Abrafad estima crescer 15% em compras e fechar 2022 com 5,2 mil PDVs pelo país

No 2º semestre de 2021, Acofarma, Rede Bem Drogarias, Ultranorte Popular e Lucremais se juntaram à associação com mais de 600 PDVs

A Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad) fechou 2021 com R$ 3,6 bilhões de faturamento e 4.180 pontos de vendas (PDVs ) pelo país, de acordo com dados acumulados da IQVIA e registros internos de lojas associadas.

Agora, a meta para 2022 é manter o crescimento acima de dois dígitos, na ordem de 15%, e chegar a R$ 4 bilhões em faturamento e a 3% market share com 5,2 mil PDVs.

“Os índices já consolidados nos colocam numa posição confortável e ao mesmo tempo desafiadora para continuar estruturando e crescendo os negócios e a importância da entidade para o mercado farmacêutico brasileiro”, destaca o diretor-executivo da Abrafad, Nílson Ribeiro.

Crescimento da Abrafad em números de PDVs

No entanto, para manter a linha de crescimento, a Abrafad aposta na conexão e na inclusão do varejo independente como hub de saúde e bem-estar, a exemplo dos grandes players nacionais e internacionais.

Paralelamente, a associação consolidará as ferramentas de gestão, indicadores de desempenho, fidelização de consumidores e treinamento.

Proporcionando, dessa maneira, ao varejo condições de crescer as vendas, a rentabilidade e a competitividade no mercado.

á no princípio deste ano ela aportará outras ferramentas de orientação para os negócios e fortalecerá os caminhos de consultoria e ajuda às redes associadas e varejos independentes com profissionais especializados.

Criada em 2017 a partir da união de forças entre as redes Melhor Compra, Soma Drogarias e Universal Farma e fortalecida em seguida pela Multifarma, Small Farma e Usifarma.

Atualmente, a Abrafad espera agregar mais cinco redes em 2022 em regiões estratégicas do país.

A meta de fechar 2021 com 4 mil PDVs foi superada, com a chegada, no segundo semestre, das redes Acofarma, Rede Meta Drogarias, Rede Bem Drogarias, Ultranorte Popular e Lucremais, que juntas somaram mais de 600 novos pontos.

“Vivemos quase dois anos de pandemia do coronavírus e ainda assim crescemos. Sinal de que o mercado acredita em nosso trabalho”, comemora Ribeiro.

Reconhecimento

O grupo de 15 gestores (empresários) e 17 bandeiras (redes) são reflexos de um trabalho sério e contínuo que começou há pouco mais de quatro anos na busca incessante pelo equilíbrio e sustentabilidade na gangorra de concorrência e competitividade cada vez mais acirradas no mercado.

“Hoje temos reconhecimento da indústria e distribuidores, que nos enxergam como uma grande alternativa para negócios”, afirma Ribeiro.

O crescimento da Abrafad reflete também em suas redes associadas.

“Entramos na associação em 2018 e desde então adquirimos uma nova experiência, melhoramos nossos processos e conquistamos novos horizontes”, diz o diretor da Usifarma, Alessandro da Silva Bianchi.

Desde que passou a integrar a Abrafad, os números de crescimento anual da Usifarma não param de crescer. Já foi de 12% a 15% e hoje estão entre 23% e 25%.

Já o diretor da Supermais, rede perto de 200 farmácias, presente em cidades da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, Ernani Martins Sá, lembra que fazer parte da Abrafad abriu-lhe as portas junto aos fornecedores.

“Fazemos parte da associação desde 2020 e hoje vejo como é importante estarmos embaixo de seu guarda-chuva. Estamos mais próximos da indústria e de prestadores de serviços que contribuem diretamente com o nosso crescimento”, diz Sá.

Parcerias estratégicas

Ribeiro, da Abrafad, agradece parceiros, como Sandoz e a Profarma, que apostaram nas estratégias da associação em desenvolver o varejo independente e permitiram os primeiros passos da federação.

“Na sequência, e por dois anos consecutivos, contamos com a força do Grupo Santa Cruz e Panpharma, que carrearam para nossas fileiras mais de uma dezena de indústrias que já colhe os frutos da força coletiva e do crescimento dos negócios”, afirma o executivo.

A entidade espera que a partir de 2022, com o controle do Covid-19 e a possibilidade de reuniões presenciais, possa, então, acrescentar mais parceiros, entre indústrias, distribuidores e prestadores de serviço.

Experiência em eventos

O ano de 2021 foi encerrado pela Abrafad com a realização, nos dias 10 e 11 de dezembro, do 1º Encontro de Relacionamento e Negócios e o fechamento com a assembleia de redes associadas, ambos presenciais em São Paulo.

“Em 21 dias organizamos o evento, contamos com 14 patrocinadores, reunimos cerca de 200 executivos de 32 indústrias, distribuidores da Abafarma e da Abradilan, além de prestadores de serviços. E o Jantar de Confraternização, confirmado inicialmente para 90 pessoas, reuniu 117 executivos”, diz Ribeiro.

Para 2022, de acordo com Ribeiro, estão programados mais dois encontros no mesmo modelo, para maio e novembro, e pelo menos uma feira virtual.

Abrafad cresce 7,1% em valores no trimestre de maio a julho e vendas atingem R$ 821 milhões 

Fonte e foto: Abrafad

 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário