Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Mercado

A diferença entre um farmacêutico e um entregador de caixinhas

Por Guia da Farmácia 4 de novembro de 2022 Atualizado em: 27 de outubro de 2022 Nenhum comentário 5 Minutos de leitura
farmacêutico-caixinhas

A farmacêutica, doutora em farmacologia, expert e estrategista na área de farmácia clínica, influenciadora e criadora de conteúdo na área de farmácia e professora, Tati Mota, dona do perfil @tatimotab, conversou com exclusividade com o portal Guia da Farmácia sobre o correto posicionamento do farmacêutico e outros dilemas da profissão.

“Meu perfil não nasceu para eu ensinar conteúdos técnicos. Eu queria apenas mostrar os eventos que eu ia e compartilhar algumas reflexões. Comecei sem saber nada de marketing, como fazer posts, nada disso. Eu só estava compartilhando o que eu achava que deveria, não era intencional e nem direcionado para um público específico. Foi no meio da pandemia, em 2020, que bateu o tédio de estar trancada em casa, que comecei a fazer mais posts com ensinamentos, mas eram posts que atingiam tanto farmacêuticos como pessoas que não são da área. Logo comecei a entender que postar por postar não tinha mais sentido. Eu estava vendo o digital crescer na pandemia e sabia que era uma oportunidade para o meu trabalho alcançar mais pessoas”, conta a farmacêutica.

“Eu entendi que para fazer daquilo o meu trabalho era preciso aprender marketing, e comecei a pesquisar sobre cursos de marketing, a seguir pessoas que falavam sobre isso, a assistir aulas de YouTube e a conversar com pessoas que já estavam no meio digital. Um tempo depois, comecei a fazer lives no meu Instagram, sem intenção de ter um curso a princípio, porque eu não sabia bem como fazer isso e nem como vender meu conhecimento na internet. Foi durante essas lives que as pessoas começaram a me perguntar se eu tinha um curso meu e só assim eu percebi que poderia lançar um produto. A ideia estava plantada na minha cabeça, mas não sabia como tirar o projeto do papel. Eu fazia parte da comunidade de marketing do Ícaro, O Novo Mercado, e resolvi deixar lá no grupo a minha dúvida. No ONM conheci meu ex-sócio e tiramos o projeto do papel. Assim nasceu o meu produto digital, o Tatiflix”, celebrou Tati.

Esse foi seu primeiro passo concreto na construção da carreira digital. Depois desse lançamento, ela profissionalizou seu Instagram, começou a estudar mais e a entender sobre como as coisas funcionavam. Assim, desde 2021 investe nela como influenciadora, empresária e farmacêutica. “Também foi em 2021 que concretizei um outro grande projeto: lançar uma capacitação completa em atendimento farmacêutico, o Treinamento FarmaPRO. Já neste ano fui contratada como influencer farmacêutica da Centrum. A principal mensagem que tento levar para o meu público é que é possível ser um profissional de destaque no mercado, que é possível o farmacêutico alcançar novos patamares na carreira e ter sucesso na nossa profissão. E para que tudo isso aconteça é necessário o farmacêutico se posicionar, ter uma boa comunicação e ocupar o lugar de protagonista na farmácia e não se esconder atrás das receitas”, defende Tati, explicando que a diferença entre um farmacêutico e um entregador de caixinhas está na postura e no posicionamento. “Um farmacêutico tem consciência do que precisa ser feito para resolver o problema do paciente. Ele vai além do medicamento, e foca principalmente no cuidado, e não na venda. A venda é apenas a consequência. O que eu faço hoje nas minhas redes sociais não é só levar conteúdo técnico sobre atendimento clínico farmacêutico e farmacoterapia. Desde o início a minha mensagem também é sobre mudança de mentalidade, que foi o que mudou o rumo da minha vida”, conta a influenciadora.

Tati acredita que o campo de atuação da farmácia está se tornando mais amplo e isso proporciona ao profissional um leque de opções além da farmácia comunitária, que é a primeira porta de entrada, para muitos farmacêuticos, no mercado de trabalho. No entanto, ela alerta que isso também eleva o nível profissional e cada vez mais o farmacêutico que domina tanto as soft skills e hard skills ganharão destaque e ocuparão os melhores lugares no mercado.

“Outro ponto é que cada vez mais temos mais farmacêuticos no mercado e isso vai estreitando as portas e selecionando cada vez mais os profissionais. Eu acredito que nos próximos 10 anos teremos mais farmacêuticos com consultórios farmacêuticos e se destacando no mercado. Pessoas que realmente fazem acontecer. Então, os farmacêuticos fazedores vão ocupar o lugar dos entregadores de caixinhas”, defende a especialista.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Tati Mota

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Saúde Pública em Emergência Baixar Prévia

Notícias da Última Edição

O desafio da fidelização no varejo farmacêutico e o papel da tecnologia

5 de novembro de 2025 Leia mais »

Expansão do Site II impulsiona crescimento no segmento de colírios

3 de novembro de 2025 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

Brainfarma abre inscrições para programa de estágio

Brainfarma abre inscrições para programa de estágio

10 de novembro de 2025
Do México ao Brasil: a receita para o futuro do varejo farmacêutico

Do México ao Brasil: a receita para o futuro do varejo farmacêutico

10 de novembro de 2025
CFF quer traçar o perfil do farmacêutico clínico no Brasil

CFF quer traçar o perfil do farmacêutico clínico no Brasil

10 de novembro de 2025
Farmácia Indiana quer fechar 2025 com 39 lojas no ES

Farmácia Indiana quer fechar 2025 com 39 lojas no ES

10 de novembro de 2025
ADJ realiza ação de saúde gratuita no Dia Mundial do Diabetes

ADJ realiza ação de saúde gratuita no Dia Mundial do Diabetes

10 de novembro de 2025