Abrafad cresce 13% e fatura R$ 1,8 bilhão em 12 meses

Entidade fundada em 2017 reúne redes associativistas em 12 Estados e já representa 1,5% do mercado financeiro das farmácias e 2% em unidades

O mercado farma no país, representado pelas redes de farmácias, grupos associativistas, franquias e farmácias independentes, apresentou, entre julho de 2019 e junho de 2020, faturamento da ordem de R$ 118 bilhões, o que representa um crescimento de 11% sobre o ano anterior. A Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias, criada em 2017 a partir da união de forças entre as redes Melhor Compra, Soma Drogarias e Universal Farma e fortalecida em seguida pela Multifarma, Small Farma e Usifarma, contribuiu com 13% de evolução no mesmo período, totalizando R$ 1,8 bilhão de faturamento, como apontam os dados do Panorama Farmacêutico da IQVIA. No acumulado de julho de 2018 e junho de 2019, a associação já havia registrado vendas de R$ 1,6 bilhão, acréscimo de 9,8% sobre o mesmo período do ano anterior. Isto demonstra o crescimento contínuo da associação acima do mercado.

Crescimento das redes da Abrafad

Em unidades, no mesmo período, julho de 2019 a junho de 2020, o crescimento de 7,5% do mercado farma continua sendo fortemente alavancado pelas associações e franquias em especial, além das farmácias independentes, que também aumentaram suas vendas em índices superiores aos das redes. Nesse fundamento, a Abrafad registrou vendas de 109 milhões de unidades, um crescimento de 14,6% nos últimos 12 meses. A entidade já havia registrado aumento de 10,6% no mesmo período do ano anterior, corroborando sua performance positiva no segmento de atuação.

A Abrafad, com nove grupos associados, representa 1,5% do mercado financeiro global e de 2% em unidades, com destaque para sua participação nas regiões Sudeste e Nordeste do país. Só no primeiro semestre de 2020, as redes associadas da Abrafad registraram vendas de R$ 943 milhões. No primeiro trimestre, de janeiro a março, elas foram de R$ 464 milhões. No último trimestre, de abril a junho, as vendas somaram outros R$ 479 milhões (3,3% maior do que o trimestre anterior), mostrando uma forte tendência de evolução.

Segundo Nílson Ribeiro, diretor-executivo da Abrafad, o crescimento dos segmentos de associações e franquias tem demonstrado forte evolução nos últimos anos, acima das redes e das farmácias independentes. “Isso mostra que a organização do varejo independente em grupos corporativos, unindo forças para se tornarem mais competitivos e investirem em modelos de gestão eficientes, fundamentados em treinamento, ferramentas, indicadores de performance, relacionamento com fornecedores e foco no consumidor, faz muita diferença”, afirma o executivo. “Esse é o verdadeiro sentido de transformar uma farmácia em um negócio de qualidade, onde o empreendedorismo empresarial se sobressai ao proprietário de uma farmácia”, completa.

Expansão da rede pelo país

Até o fim do primeiro semestre, a Abrafad reunia 1,9 mil pontos de venda em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre e Santa Catarina. A meta da entidade é atingir 3 mil PDVs associados até o final do ano. E para isso, a diretoria busca redes associativistas com mais de 25 lojas em todo o país. “Estamos também fechando mais parcerias com as indústrias, distribuidores e prestadores de serviço para fomentarmos ainda mais negócios para nossas redes”, destaca Ribeiro.

Foto e fonte: Abrafad

 

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