Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»87% dos brasileiros querem fazer escolhas mais sustentáveis
    Notícias

    87% dos brasileiros querem fazer escolhas mais sustentáveis

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia8 de maio de 2025Nenhum comentário3 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    genomma-lab-sustentabilidade
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    A sustentabilidade está remodelando a demanda do consumidor em todos os setores e influencia as atitudes das pessoas em relação às marcas. Ainda assim, há uma lacuna entre valor-ação, um fenômeno no qual as pessoas agem de maneira inconsistente com seus valores. Isso ocorre quando as pessoas agem de uma maneira que contradiz ou falha em apoiar seus valores.

    Segundo o estudo Sustainability Sector Index(SSI) da Kantar, empresa global de dados e insights, 87% dos brasileiros querem fazer escolhas mais sustentáveis, mas apenas 35% estão mudando ativamente seu comportamento. Foram realizadas 1.000 entrevistas com o objetivo de entender a relação deles com temas de sustentabilidade e como enxergam a relação de diferentes setores com esses assuntos.

    “Ao mergulhar no que os entrevistados afirmam ser verdadeiros como seus valores e compará-los com suas ações, as marcas podem determinar onde os consumidores veem atrito e fornecer soluções para facilitar uma transição para a adoção de práticas mais sustentáveis”, afirma Rafael Farias Teixeira, executivo de marketing da Kantar, responsável pela análise dos dados das pesquisas.

    Mas o que faz com que os brasileiros não adotem hábitos mais sustentáveis?

    De acordo com o estudo, 35% acreditam que é muito caro, 33% acham que não há informação suficiente sobre o tema e, em terceiro lugar, 20% pensam que é impossível descobrir qual o impacto ambiental ou social que isso tem.

    “Todas essas razões podem ser mitigadas com estratégias das marcas, seja com versões de produtos e serviços mais baratos, ou comunicações informativas e transparentes sobre o verdadeiro impacto de suas ações”, diz Teixeira.

    Atualmente, ser transparente sobre ações sustentáveis e sociais é algo relevante para marcas, principalmente em um contexto de elevado green e social washing: 58% dos brasileiros relataram ter visto ou escutado informações falsas ou enganosas sobre as ações sustentáveis das marcas. Isso é um aumento de oito pontos percentuais em relação à última edição do estudo.

    Consumo e comportamentos sustentáveis

    Mesmo que a lacuna de valor-ação ainda seja alta, muitos brasileiros já tomaram alguma decisão de consumo de acordo com os valores das marcas:  55% dizem que experimentaram ou usaram marcas que têm um impacto ambiental ou social mais positivo, ou estão abertos à ideia.

    De forma similar, muitos já desistiram de marcas que não possuem estratégias relacionadas a questões sociais e ambientais.

    Em média, em todos os setores, 50% das pessoas dizem que compraram menos ou pararam de comprar certos produtos/serviços devido ao seu impacto ambiental ou social negativo.

    “É importante observar os comportamentos de adoção e entender o que as pessoas estão buscando, ou pelo menos tentando”, afirma Teixeira. “O mesmo vale para entender possíveis rejeições, como as pessoas se afastaram de produtos que julgam ser ruins ambiental ou socialmente.”

    Sobre o Sustainability Sector Index (SSI)

    O SSI revela as atitudes dos consumidores em relação à sustentabilidade em 42 setores. Esta edição se baseia em entrevistas com cerca de 23 mil consumidores em 22 mercados.

    No Brasil, foram realizadas 1.000 entrevistas no período de novembro de 2024 a janeiro de 2025.

    O relatório mostra as percepções dos clientes sobre o desempenho de cada segmento a partir de quatro fatores-chave do marketing: Estratégia, Inovação, Ativação e Impacto.

     Fonte: Kantar

    Foto: Shutterstock

    Leia também

    HPPC: shoppers buscam produtos sustentáveis

    comportamento do consumidor Sustainability Sector Index(SSI) sustentabilidade
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Ultra Popular revitaliza loja em Parintins (AM)

    20 de junho de 2025

    Drogasmil e Farmalife estão com 35 vagas abertas no RJ

    20 de junho de 2025

    Drogarias Tamoio abre 15 vagas para atendente de loja

    20 de junho de 2025

    Disfunções da tireoide: até 20% das mulheres podem ter hipotireoidismo

    20 de junho de 2025

    Medicamento experimental em dose única reduz colesterol em até 69%

    20 de junho de 2025

    Brasil quer se tornar polo de vacinas com RNA mensageiro

    20 de junho de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Digital, Humana e Personalizada

    Digital, Humana e Personalizada

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Saude Bucal: Quando a gengiva fala

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Mal-estar a bordo

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Panvel: Superando desafios

    9 de junho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Ultra Popular revitaliza loja em Parintins (AM)

    20 de junho de 2025

    Drogasmil e Farmalife estão com 35 vagas abertas no RJ

    20 de junho de 2025

    Drogarias Tamoio abre 15 vagas para atendente de loja

    20 de junho de 2025

    Disfunções da tireoide: até 20% das mulheres podem ter hipotireoidismo

    20 de junho de 2025

    Medicamento experimental em dose única reduz colesterol em até 69%

    20 de junho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.