Abradilan fecha 2019 com faturamento de R$ 6,6 bilhões

Abradilan teve faturamento de R$ 6,6 bilhões a Pharmacy Purchase Price (PPP - preço pago pela farmácia) em 2019, com crescimento total de 9,0%, e seus associados distribuíram mais de 1,1 bilhões de unidades, representando quase 20% do mercado total do varejo farmacêutico

Em 2019, os membros da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), tiveram um faturamento total registrado a Pharmacy Purchase Price (PPP – preço pago pela farmácia), de acordo com dados da IQVIA, de R$ 6,6 bilhões versus R$ 5,8 bilhões em 2018, o que totalizou um crescimento real de 6,7% em 2019. É importante ressaltar que seus associados distribuíram mais de 1,1 bilhões de unidades. Assim, representando quase 20% do mercado total do varejo farmacêutico.

Cerca de 65% do negócio do varejo farmacêutico é atendido pelo canal de distribuição, o que reforça o papel e a importância dos distribuidores no abastecimento do varejo farmacêutico. Desse modo, a Abradilan está presente em todos os estados brasileiros, com uma cobertura de mais de 85% em todas as categorias de produtos das farmácias e drogarias. Se forem consideradas apenas as categorias de 1-7 (definição da IQVIA para definir tamanhos de lojas), esse índice sobre para 95% de cobertura.

De acordo com o presidente da Abradilan, Vinícius Andrade, os resultados alcançados em 2019 foram muito relevantes, expondo números bastante positivos. A Abradilan está presente em 95% dos municípios brasileiros e vem crescendo acima do mercado farmacêutico, mesmo quando a população e o País ainda se recuperam da crise. “Para 2020 pretendemos potencializar, cada vez mais, a distribuição regional, que aquece o mercado e fortalece os associados”, diz.

Foto e fonte: Abradilan 

Deixe um comentário