Abrafarma emite nota oficial sobre a reportagem do Fantástico

Entidade explica pontos abordados na reportagem

Tendo tomado conhecimento do inteiro teor da reportagem sobre “empurroterapia”, exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, no dia 16 de maio, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) apresenta os seguintes esclarecimentos:

1. Os exemplos citados na matéria explicitam uma prática que, de fato, pode ocorrer nos balcões de diversas farmácias, mas é importante que não se façam generalizações. A Abrafarma representa as grandes redes de drogarias, e tem no respeito ao consumidor e à prescrição médica um dos seus valores fundamentais, desenvolvendo um trabalho sério para cuidar da saúde da nossa população

2. Medicamentos genéricos têm eficácia comprovada e são um importante instrumento de acesso à população. Os preços são bem mais baixos e permitem que milhões de brasileiros cumpram seu tratamento em razão de seu menor custo. Genéricos evitam agravos, salvam a vida das pessoas e representam uma conquista do povo brasileiro

3. Produtos à base de vitaminas são importantes instrumentos acessíveis ao consumidor global, para melhora da imunidade e suplementação. Estão disponíveis em centenas de países. O autoconsumo responsável de suplementos é, inclusive, uma prática preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses produtos são classificados como suplementos nutricionais e não como medicamentos

4. Não se pode confundir a oferta de descontos e promoções com empurroterapia, que consiste em fazer com que o cliente adquira um medicamento de que não necessita com um discurso mentiroso e manipulador. Os descontos, ofertas e promoções reduzem o preço dos produtos e aumentam a sua acessibilidade e a adesão ao tratamento.

5. Nas boas redes de drogarias, os farmacêuticos e atendentes são profissionais capacitados e conscientes de suas responsabilidades, e estão disponíveis para assistência à venda em todos os estabelecimentos. São o pilar fundamental de um setor importante para a vida de milhões de brasileiros, que têm na farmácia um dos lugares de maior confiança do país, segundo pesquisas ao longo do tempo. Tais profissionais estão prontos a auxiliar, esclarecer, aconselhar e acompanhar os pacientes, e contam com o carinho e o respeito do consumidor

Por fim, é importante mencionar que, nos últimos anos, as redes associadas à Abrafarma se transformaram num verdadeiro hub de saúde, que apoia os brasileiros nos rincões desse enorme país.

Nesses tempos de pandemia, têm sido importante instrumento de apoio à população, realizando milhões de testes rápidos e trabalhando de forma incansável para que não faltem medicamentos, que recuperam a saúde e levam qualidade de vida e longevidade a todos.

“Nosso compromisso sempre foi e será com a saúde. É assim que sempre fizemos e vamos continuar fazendo”. diz o CEO da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto.

Novo projeto da Abrafarma ressalta papel das farmácias no acesso à saúde 

Fonte: Abrafarma

Foto: Divulgação

 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

1 comentário

  1. Perfeito o pronunciamento da Abrafarma.
    Como sempre a mídia procura desconstruir as entidades sérias deste pais.
    Eu e minha mulher temos a necessidade de medicamentos para melhorar a nossa saúde, bem como, de suplementos de vitaminas sob a supervisão de excelentes funcionários das farmácias de nossa preferência.

Deixe um comentário