7 dicas para tratar e cuidar das varizes

Os sintomas mais comuns são: formigamento, dor, queimação, cãibras musculares, inchaço e sensação de peso ou de latejamento

Às vezes, as pernas e os pés podem apresentar pequenos vasos ou veias arroxeadas e as pessoas podem sentir um peso e ardência na região, mas pensam ser só cansaço do dia a dia. Porém, é preciso ficar de olho desde os primeiros sintomas, pois quando as varizes não são tratadas podem evoluir para uma doença mais grave.

Os sintomas mais comuns são: formigamento, dor, queimação, cãibras musculares, inchaço, sensação de peso ou de latejamento, prurido cutâneo, pernas inquietas, cansaço e fadiga das pernas.

Além do uso de medicamentos, os especialistas indicam 5 atitudes essenciais para aliviar os sintomas do dia a dia:

1. Mantenha hábitos saudáveis

Uma das medidas de tratamento mais utilizadas é a melhora dos hábitos alimentares. Uma alimentação mais saudável é um bom caminho para evitar o agravamento da condição em função do sobrepeso, que pode aumentar o inchaço no corpo, piorando o quadro.

2. Movimente-se durante o dia é importante para cuidar e também evitar  as varizes

Essa dica vale para todos: faça pequenas pausas e não fique muito tempo na mesma posição. Assim, é importante também dar pequenas voltas, de hora em hora, para estimular a panturrilha, favorecendo a circulação sanguínea nos membros inferiores.

3. Exercícios físicos são essenciais cuidar varizes dicas

Movimentar as pernas com exercícios e caminhadas facilita o fluxo sanguíneo e evita que as varizes se agravem.

4. Às vezes, é preciso descer do salto

Usar com muita frequência salto muito alto ou calçado apertado pode prejudicar a circulação. Isso porque a panturrilha fica em uma posição que acumula sangue no local, não retornando ao coração. Busque variar entre saltos médios e baixos durante a semana e evite sapatos desconfortáveis.

5. Não fume

O tabagismo também contribui para o surgimento das varizes. Das milhares substâncias que compõem o cigarro, a nicotina ajuda, assim, a potencializar a viscosidade do sangue, ou seja, o sangue se torna mais espesso, dificultando o bombeamento de volta para o coração.

6. Coloque as pernas para o ar!

Posicionar as pernas acima do nível do coração reduz a pressão nas pernas e favorece a circulação do sangue. Pelo menos 1 vez ao dia, por 15 minutos, é o recomendado, mas se você puder repetir mais de uma vez, melhor.

7. Evite roupas apertadas

O uso contínuo de roupas mais justas, como, por exemplo, calças skinny e shorts, pode dificultar a circulação e o retorno do sangue venoso. Essas peças de roupas, no entanto, geram compressões na região das pernas e na região abdominal, fazendo com que haja propagação de vasos e varizes.

Muitas pessoas, por exemplo, compram roupas em números menores do que realmente usam, outras engordam e nem percebem que a roupa está apertada.

No entanto, é importante evitar o uso contínuo de roupas justas, que podem causar problemas sérios de saúde que podem ser evitados.

Contudo, ao sinal de qualquer sintoma, é ideal procurar seu médico para melhor orientação.

Conheça quatro complicações das varizes 

Fonte: Gross

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário