A importância da farmacovigilância e do farmacêutico na vacinação contra a Covid-19

O papel do farmacêutico se apresenta mais uma vez como essencial neste momento da vacinação do País

O tão esperado início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil chegou e isso evidencia ainda mais a importância da farmacovigilância e do farmacêutico como profissional de saúde na sociedade.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entende-se como farmacovigilância de vacinas e de outros imunobiológicos o processo de detecção, avaliação, compreensão, prevenção e comunicação de eventos adversos pós-vacinação ou qualquer outro problema relacionado à vacina ou à imunização.

Isso com o objetivo de aprimorar o conhecimento da relação benefício/risco desses produtos e de minimizar seus efeitos nocivos à população.

Farmacêutico no auxílio da vacinação 

Assim, o papel do farmacêutico se apresenta mais uma vez como essencial neste momento. Isso porque a farmácia, que é o estabelecimento de saúde com mais capilaridade e acesso a população, é um receptor das informações, que devem ser relatadas pelos farmacêuticos a Anvisa, auxiliando no êxito da campanha de vacinação no País.

Contudo, apesar de já contarem com o sinal verde da Anvisa, as farmácias ainda não foram convocadas para auxiliar no plano nacional de vacinação contra a Covid-19.

Covid-19: Anvisa divulga novas orientações para farmácias e drogarias 

Enfermeira é a primeira vacinada contra Covid-19 no Brasil

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário