AbbVie e Calico anunciam nova extensão de colaboração em doenças relacionadas ao envelhecimento

A colaboração avançou três programas de pesquisa clínica em imuno-oncologia e degeneração neurológica

A AbbVie e a Calico Life Sciences anunciaram nova extensão da parceria para descobrir, desenvolver e levar ao mercado novas terapias para pacientes com doenças relacionadas ao envelhecimento, incluindo degeneração neurológica e câncer. 

Como parte da colaboração, trabalhando em parceria com a AbbVie, a Calico, empresa de ciências biológicas, busca pesquisas em estágio de descoberta, utilizando tecnologia de ponta e recursos avançados de computação.

Já a AbbVie fornece suporte de desenvolvimento científico e clínico, além de sua experiência em futuras atividades de comercialização.

Doenças ligadas ao envelhecimento em estudo

Desde 2014, a colaboração produziu mais de 20 programas em estágio inicial em imuno-oncologia e degeneração neurológica que têm rendido novas formas de compreensão sobre a biologia do envelhecimento.

Além disso, AbbVie e Calico avançaram três alvos de degeneração neurológica e de câncer para a fase clínica.

Por exemplo, o principal alvo de imuno-oncologia, atualmente em estudos de Fase 1, inclui dois inibidores de PTPN2(proteínas tirosina fosfatase do tipo 2), que atuam em várias etapas no ciclo de imunidade do câncer.

“Nossa colaboração evoluiu para uma máquina de inovação, particularmente em novos alvos em oncologia e imuno-oncologia, e pode abrir novos caminhos para doenças complexas relacionadas à idade”, disse o médico e vice-presidente sênior de P&D e CSO (chief scientific officer) da AbbVie, Tom Hudson.

Ampliação de programas

“A extensão desta colaboração permite que os cientistas da Calico e a equipe de  Descobertas da AbbViecontinuem a evoluir a pesquisa transformadora que fizemos e avancem em mais programas pré-clínicos e clínicos”, disse o vice-presidente de Descobertas da AbbVie, Ph.D Gerry Fox.

Pelos termos do acordo, a colaboração entre as duas empresas se estenderá a partir de 2022 por mais três anos.

A Calico será, portanto, responsável pela pesquisa e desenvolvimento inicial até 2025 e avançará os projetos de colaboração da Fase 2a até 2030.

A AbbVie continuará a apoiar a Calico em seus esforços iniciais de P&D.

E, então, após a conclusão dos estudos da Fase 2a, terá a opção de gerenciar  atividades de desenvolvimento e comerciais.

Ambas as partes compartilharão, portanto, custos e lucros igualmente. AbbVie e Calico se comprometem a contribuir com US$ 500 milhões adicionais para a colaboração.

Fonte: AbbVie

Foto: Shutterstock

 

Deixe um comentário