4 formas de prevenir a dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença crônica e que apresenta pele seca, erupções que coçam. Especialistas ajudam a preveni-la

A dermatite atópica é uma doença crônica causada por um desequilíbrio no sistema imunológico, chamado de Inflamação Tipo 2, que gera inflamação nas camadas mais profundas da pele, resultando em lesões e coceira intensa.

Confira as dicas do dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dr. Samuel Mandelbaum, e do dermatologista do São Cristóvão Saúde, Dr. Bruno Tegão, para prevenir a doença.

  1. Hidratação da pele: pessoas com dermatite atópica, em sua maioria, sofrem com deficiência de alguns nutrientes na pele, como ácido graxos e ceramidas. Por isso, a hidratação adequada é tão importante. Se o hidratante for aplicado até três minutos após o banho, a penetração, o efeito e a duração devem ser ainda maiores.
  2. Cuidados no banho: como a principal medida de prevenção é evitar o ressecamento da pele, pacientes com a doença devem realizar banhos rápidos, mornos, sem esfregar, e com sabonetes menos irritantes.
  3. Seguir orientação de um especialista: caso o paciente perceba alguma alteração na pele, é fundamental procurar auxílio médico.
  4. Deve-se evitar o uso de medicamentos caseiros ou de algum fármaco por indicação de amigos ou familiar, porque, muitas vezes, em casos de dermatite atópica, a coceira pode se intensificar.

Dermatite atópica pode comprometer aprendizagem das crianças 

Dermatite atópica: sinal vermelho para a pele 

Dermatite atópica acomete cerca de 15% das crianças no mundo 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário