A professora Mareni também destacou a interação do corpo docente com as residências multiprofissionais em saúde, tanto no hospital universitário, quanto no âmbito da saúde da família, além de convênios para o desenvolvimento de projetos com o Ministério da Saúde e junto às secretarias estadual e municipal de saúde e projetos para iniciativa privada.

“Esse excelente resultado das universidades públicas nesse tipo de avaliação é uma das formas de demonstrar o retorno do investimento feito pela sociedade na formação de profissionais altamente qualificados especialmente nas universidades públicas. Investir em educação e ciência é investir no desenvolvimento do país e requer um planejamento de longo prazo. Nesse contexto, é importante salientar que os bons resultados do investimento em educação em ciências demandam tempo, por outro lado, resultados ruins do desinvestimento podem aparecer muito rapidamente com consequências desastrosas para toda a sociedade”, relatou.

O Relatório Síntese de Área da Farmácia aponta, nas considerações finais, que as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (DCNs) estabelecidas na Resolução nº 6, de 19 de outubro de 2017, apontam em seu art.11 que “O curso de graduação em Farmácia deve ter projeto pedagógico centrado na aprendizagem do estudante…”.

O documento também destaca a necessidade de “buscar metodologias centradas na aprendizagem do estudante, estabelecer a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade na prática docente, articulando o ensino e a pesquisa, como descrito nas Diretrizes”.

O que diz o CFF

O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, destacou que essa qualidade dos cursos presenciais de Farmácia tende a melhorar ainda mais, pois já refletem o amplo trabalho desenvolvido pela entidade desde 2014, quando iniciou um processo de construção coletiva, democrático e transparente, numa série de eventos com coordenadores de cursos de todo o país e estudantes, promovidos pelo conselho por meio da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (Abef), da Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enefar) e demais entidades farmacêuticas.

E que resultou no texto das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (DCNs), aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE/Mec), em outubro de 2017.

“É certo que o CFF protagonizou todo esse processo. Foram anos ajustando a formação do farmacêutico contemporâneo às atuais necessidades de saúde da população, tanto no que se refere às competências científicas e habilidades técnicas, como em relação às atitudes que esses novos profissionais que chegarão ao mercado deverão ter diante dos pacientes. Mas, eu quero me reportar, de forma muito especial e carinhosa, aos acadêmicos e professores, dando-lhes os meus sinceros parabéns a cada um de vocês, por terem se esforçado para cumprir as metas estabelecidas pelos cursos de graduação e pelo Enade. É assim que vamos, cada vez mais, elevar a nossa profissão ao patamar de destaque que ela tanto merece diante da sociedade”, comentou Walter Jorge João.

Ao todo, além dos 28 cursos que se destacaram com a nota 5; 119 obtiveram conceito 4; 178, conceito 3; 93, conceito 2; 11, conceito 1; e 2 ficaram sem conceito. Dos 16.627 estudantes que participaram do exame, 7.685 (46,2%) estudavam em universidades; 3.900 (23,5%) em centros universitários; 5.003 (30,1%) em faculdades; e 39 (0,2%) em Institutos Federais (IF).

Confira os 28 cursos avaliados com nota 5

• Universidade de Brasília – UnB
• Universidade Federal do Piauí – UFPI
• Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR
• Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
• Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ
• Universidade Católica de Santos – Unisantos
• Universidade Federal do Maranhão – UFMA
• Universidade de Fortaleza – UNIFOR
• Universidade Federal do Paraná – UFPR
• Universidade Federal Fluminense – UFF
• Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
• Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
• Universidade Federal de Juiz de Fora / Campus JF – UFJF
• Universidade Federal de Juiz de Fora / Campus Gov. Valadares – UFJF
• Universidade Federal da Bahia – UFBA
• Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
• Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
• Universidade Federal do Ceará – UFC
• Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
• Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste
• Universidade Vila Velha – UVV
• Universidade Estadual de Feira de Santana – UFFS
• Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
• Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG
• Centro Universitário do Espírito Santo – Unesc
• Faculdade Pitágoras de Ipatinga – FPI
• Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ
• Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB

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Fonte: CFF

Foto: shutterstock

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