65,3% dos consumidores pretendem antecipar as compras de Natal na Black Friday 2021

A categoria de maquiagem e beleza tem 37% de intenções de compras para este ano

Com objetivo de analisar as tendências e o comportamento do consumidor na internet durante a Black Friday deste ano, o Cuponomia, portal que reúne cupons e cashback no e-commerce, realizou uma pesquisa com usuários de sites residentes no Brasil, no período de 25 de outubro a 10 de novembro.

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas do ano para o varejo.

Em 2020, as vendas online registraram um verdadeiro recorde no período, movimentando R$ 4 bilhões, de acordo com dados da consultoria Ebit/Nielsen.

Em 2021, a expectativa é de que, mesmo com o avanço da vacinação, a retomada do comércio e a flexibilização de medidas restritivas em todo o país, os consumidores ainda assim mantenham a intenção de comprar online.

“O e-commerce cresceu no último ano, em meio à pandemia e a quantidade de descontos e cashbacks disponíveis têm mostrado maior atratividade aos consumidores nas compras online”, afirma Ivan Zeredo, Diretor de Marketing do Cuponomia.

“O consumidor também busca maior variedade de produtos, marcas, modelos e a possibilidade de comparação de preços como uma premissa para fechar uma compra nessa época. Por esse motivo, os resultados na internet, esse ano, devem ser ainda melhores”, ressalta o executivo.

Antecipar as compras na Black Friday

A intenção de compra pela internet e a aderência às promoções e aos descontos para este ano seguem apresentando bons números.

O levantamento aponta que 69,7% dos consumidores efetuaram compras online em 2020 e 95,9% afirmaram que tem a intenção de fazer alguma compra novamente no evento deste ano.

O público majoritário será, mais uma vez, composto por mulheres.

De acordo com a pesquisa, 68,8% dos usuários que pretendem gastar na data são do sexo feminino.

Já os jovens de 26 a 34 anos (30.4%) e de 35 a 45 anos (30,3%) também compõem o primeiro e o segundo lugar da análise por faixa etária.

A ideia é, inclusive, aproveitar a data para sim, antecipar as compras de presentes de Natal. Isso porque a pesquisa aponta que 65,3% dos consumidores chegam a data com esse objetivo em 2021.

No entanto, a maioria dos clientes não pretende esperar apenas o dia 26 de novembro para comprar.

Cerca, então, de 45% já está de olho nos descontos oferecidos pelas lojas desde o início de novembro e pretende comprar algo até a chegada da data.

Quantidade de produtos

A expectativa para quantidade de produtos que devem ser comprados também é alta.

Dentre os consumidores que têm alguma intenção de compra na Black Friday 2021, o percentual de 27,6% pretende comprar mais de quatro produtos.

O canal mais utilizado será novamente o smartphone (74%), seguido, então, pelas compras via computador (63,6%).

A pesquisa também aponta que 54,6% dos usuários esperam encontrar descontos de a partir de 40% nos produtos e serviços vendidos durante a data.

Dentre as categorias de produtos mais buscadas pelos usuários na Black Friday 2021 algumas se destacam.

E o segmento de Moda e Acessórios lidera novamente a lista, com 44,5% de intenção de compra.

Seguido, então, por Eletrodomésticos (38,4%), Maquiagem e Beleza (37%) e Smartphones (28,2%).

Horários preferidos para compras e métodos de pagamento

O Cuponomia levantou ainda que, ao contrário do ano passado, quando 26% dos consumidores se anteciparam para ficar acordados de madrugada e garantir as ofertas, em 2021, esse percentual caiu para 16% em 2021.

Este ano, a maioria (38%) ainda não decidiu qual será o horário das compras.

Já outros 17% afirmam que utilizarão o período da manhã, 9,8% o período da tarde e 19% as primeiras horas da noite de sexta-feira.

“Muitas marcas optaram por realizar campanhas pré-Black Friday como “black november” e “black week”, o que impacta diretamente no horário escolhido pelos consumidores. “, reforça Ivan.

“Ao se antecipar para aproveitar as oportunidades oferecidas ao longo do mês, o consumidor acaba se preocupando menos em esperar o dia exato para finalizar suas compras”, finaliza Zeredo.

O cartão de crédito ainda é o método preferido dos usuários na Black Friday.

O levantamento apontou que 80,7% têm intenção de comprar via crédito, seguido por 11% que devem optar pelo pagamento em boleto.

A pesquisa questionou os clientes sobre a utilização de cartão de débito ou PIX.

E, embora a utilização deste último meio tenha crescido nos últimos meses, para a Black Friday, apenas 6,8% dos usuários pretendem escolher essa modalidade.

Fonte: Cuponomia

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário