Estudo da Mastercard diz que 91% desses consumidores continuarão com essa preferência após a pandemia para ajudar na recuperação da economia local
Uma pesquisa realizada pela Mastercard, no fim de 2020 para compreender melhor os hábitos de compras dos consumidores após o período de confinamento diz que a compra em comércios locais será uma tendência.
E revelou , assim, que 76% dos brasileiros descobriram e começaram a consumir em pequenos e médios empreendimentos de seus bairros durante o confinamento.
E 91% continuarão com essa preferência após a pandemia.
Assim, o principal objetivo é ajudar estes comércios a se recuperarem no cenário pós crise.
Para desenvolver este estudo, a Mastercard realizou uma pesquisa em 13 países da América Latina e Caribe.
Entre eles: Brasil, México, Chile, Colômbia, Argentina e Peru.
A saber, dentre os entrevistados brasileiros, então, cerca de 64% estão ativamente comprando para ajudar as lojas independentes.
Cerca de 87% disseram que os últimos meses os tornaram mais conscientes dos necessitados.
Já 88% revelaram que sentem um maior senso de comunidade agora.
MPEs
Todavia, as pequenas e médias empresas (MPEs) possuem um papel vital na economia nacional, mas foram severamente afetado pela crise de saúde pública deste ano.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a estimativa é que de 20% a 25% das MPEs fechem por causa da pandemia.
A Mastercard segue , então, ajudando as empresas locais a se recuperarem alocando US$ 250 milhões em todo o mundo para apoiá-los neste momento.
Na América Latina e Caribe, a saber, foram introduzidas uma série de iniciativas.
Como por exemplo o lançamento dos Aliados Digitais da Mastercard (uma coalizão focada na aceleração da transformação digital de pequenas empresas).
Dez principais tipos de comércios locais que esperam uma recuperação pós-confinamento
• Quitandas.
• Cafés e restaurantes locais.
• Padarias.
• Lojas de roupas independentes.
• Barbeiros/Cabelereiros.
• Açougues.
• Bares locais.
• Bancas de jornais locais.
• Livrarias independentes.
• Casas de Laticínios.
• Lojas de organizações de caridade.
• Lojas de presentes.
• Lojas de ferragens Faça Você Mesmo (DIY).
Distanciamento social aumenta venda e entregas de itens de farmácia
Fonte: Mastercard
Foto: Shutterstock