Por Luciane Righetti*
Como estabelecer um processo de comunicação para os times de loja e manter 100% dos colaboradores informados sobre metas, diretrizes, processos, mudanças e conquistas da empresa?
Considerando que os times de loja frequentemente lidam com diferentes turnos, locais e desafios diários, é fundamental que a comunicação seja fluida, simples e acessível.

Colaboradores bem-informados e alinhados são mais produtivos e oferecem um atendimento mais eficiente, o que reflete diretamente na satisfação dos clientes e na performance da loja ou da rede varejista.
A responsabilidade da comunicação é do emissor que tem como missão fazer seu público-alvo (receptor) entender o conteúdo, isto é a mensagem, portanto a importância do protagonismo das lideranças do varejo deste círculo virtuoso.
Para você que está na liderança de um time no varejo, compartilho algumas dicas rápidas que poderão colaborar com a implantação de um processo de comunicação, proporcionando maior engajamento e transparência.
1. Estabeleça canais de comunicação claros e acessíveis: quadro de Avisos, App corporativos, Reuniões de Piso, Intranet.
2. Comunicação em tempo real: a agilidade é crucial, especialmente em um ambiente de varejo onde as situações podem mudar a qualquer momento.
3. Reuniões regulares: implementar uma governança de reuniões regulares colabora com o alinhamento das metas e os desafios operacionais das lojas.
Uma comunicação bem estruturada não apenas melhora a performance da loja, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. A comunicação eficaz é, portanto, uma ferramenta estratégica que deve estar presente em todos os momentos da jornada do colaborador.
Saiba mais sobre como usar a comunicação como alavanca de engajamento para os times de loja na Abradilan Conexão Farma 2025. Estarei na Arena Gestão 360, compartilhando minha experiência e as melhores práticas de mercado para que você possa melhorar o processo de comunicação com seu time!
Te vejo lá!
*Artigo escrito por Luciane Righetti, CEO da LR Consultoria.
Serviço
Conexão Farma 2025 – de 18 a 20 de março no Expo Center Norte (SP)
Arena Gestão 360
Palestra: Processo de Comunicação com as Lojas (como engajar o time de loja)
Data: 19 de março
Horário: das 15h40 às 16h30
Inscrições: Site oficial do evento
Foto: Shutterstock
Leia mais
Conexão Farma 2025 leva conhecimento e profissionalização para o setor