De acordo com a pesquisa mais recente da SKIM, empresa global de consultoria especialista em análises do comportamento do consumidor, preço e promoções se tornaram ainda mais decisivos para o consumo do latino-americano em 2024.
Em números, 72% dos consumidores afirmam que o preço influenciou mais suas compras na comparação com 2023, e 66% dizem que as promoções passaram a ter peso maior na decisão de compra.
Essa maior sensibilidade, inclusive, acarreta mudanças no comportamento de compra. Tanto é que 48% dos latino-americanos estão comprando mais marcas conhecidas – uma diferença expressiva comparada ao nível global, em que apenas 36% dizem ter aumentado essa aquisição.
Em busca de preço acessível
Além disso, 58% estão comparando mais preços entre lojas ou optando por redes mais baratas, evidenciando uma tendência crescente de “trade down” dos estabelecimentos – ou seja, migrar para opções mais acessíveis. Isso sem contar que 79% comparam preços entre marcas. No Brasil, esse índice chegou a 85%.
Em relação à lealdade, 58% dos consumidores demonstraram fidelidade à medida em que priorizaram continuar comprando de uma marca e, assim, buscaram melhores preços dentro da própria. Mas existem aqueles latino-americanos que já preferem as promoções – 36% dão preferência a marcas que oferecem promoções de forma frequente e 28% esperam por ofertas para fazer a aquisição.
Ainda é válido destacar que os consumidores estão se organizando na hora das compras. A pesquisa revela que 23% sempre se planejam, enquanto 74% fazem algum planejamento antes de ir às lojas. Entretanto, as promoções podem ajudar o consumidor a sair do planejado, visto que 61% afirmam que comprariam um item que já usaram antes, mas que não pretendiam comprar, caso estivesse em promoção ou com desconto.
Promoções relevantes
Além disso, o estudo da SKIM aponta que as promoções são mais relevantes aos consumidores em momentos específicos, por exemplo, no fim do mês (50%) ou durante períodos de grandes ofertas, como a Black Friday (34%). Descontos que reforçam a vantagem de compra em maior volume também são apreciadas por 62% da população, especialmente na categoria de Cuidados Domésticos (69%).
Independentemente da escolha nas gôndolas, a confiança continua sendo fator essencial nas decisões de compra. Prova disso é que, entre os consumidores que buscam melhores preços dentro de sua marca favorita, 25% priorizam benefícios e qualidade. Da mesma forma, 22% dos que escolhem marcas que fazem promoções com mais frequência também valorizam essas variáveis.
“Com a pressão nos custos e a sensibilidade crescente a preços, as empresas precisam planejar suas ações promocionais de forma estratégica, de acordo com a dinâmica da categoria e do seu público-alvo e de modo a evitar uma corrosão desnecessária de sua margem de lucro ou uma desvalorização de sua marca. Isso garantirá maior eficiência promocional. Além disso, ofertas bem estruturadas, com foco claro em valor percebido e diferenciação da marca, podem ser uma poderosa ferramenta para atrair e fidelizar consumidores”, conclui Luciana Ignez, Diretora de Revenue Management para a América Latina da SKIM.
Metodologia
O relatório anual da SKIM visa obter insights a respeito das preferências dos consumidores em relação a marcas, preços e promoções em três cestas principais – Alimentos, Cuidados Pessoais e Cuidados Domésticos.
O material de 2024 contempla mais de 5 mil respondentes em mercados-chave ao redor do mundo. Especificamente na América Latina, foram entrevistadas 951 pessoas.
Todos os respondentes são responsáveis ou corresponsáveis pelas compras domésticas e consumidores regulares de uma ou mais cestas principais.
Fonte: SKIM
Foto: Shutterstock
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