Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»A revolução digital das farmácias na China e os impactos para o Brasil
    Notícias

    A revolução digital das farmácias na China e os impactos para o Brasil

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia23 de junho de 2025Nenhum comentário4 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    A-revolução-digital-das-farmácias-na-China-e-os-impactos-para-o-Brasil
    Bernardo Craveiro, diretor de Farma na Linx
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    *Por Bernardo Craveiro

    O varejo farmacêutico chinês movimentou US$400 bilhões em 2024, com cerca de 660 mil estabelecimentos e 1,4 bilhão de consumidores, representando cerca de 17,2% da população mundial. O mercado de distribuição farmacêutica apresentou aumento de 5,7% em sua taxa composta de crescimento anual (CAGR), impulsionado, principalmente, por medicamentos inovadores, biológicos e tratamentos para doenças crônicas. Considerado o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, o setor vive um momento de profunda transformação.

    A Viagem Técnica Internacional (VTI) à China, organizada pela Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (Febrafar), reuniu líderes do setor farmacêutico brasileiro para explorar as inovações e tendências do varejo local. Durante a experiência, ficou evidente que estamos diante de um ecossistema altamente digitalizado, integrado e orientado ao cuidado com as pessoas, funcionando como um novo modelo de saúde conectado.

    Farmácias físicas operam em perfeita integração com plataformas digitais, permitindo que o consumidor compre online e retire em loja, receba em casa ou até consulte farmacêuticos virtualmente. Robôs de atendimento, sensores de temperatura, estantes inteligentes e big data são usados para personalizar ofertas, gerenciar estoque em tempo real e otimizar o atendimento. Além disso, o uso de IA para prescrição automatizada e triagem de sintomas já é uma realidade.

    A empresa 111 inc é líder no segmento, integrando farmácias físicas e serviços online por meio da realização de consultas médicas virtuais, prescrições eletrônicas e gerenciamento de pacientes crônicos. A JD Health representa mais de 15% do mercado online, atuando com um modelo B2C e B2B que une telemedicina, e-commerce farmacêutico e planos de saúde digitais. Já a Alibaba Health integra farmácias, médicos e seguradoras em uma só plataforma, promovendo um sistema de saúde digital descentralizado, preditivo e centrado no paciente. Enquanto isso, o Tik Tok, plataforma de mídia social globalmente popular, aponta que 91% das pessoas tomam alguma ação depois de assistir a um vídeo na plataforma e isso representa a forma como os brasileiros encontram produtos, serviços e informações.

    Outro diferencial é o papel das farmácias como verdadeiros hubs de saúde. Em muitas cidades chinesas, elas oferecem check-ups, vacinação e acompanhamento de pacientes crônicos, em parceria com o governo. Essa evolução para as chamadas “farmácias clínicas” é uma tendência que deve ganhar força no Brasil, especialmente diante da demanda por atenção primária e da capilaridade dessas redes em todo o território nacional.

    O setor de distribuição de saúde da China está em transformação, o governo está promovendo reformas para melhorar a eficiência, qualidade e acessibilidade dos serviços de saúde. A indústria é impactada por políticas como “dual invoicing” (dupla fatura), em que o processo de venda de medicamentos se torna mais simples, saindo do fabricante direto ao distribuidor autorizado, que direciona os produtos aos hospitais, clínicas e farmácias. Além disso, também são apostas as licitações centralizadas e separação entre prescrição e venda de medicamentos. O mercado está se consolidando rapidamente, com empresas líderes ganhando participação e investindo em logística inteligente, automação, expansão para serviços de valor agregado como cadeia fria, armazenamento inteligente, rastreabilidade e plataformas digitais.

    O Brasil ainda tem desafios específicos, como a regulação sanitária, a desigualdade no acesso à tecnologia e a concentração de serviços médicos nas grandes cidades. Mas a jornada chinesa aponta caminhos possíveis. A adoção de ferramentas digitais pode ajudar a melhorar o acesso à saúde, ampliando os serviços prestados pelas farmácias e a colaboração entre setor público e privado pode democratizar o cuidado.

    Empresas do setor farmacêutico que dominarem logística avançada, integração digital e relacionamento com farmácias clínicas sairão na frente. O futuro do setor será moldado por players que combinem capilaridade física com tecnologia de dados. A missão à China mostra que os próximos passos para o varejo farmacêutico estão na entrega de soluções completas de saúde. Integrar tecnologia, logística, atendimento e prevenção será essencial para responder às novas expectativas do consumidor e cuidar melhor das pessoas.

    *Bernardo Craveiro é diretor de Farma na Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo

    Foto: Divulgação

    Leia também:

    Linx tem novo diretor para vertical de Farma

     

     

    china farmácias linx plataforma digital
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Novo Nordisk prevê Wegovy em comprimido e queda no preço da semaglutida injetável

    18 de julho de 2025

    iFood e Grupo L’Oréal no Brasil firmam parceria

    18 de julho de 2025

    Raia e Drogasil vão distribuir R$ 1 milhão em prêmios

    18 de julho de 2025

    About Woman mira canal farma para expandir atuação

    18 de julho de 2025

    Doenças crônicas agravam impacto do Vírus Sincicial Respiratório em idosos, diz estudo

    18 de julho de 2025

    Tema da NRF 2026 destacará o futuro dos modelos de negócio no varejo

    18 de julho de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Saúde é autocuidado

    Saúde é autocuidado

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Essenciais para o equilíbrio

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Envelhecendo com consciência

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Dermatite seborreica sem tabus

    4 de julho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Novo Nordisk prevê Wegovy em comprimido e queda no preço da semaglutida injetável

    18 de julho de 2025

    iFood e Grupo L’Oréal no Brasil firmam parceria

    18 de julho de 2025

    Raia e Drogasil vão distribuir R$ 1 milhão em prêmios

    18 de julho de 2025

    About Woman mira canal farma para expandir atuação

    18 de julho de 2025

    Doenças crônicas agravam impacto do Vírus Sincicial Respiratório em idosos, diz estudo

    18 de julho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.