Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»72% dos latino-americanos dizem que preço influenciou as compras em 2024
    Notícias

    72% dos latino-americanos dizem que preço influenciou as compras em 2024

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia28 de abril de 2025Nenhum comentário3 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    reajuste preco
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    De acordo com a pesquisa mais recente da SKIM, empresa global de consultoria especialista em análises do comportamento do consumidor, preço e promoções se tornaram ainda mais decisivos para o consumo do latino-americano em 2024.

    Em números, 72% dos consumidores afirmam que o preço influenciou mais suas compras na comparação com 2023, e 66% dizem que as promoções passaram a ter peso maior na decisão de compra.

    Essa maior sensibilidade, inclusive, acarreta mudanças no comportamento de compra. Tanto é que 48% dos latino-americanos estão comprando mais marcas conhecidas – uma diferença expressiva comparada ao nível global, em que apenas 36% dizem ter aumentado essa aquisição.

    Em busca de preço acessível

    Além disso, 58% estão comparando mais preços entre lojas ou optando por redes mais baratas, evidenciando uma tendência crescente de “trade down” dos estabelecimentos – ou seja, migrar para opções mais acessíveis. Isso sem contar que 79% comparam preços entre marcas. No Brasil, esse índice chegou a 85%.

    Em relação à lealdade, 58% dos consumidores demonstraram fidelidade à medida em que priorizaram continuar comprando de uma marca e, assim, buscaram melhores preços dentro da própria. Mas existem aqueles latino-americanos que já preferem as promoções – 36% dão preferência a marcas que oferecem promoções de forma frequente e 28% esperam por ofertas para fazer a aquisição.

    Ainda é válido destacar que os consumidores estão se organizando na hora das compras. A pesquisa revela que 23% sempre se planejam, enquanto 74% fazem algum planejamento antes de ir às lojas. Entretanto, as promoções podem ajudar o consumidor a sair do planejado, visto que 61% afirmam que comprariam um item que já usaram antes, mas que não pretendiam comprar, caso estivesse em promoção ou com desconto.

    Promoções relevantes

    Além disso, o estudo da SKIM aponta que as promoções são mais relevantes aos consumidores em momentos específicos, por exemplo, no fim do mês (50%) ou durante períodos de grandes ofertas, como a Black Friday (34%). Descontos que reforçam a vantagem de compra em maior volume também são apreciadas por 62% da população, especialmente na categoria de Cuidados Domésticos (69%).

    Independentemente da escolha nas gôndolas, a confiança continua sendo fator essencial nas decisões de compra. Prova disso é que, entre os consumidores que buscam melhores preços dentro de sua marca favorita, 25% priorizam benefícios e qualidade. Da mesma forma, 22% dos que escolhem marcas que fazem promoções com mais frequência também valorizam essas variáveis.

    “Com a pressão nos custos e a sensibilidade crescente a preços, as empresas precisam planejar suas ações promocionais de forma estratégica, de acordo com a dinâmica da categoria e do seu público-alvo e de modo a evitar uma corrosão desnecessária de sua margem de lucro ou uma desvalorização de sua marca. Isso garantirá maior eficiência promocional. Além disso, ofertas bem estruturadas, com foco claro em valor percebido e diferenciação da marca, podem ser uma poderosa ferramenta para atrair e fidelizar consumidores”, conclui Luciana Ignez, Diretora de Revenue Management para a América Latina da SKIM.

    Metodologia

    O relatório anual da SKIM visa obter insights a respeito das preferências dos consumidores em relação a marcas, preços e promoções em três cestas principais – Alimentos, Cuidados Pessoais e Cuidados Domésticos.

    O material de 2024 contempla mais de 5 mil respondentes em mercados-chave ao redor do mundo. Especificamente na América Latina, foram entrevistadas 951 pessoas.

    Todos os respondentes são responsáveis ou corresponsáveis pelas compras domésticas e consumidores regulares de uma ou mais cestas principais.

    Fonte: SKIM

    Foto: Shutterstock

     

    Leia mais

    Reajuste médio de preços dos medicamentos fica abaixo da inflação geral

    comportamento do consumidor inflação preço
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Ultra Popular revitaliza loja em Parintins (AM)

    20 de junho de 2025

    Drogasmil e Farmalife estão com 35 vagas abertas no RJ

    20 de junho de 2025

    Drogarias Tamoio abre 15 vagas para atendente de loja

    20 de junho de 2025

    Disfunções da tireoide: até 20% das mulheres podem ter hipotireoidismo

    20 de junho de 2025

    Medicamento experimental em dose única reduz colesterol em até 69%

    20 de junho de 2025

    Brasil quer se tornar polo de vacinas com RNA mensageiro

    20 de junho de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Digital, Humana e Personalizada

    Digital, Humana e Personalizada

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Saude Bucal: Quando a gengiva fala

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Mal-estar a bordo

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Panvel: Superando desafios

    9 de junho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Ultra Popular revitaliza loja em Parintins (AM)

    20 de junho de 2025

    Drogasmil e Farmalife estão com 35 vagas abertas no RJ

    20 de junho de 2025

    Drogarias Tamoio abre 15 vagas para atendente de loja

    20 de junho de 2025

    Disfunções da tireoide: até 20% das mulheres podem ter hipotireoidismo

    20 de junho de 2025

    Medicamento experimental em dose única reduz colesterol em até 69%

    20 de junho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.