4 formas de prevenir a dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença crônica e que apresenta pele seca, erupções que coçam. Especialistas ajudam a preveni-la

A dermatite atópica é uma doença crônica causada por um desequilíbrio no sistema imunológico, chamado de Inflamação Tipo 2, que gera inflamação nas camadas mais profundas da pele, resultando em lesões e coceira intensa.

Confira as dicas do dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dr. Samuel Mandelbaum, e do dermatologista do São Cristóvão Saúde, Dr. Bruno Tegão, para prevenir a doença.

  1. Hidratação da pele: pessoas com dermatite atópica, em sua maioria, sofrem com deficiência de alguns nutrientes na pele, como ácido graxos e ceramidas. Por isso, a hidratação adequada é tão importante. Se o hidratante for aplicado até três minutos após o banho, a penetração, o efeito e a duração devem ser ainda maiores.
  2. Cuidados no banho: como a principal medida de prevenção é evitar o ressecamento da pele, pacientes com a doença devem realizar banhos rápidos, mornos, sem esfregar, e com sabonetes menos irritantes.
  3. Seguir orientação de um especialista: caso o paciente perceba alguma alteração na pele, é fundamental procurar auxílio médico.
  4. Deve-se evitar o uso de medicamentos caseiros ou de algum fármaco por indicação de amigos ou familiar, porque, muitas vezes, em casos de dermatite atópica, a coceira pode se intensificar.

Dermatite atópica pode comprometer aprendizagem das crianças 

Dermatite atópica: sinal vermelho para a pele 

Dermatite atópica acomete cerca de 15% das crianças no mundo 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário