fbpx

Abbott desenvolve nova solução para mulheres com diabetes gestacional

Aprovação da Anvisa permitirá que o sistema FreeStyle Libre seja usado para medir os níveis de glicose neste público

A Abbott, empresa global de cuidados para a saúde e líder mundial em monitoramento contínuo de glicose, anuncia que a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do sistema FreeStyle Libre para mulheres brasileiras que desenvolverem diabetes gestacional durante a gravidez para monitorar seus níveis de glicose.

Isso permitirá que os profissionais de saúde monitorem remotamente o status e o histórico de glicose de suas pacientes durante a pandemia, limitando a necessidade de consultas presenciais no consultório.

“A pandemia do coronavírus apresentou um novo conjunto de desafios para as mulheres grávidas que vivem neste momento. Esta indicação expandida para FreeStyle Libre demonstra o impacto positivo da tecnologia no gerenciamento do diabetes e a capacidade dos profissionais de saúde e cuidadores de apoiar remotamente também as pessoas que desenvolvem diabetes na gestação, período este tão importante de suas vidas”, disse  o diretor médico regional da Divisão de Cuidados para Diabetes da Abbott, Dr. Douglas Barbieri.

O que é diabetes gestacional?

Diabetes gestacional é um tipo de diabetes que se desenvolve durante o segundo ou terceiro trimestre de uma gravidez.

Contudo, esta condição pode afetar a saúde da mãe e do bebê. Portanto, é importante para mulheres com diabetes gestacional gerenciar adequadamente seus níveis de glicose para reduzir o risco de resultados adversos.

Por meio do escaneamento de um segundo usando um leitor ou smartphone sobre o sensor de FreeStyle Libre usado na parte posterior superior do braço, as leituras de glicose são medidas a cada minuto e o usuário pode obter resultados atuais de glicose, setas de tendências e padrões históricos que mostram para onde os níveis de glicose estão indo sem a necessidade das rotineiras picadas nos dedos.

Ao mesmo tempo, os médicos receberão dados de glicose e informações relevantes ​​remotamente para ajudar a tomar importantes decisões de tratamento por meio do LibreView, um sistema seguro de gerenciamento de diabetes baseado em nuvem disponível sem custo para profissionais de saúde e usuários.

Além disso, os cuidadores poderão ajudar remotamente a gestante no controle do diabetes por meio do LibreLinkUp (iOS ou Android), um aplicativo que permite que dados de glicose sejam compartilhados por pessoas que usam o aplicativo FreeStyle LibreLink (iOS ou Android).

Ambos aplicativos estão disponíveis para download gratuito.

Benefícios para gestantes

Recentemente, Abbott publicou um estudo com dados de vida real de aproximadamente 18.000 pessoas com diabetes no Brasil que utilizam o FreeStyle Libre e constatou que os usuários da tecnologia monitoram sua glicose em média de 14 vezes.

Isso significa o triplo do mínimo recomendado pelas diretrizes brasileiras para os testes tradicionais, que precisam da punção no dedo.

Esta informação inédita está associada a um melhor controle da glicose, ou seja, aumento do tempo na faixa alvo de glicose e diminuição do tempo na hiperglicemia (altos níveis de glicose) e hipoglicemia (baixos níveis de glicose), ajudando pessoas com diabetes a fazerem escolhas com mais facilidade para melhorar sua própria saúde e viver uma vida mais plena.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário