Abrafarma desenvolve aplicativo para auxiliar na vacinação contra a Covid-19

A novidade foi apresentada durante o evento online de comemoração aos 30 anos da entidade

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) desenvolveu o aplicativo Vacina na Farmácia, para auxiliar na vacinação contra a Covid-19 no País. A ferramenta, que já está pronta, espera a liberação pelas autoridades responsáveis para o início da vacinação contra o vírus em farmácias e drogarias.

De acordo com o CEO da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto, a entidade, que já disponibilizou ao Ministério da Saúde, suas 5.500 salas de injetáveis, com equipes de plantão, aguarda a liberação, que ainda não tem previsão, para ajudarem na vacinação gratuita contra a doença, auxiliando na aceleração do andamento da fila da imunização. A Abrafarma também disponibilizou seus centros de distribuição para auxiliar na logística.

O aplicativo Vacina na Farmácia funcionará através de um agendamento, que mostrará as farmácias mais próximas ao paciente e os horários disponíveis para a aplicação da vacina. Além disso, a ferramenta também possibilita agendar um lembrete minutos ou horas antes do agendamento. Então, ao chegar na farmácia, basta apresentar o QR Code disponível no aplicativo e aguardar o aviso sobre a próxima dose.

Assim, o aplicativo servirá também como uma carteirinha de vacinação.

Vacinação dos farmacêuticos

Os farmacêuticos e profissionais de farmácia estão no grupo prioritário da imunização no País por serem profissionais da saúde, porém, devido a falta de doses, esses profissionais seguem aguardando seu momento na fila.

A Abrafarma celebrou 30 anos em abril, de olho na farmácia do futuro e no farmacêutico clínico, que conversa com o paciente, ouvindo-o e questionando-se sobre como auxiliá-lo; visando transformar a farmácia, para que as mesmas atuem em deixar as pessoas mais saudáveis e com mais qualidade de vida.

A entidade já conta com mais de 8 mil lojas pelo País, com faturamento de mais de R$ 58 bilhões. Somente em 2020, 888 milhões de atendimentos clínicos foram realizados nas redes associadas.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Abrafarma

Deixe um comentário