7 dicas para tratar e cuidar das varizes

Os sintomas mais comuns são: formigamento, dor, queimação, cãibras musculares, inchaço e sensação de peso ou de latejamento

Às vezes, as pernas e os pés podem apresentar pequenos vasos ou veias arroxeadas e as pessoas podem sentir um peso e ardência na região, mas pensam ser só cansaço do dia a dia. Porém, é preciso ficar de olho desde os primeiros sintomas, pois quando as varizes não são tratadas podem evoluir para uma doença mais grave.

Os sintomas mais comuns são: formigamento, dor, queimação, cãibras musculares, inchaço, sensação de peso ou de latejamento, prurido cutâneo, pernas inquietas, cansaço e fadiga das pernas.

Além do uso de medicamentos, os especialistas indicam 5 atitudes essenciais para aliviar os sintomas do dia a dia:

1. Mantenha hábitos saudáveis

Uma das medidas de tratamento mais utilizadas é a melhora dos hábitos alimentares. Uma alimentação mais saudável é um bom caminho para evitar o agravamento da condição em função do sobrepeso, que pode aumentar o inchaço no corpo, piorando o quadro.

2. Movimente-se durante o dia é importante para cuidar e também evitar  as varizes

Essa dica vale para todos: faça pequenas pausas e não fique muito tempo na mesma posição. Assim, é importante também dar pequenas voltas, de hora em hora, para estimular a panturrilha, favorecendo a circulação sanguínea nos membros inferiores.

3. Exercícios físicos são essenciais cuidar varizes dicas

Movimentar as pernas com exercícios e caminhadas facilita o fluxo sanguíneo e evita que as varizes se agravem.

4. Às vezes, é preciso descer do salto

Usar com muita frequência salto muito alto ou calçado apertado pode prejudicar a circulação. Isso porque a panturrilha fica em uma posição que acumula sangue no local, não retornando ao coração. Busque variar entre saltos médios e baixos durante a semana e evite sapatos desconfortáveis.

5. Não fume

O tabagismo também contribui para o surgimento das varizes. Das milhares substâncias que compõem o cigarro, a nicotina ajuda, assim, a potencializar a viscosidade do sangue, ou seja, o sangue se torna mais espesso, dificultando o bombeamento de volta para o coração.

6. Coloque as pernas para o ar!

Posicionar as pernas acima do nível do coração reduz a pressão nas pernas e favorece a circulação do sangue. Pelo menos 1 vez ao dia, por 15 minutos, é o recomendado, mas se você puder repetir mais de uma vez, melhor.

7. Evite roupas apertadas

O uso contínuo de roupas mais justas, como, por exemplo, calças skinny e shorts, pode dificultar a circulação e o retorno do sangue venoso. Essas peças de roupas, no entanto, geram compressões na região das pernas e na região abdominal, fazendo com que haja propagação de vasos e varizes.

Muitas pessoas, por exemplo, compram roupas em números menores do que realmente usam, outras engordam e nem percebem que a roupa está apertada.

No entanto, é importante evitar o uso contínuo de roupas justas, que podem causar problemas sérios de saúde que podem ser evitados.

Contudo, ao sinal de qualquer sintoma, é ideal procurar seu médico para melhor orientação.

Conheça quatro complicações das varizes 

Fonte: Gross

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário