A Abbott lança no Brasil sua plataforma molecular point of care ID NOWTM com testes para a detecção rápida de doenças respiratórias, como a gripe, bronquiolite e a faringoamigdalite. A plataforma ID NOW é um sistema de diagnóstico molecular isotérmico rápido para a detecção qualitativa de doenças infecciosas. A tecnologia avançada do sistema fornece resultados em apenas alguns minutos, permitindo que os médicos tomem decisões clínicas mais eficazes durante a visita do paciente.
A influenza é uma das doenças virais mais prevalentes e potencialmente mortais no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, somente em 2018 foram registrados mais de mil óbitos por influenza no Brasil. No entanto, a maioria das pessoas nunca fez um teste para identificar a gripe. A falta de diagnóstico ou diagnósticos incorretos podem levar a um tratamento inadequado. Além disso, eles podem causar a incapacidade de interromper a transmissão da infecção.
Os testes ID NOW, da Abbott, oferecem a detecção e diferenciação molecular mais rápida de Influenza A e B, em menos de 15 minutos, com uma identificação precoce de resultados positivos em cinco minutos. Os testes para diagnóstico do vírus sincicial respiratório (VSR), que é o principal causador da bronquiolite, apresentam resultados em 15 minutos ou menos. Já o teste para detectar a Estreptococo do grupo A, principal causa de faringite bacteriana (dor de garganta), é duas vezes mais rápido que outros testes moleculares disponíveis. O resultado sai em em seis minutos ou menos, com resultados positivos em menos de dois minutos. Dessa forma, sem necessidade de confirmação de cultura para resultados negativos.
Velocidade e eficácia na plataforma molecular da Abbott
“O sistema ID NOW combina velocidade e eficácia para uma entrega ágil de resultados moleculares. Isso pode ser crucial para uma tomada de decisão mais rápida e precisa em relação ao tratamento”. Assim, afirma o diretor de marketing para mercados emergentes da divisão de diagnósticos rápidos da Abbott, Arthur Zeraib. “Agora estamos disponibilizando essa tecnologia inovadora no Brasil. Assim, visando melhorar o padrão de atendimento e reduzir a ameaça de epidemias virais”. A plataforma molecular pode ser usada em diversos ambientes de saúde. Esses ambientes incluem clínicas, consultórios, hospitais, laboratórios e outros lugares que necessitem de diagnóstico próximo ao paciente.
“Estudos revelam que diagnósticos baseados somente na análise clínica do médico têm um índice de assertividade de apenas 29%. A possibilidade de obter resultados rápidos e com precisão molecular em apenas cinco minutos, identificando a presença de infecções pelo vírus influenza, vírus sincicial respiratório e pelo Estreptococo do grupo A, é um desenvolvimento revolucionário. Dessa forma, permitindo uma tomada de decisão mais ágil e assertiva”, conta o professor especialista em pediatria e infectologia e diretor do departamento de pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Dr. Paulo Marco Aurélio Sáfadi. “O teste rápido também possibilita a redução do uso inapropriado e abusivo de antibióticos. Afinal, isso pode ocorrer quando o tratamento é baseado exclusivamente nos sintomas do paciente”.
Foto: Shutterstock
Fonte: Abbott