HPC

Abihpec apresenta cenário de avanços e desafios em proteção solar

Encontro internacional discorreu sobre os principais avanços e perspectivas da área de proteção solar

A 6ª edição do Webinar Internacional Inovação Abihpec de Proteção Solar, realizado de 16 a 18 de junho pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

O evento contou com a participação de renomados palestrantes de todas as partes do mundo, que apresentaram temas de alta relevância para o setor de HPPC.

O encontro, que foi coordenado pelo Diretor de P&D e Fellow da Johnson & Johnson Brasil e membro do Conselho Científico-Tecnológico da Abihpec, Sérgio L. Oliveira, abordou os desafios atuais relacionados a ingredientes e formulação de protetores solares, aspectos socioambientais, o olhar atual da dermatologia e os esforços em harmonização internacional sob o escopo da ISO.

Durante a abertura do webinar, o presidente-executivo da Abihpec, João Carlos Basilio, exaltou a importância da proteção solar como essencial para a proteção à vida e a promoção da saúde das pessoas.

Ele também enfatizou o potencial de desenvolvimento da área no Brasil, tendo em vista a alta incidência solar durante o ano todo e a solidez do segmento no país, que apresentou alta de 7,7% em valor de vendas ex-factory, no primeiro trimestre de 2021, segundo o Painel de Dados de Mercado da entidade.

Dessa maneira, o primeiro dia do evento foi marcado pela participação do Chairman da ISO em proteção solar, Uli Osterwalder, que falou sobre o papel da instituição na harmonização global de padrões para o segmento.

Painéis

O webinar contou ainda com os painéis do Diretor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá/MG e membro do Conselho Científico-Tecnológico da Abihpec, Marcelo Corrêa, que expôs dados recentes de aspectos socioambientais da proteção solar no Brasil e em outras regiões tropicais.

A terceira participante do dia, a Coordenadora de Avaliação de Desempenho de Produtos da L´Oréal Brasil, Daphine Clemente, discorreu, então, sobre as atualizações nos métodos para a determinação in vivo e in vitro do FPUVA.

Já no segundo dia, o Diretor de Assuntos Médicos, Operações Clínicas e Pesquisa de Produtos da Beiersdorf (EUA), Eduardo Ruvolo, mostrou, dessa maneira, os avanços sobre a metodologia alternativa para a determinação do Fator de Proteção Solar (FPS).

Método HDRS, que baseia-se, portanto, na espectroscopia de reflectância difusa não invasiva; bem como sobre o plano estatístico para caracterização ou validação de métodos alternativos para FPS.

Mais apresentações

O Presidente da Sun & Skin Consulting LLC (EUA), Dr. Curtis Cole, apresentou as atualizações das normas ISO para a determinação do Fator de Proteção Solar (ISO 24444) e também para a determinação da resistência à água.

Curtis discorreu ainda sobre as mudanças com a revisão da regulação de protetores solares nos Estados Unidos.

Já o Chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Protetores Solares e Cuidados da Pele da DSM (Suíça), Jurgen Vollhardt, abordou o impacto da fotoestabilidade para consumidores, formuladores e o meio ambiente.

No terceiro e último dia do webinar, o Líder Global de Política de Ingredientes da Johnson & Johnson (EUA), Kurt Reynertson, ministrou painel sobre os desafios da área de proteção solar em relação à regulamentação, legislação e aspectos ambientais.

Na sequência, a visão atual da dermatologia sobre a fotoproteção, foi apresentada pelo Médico Dermatologista e Diretor da Medcin Instituto da Pele, Sérgio Schalka

Por fim, um panorama sobre os principais desafios para a formulação de fotoprotetores, foi apresentado pelo Especialista em Inovação da Basf Brasil, Vinícius Bim.

Oito erros quanto ao uso de protetor solar 

Fonte: Abihpec 

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário