Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Anuário Farmacêutico 2026
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia da Farmácia Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
Guia da Farmácia
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Alternar modo escuro/claro
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Anuário Farmacêutico 2026
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia da Farmácia Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
← Escolha a categoria da busca
ASSINE o Guia da Farmácia
Notícias

7 em 10 medicamentos e cosméticos nunca chegam ao mercado

Guia da Farmácia Por Guia da Farmácia 26 de junho de 2026 Atualizado em: 24 de junho de 2026 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura
pesquisadores-no-laboratorio-da-crop-labs-credito-divulgacao

Antes de chegar à prateleira por poucos reais, um produto do dia a dia pode ter passado por um processo que custa bilhões. Parece exagero, mas não é. Medicamentos complexos ou até cosméticos exigem uma etapa decisiva que acontece bem antes do consumo: os testes em laboratório.

“Quando falamos de um produto simples, como aquele que você compra por R$ 5 no mercado ou farmácia, poucas pessoas imaginam o que veio antes. Em muitos casos, estamos falando de um processo que pode ultrapassar US$ 2 bilhões entre desenvolvimento e testes”, afirma Aruã Prudenciatti, cofundador e diretor de operações da Crop Labs.

Segundo o especialista, a etapa de desenvolvimento de um medicamentos pode levar 10 anos, mesmo para produtos em estágio avançado. Muitos deles são realizados in vitro, utilizando células humanas cultivadas em laboratório.

“Funciona assim: cientistas utilizam células que simulam tecidos do corpo, como pele ou olhos. O produto é aplicado nessas células em diferentes concentrações, e os pesquisadores observam como elas reagem”, explica.

Testes de eficácia e segurança

O CEO da empresa conta que esses testes são fundamentais para entender dois pontos principais: a eficácia, se o produto entrega o que promete, e a segurança, se pode causar irritação, toxicidade ou outros efeitos colaterais adversos. “Se a célula sofre algum dano, aquilo é um alerta imediato”, completa Aruã.

Além disso, após a aprovação do produto, são realizadas análises por amostragem em todos os lotes fabricados. Isso garante que medicamentos ou outros tipos de produtos entreguem ao consumidor mantenha o mesmo padrão de qualidade testado em laboratório.

Apenas 30% dos produtos chegam ao mercado

Contudo, mesmo com todo o investimento, nem todos os produtos chegam ao mercado. “De tudo o que é testado, cerca de 30% avança. Os outros 70% ficam pelo caminho, principalmente por dois motivos: ou não funcionam como deveriam, ou apresentam algum nível de efeito colateral que inviabiliza o uso”, afirma.

No caso de medicamentos, essa taxa de reprovação é ainda maior, porque envolve riscos maiores. Já em produtos de limpeza e cosméticos, muitas vezes o problema está na promessa de dizer que elimina 99% das bactérias sem atingir esse resultado nos testes.

“Isso significa que vários ficam para trás todos os anos em desenvolvimento e testes até que enfim chegue um produto seguro e eficaz às prateleiras dos supermercados”, complementa Aruã.

Equilíbrio entre risco e benefício

Um ponto fundamental é que a presença de um potencial residual de irritação não invalida um produto, desde que ele mantenha níveis de tolerabilidade aceitáveis. O segredo está no equilíbrio entre risco e benefício.

“Todo produto é avaliado sob critérios rigorosos de segurança. Mesmo que exista um potencial de irritação leve, ele é calculado para ser inofensivo no uso prático. É para isso que existem órgãos como a Anvisa: para estabelecer os parâmetros técnicos do que é seguro para o consumidor”, explica.

Ou seja, não existe produto perfeito, existe produto seguro dentro de parâmetros técnicos. Com certificação internacional de Boas Práticas de Laboratório (BPL), reconhecida por acordos globais, a Crop Labs integra um grupo restrito de instituições cujos testes são aceitos em diversos países. Isso transforma o laboratório em uma espécie de “passaporte científico” para produtos que querem ser comercializados globalmente.

Só no último ano, foram cerca de 750 produtos testados no laboratório. Considerando que muitos desses produtos já estão em fases avançadas de desenvolvimento, isso representa um volume potencial de milhões de reais passando por validação por lá.

“Do detergente ao cosmético, do remédio ao produto hospitalar. Aquilo que parece simples, barato, cotidiano, acessível é, na verdade, resultado de um dos processos mais complexos e caros da indústria. Mas, é justamente esse processo que garante que ele possa ser usado com segurança”, conclui.

Fonte e foto: Crop Labs

Leia também

Mercado de Consumer Health cresce e já representa 44% do canal farma

Guia da Farmácia
Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Fim da Escala 6x1: Sua Farmácia está Preparada? Baixar Prévia

Notícias da Última Edição

Dia nacional do homem: Ele também se cuida

6 de julho de 2026 Leia mais »

Além do caixa: cinco indicadores que todo gerente de farmácia deveria acompanhar

6 de julho de 2026 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Guia da Farmácia Selo

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Qual Remédio
  • Farma Minuto
  • Outros sites do Grupo
    • Guia de Similares
    • Guia de Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

Dailus anuncia lançamento de gel de fixação para sobrancelhas

Dailus anuncia lançamento de gel de fixação para sobrancelhas

10 de julho de 2026
Medley reúne gerentes regionais para alinhar estratégias e prioridades

Medley reúne gerentes regionais para alinhar estratégias e prioridades

10 de julho de 2026
Produção do Teuto atinge recorde de 741 milhões de unidades

Produção do Teuto atinge recorde de 741 milhões de unidades

10 de julho de 2026
Anvisa determina apreensão de lotes falsificados de Mounjaro

Anvisa determina apreensão de lotes falsificados de Mounjaro

10 de julho de 2026
Panvel projeta 2T forte e impulsionado pela categoria de GLP-1

Panvel projeta 2T forte e impulsionado pela categoria de GLP-1

10 de julho de 2026