A Abbott anunciou hoje (5) a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do seu dispositivo de teste rápido Panbio Covid-19 Ag, usando um swab nasal para coleta de amostras.
O teste recebeu autorização para uso por profissionais de saúde no Brasil para a detecção do vírus SARS-CoV-2 em pessoas com suspeita de Covid-19.
E também entrou para a lista de Uso de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Panbio Covid-19 Ag é uma opção confiável, acessível, portátil e escalonável para testes de Covid-19 e não requer instrumentação e fornece resultados em até 15 minutos.
Tornando-se, assim, uma ferramenta valiosa para estratégias de saúde privada e pública.
Incluindo o rastreamento de contato e testes em larga escala de pessoas com suspeita de infecção ativa.
Acesso aos testes
Os testes de antígeno detectam uma proteína do vírus para determinar se alguém está infectado.
Como eles fornecem informações críticas em um ponto do ciclo de infecção quando as pessoas estão sob maior risco de espalhar a doença, os testes de antígeno podem ser uma ferramenta poderosa para retardar a disseminação da infecção.
Com os testes rápidos de antígeno, esses resultados podem, então, ser compartilhados na hora do atendimento.
O teste rápido de antígeno pode ajudar a:
- Ampliar a acessibilidade aos testes devido ao seu design simples e coleta de amostra nasal menos invasiva, que é mais confortável para as pessoas que estão sendo testadas.
- Possibilitar testes mais frequentes devido à sua acessibilidade e resultados rápidos.
- Melhorar a escala do teste para além dos testes do tipo PCR.
- Apoiar estratégias de saúde pública e privada, especialmente quando combinadas com soluções tecnológicas.
Abbott tem aprovação da Anvisa para o seu novo teste antígeno portátil
Panbio COVID-19 Ag é um ensaio de fluxo lateral para detecção rápida e qualitativa do vírus SARS-CoV-2, que usa então um swab de nasal ou de nasofaringe para a coleta de amostras de indivíduos.
Nenhum teste de confirmação é necessário.
Os resultados negativos devem, portanto, ser combinados com observações clínicas, histórico do paciente e informações epidemiológicas.
Contudo, como não impedem a infecção por Covid-19, não podem contudo ser usados como única base para o tratamento ou outras decisões de gestão.
Os resultados de um estudo clínico da Abbott com 508 amostras coletadas por swab nasal demonstraram que o teste Panbio Covid-19 Ag tem sensibilidade de 98,1%.
E também uma especificidade de 99,8% em pessoas com suspeita de exposição a Covid-19 ou que tiveram sintomas nos últimos sete dias.
A saber, Panbio Covid-19 Ag foi projetado com recursos de segurança de risco biológico para reduzir o risco de contaminação viral enquanto os profissionais de saúde realizam o teste.
Abbott lança teste rápido de antígeno da Covid-19
Fonte: Abbott
Foto: Divulgação Aboott