Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»79% dos varejistas devem aumentar aporte em inovação até 2027
    Notícias

    79% dos varejistas devem aumentar aporte em inovação até 2027

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia2 de julho de 2024Nenhum comentário3 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    como-construir-uma-cultura-de-inovacao-na-sua-empresa
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    O estudo “How Retailers Use Innovation to Gain an Edge” lançado pelo Boston Consulting Group (BCG) e World Retail Congress (WRC), revela que as empresas que já têm o conceito de inovação introduzido nos negócios alcançam um retorno sobre o investimento (ROI) mais elevado. Em âmbito mundial, os varejistas que mais investem em inovação (média de 13%), obtém um ROI de 21%. Por outro lado, os que menos aplicam (apenas 3%), contam com ROI de 9%.

    “O investimento em inovação é importante para que os varejistas não fiquem presos em um ciclo vicioso, no qual o recurso é aplicado apenas em projetos-piloto, que não têm força para estimular uma transformação significativa no desempenho da organização, resultando em um baixo ROI. Com pouco retorno financeiro, por sua vez, não há como dedicar esforços para novos produtos e/ou serviços”, explica Fernando Lunardini, diretor executivo e sócio do BCG.

    A pesquisa foi realizada com 400 executivos de variados setores do varejo de todo o mundo, sendo 78 da América Latina – 32 do Brasil, 29 do México e 17 da Argentina.

    Marcas mais inovadoras

    Atualmente, 60% das marcas mais inovadoras da América Latina, ou seja, as que destinam mais de 8% de sua receita anual para isso, estão investindo em redes sociais para vendas, 27% em mídias de varejo e 13% em marketplace. No próximo ano, 54% deles disseram que vão priorizar o e-commerce.

    Até 2027, a previsão para a região é de que haja um aumento de 20% nos gastos com inovação por 34% das companhias que estão liderando a categoria, 25% pelas que estão em progresso (com mais de 6% dos recursos alocados em inovação) e de 20% pelas consideradas atrasadas (menos de 6% do faturamento vai para a área de criação) em termos de gerar novidades aos seus consumidores.

    Melhores práticas

    O relatório também aponta que entre as melhores práticas, em termos de inovação, estão:

    Investir em múltiplos projetos

    Cerca de dois terços dos líderes (66%) e 47% dos atrasados na América Latina, maximizam seu ROI antecipado espalhando o financiamento da inovação por várias iniciativas, usando governança adequada para acompanhar os resultados das atividades, fornecendo o suporte necessário e decidindo quais tarefas continuar investindo. Esse número é superior ao global (de 63% e 43%, respectivamente).

    Instituir amplas parcerias

    Segundo o estudo, 66% dos líderes e 47% dos atrasados latino-americanos identificam as áreas em que podem acelerar a inovação ao complementar as operações internas com capacidades externas.

    Em âmbito global, mais da metade (57%) e 40% dos atrasados trabalham em projetos de inovação com partes externas. Apenas um em cada dez líderes inova principalmente internamente, em comparação com um em cada quatro dos atrasados.

    Transformar paradigmas da indústria e a expectativa dos consumidores

    Mais da metade (60%) dos líderes em inovação da região fazem movimentos audaciosos em vez de se embasar exclusivamente em insights dos clientes, em comparação com 40% dos atrasados. Globalmente, estes números são, respectivamente, 50% e 37%.

    “A inovação contínua continua é crucial para que os varejistas mantenham vantagem em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico”, finaliza Lunardini.

    Fonte: BCG

    Foto: Shutterstock

    Leia mais

    A inovação a favor do varejo farmacêutico

    BCG inovação inovação no varejo
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Farmácias fazem propaganda irregular do Mounjaro no Brasil, diz Anvisa

    21 de maio de 2025

    “Digitalização: investimento certo, retorno nem sempre!”

    21 de maio de 2025

    Brainfarma abre inscrições para o Brain Qualifica

    21 de maio de 2025

    Adium: novos diretores reforçam equipe executiva

    21 de maio de 2025

    Brasil tem menor número de nascimentos desde 1976, diz IBGE

    21 de maio de 2025

    Glúten: saiba quando ele se torna uma ameaça à saúde

    21 de maio de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Prescrição em Debate

    Prescrição em Debate

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Edifício do Associativismo: o futuro do varejo farmacêutico

    6 de maio de 2025
    Leia mais »

    Inovação no mercado de enxaguantes bucais

    5 de maio de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Farmácias fazem propaganda irregular do Mounjaro no Brasil, diz Anvisa

    21 de maio de 2025

    “Digitalização: investimento certo, retorno nem sempre!”

    21 de maio de 2025

    Brainfarma abre inscrições para o Brain Qualifica

    21 de maio de 2025

    Adium: novos diretores reforçam equipe executiva

    21 de maio de 2025

    Brasil tem menor número de nascimentos desde 1976, diz IBGE

    21 de maio de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.