Abrafarma Future Trends 2019: começou um dos maiores eventos do canal farma

A primeira parte do Abrafarma Future Trends 2019 contou com palestras sobre a transformação digital no setor farmacêutico e estratégias para digitalizar a jornada de compra do consumidor

Começou hoje (03/09) a 6ª edição do Abrafarma Future Trends, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). O congresso, organizados pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), busca promover o crescimento e o desenvolvimento do setor farmacêutico. A abertura do evento contou com a presença do presidente da associação Eugenio De Zagottis e do ministro da saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta.

“Acreditamos que o atual cenário político e econômico é promissor para o setor farmacêutico. Alguns dos assuntos em pauta, como a desoneração dos medicamentos é uma missão histórica da Abrafarma. Ficamos muito felizes de poder contar com a presença de autoridades no assunto e do ministro Mandetta”, afirmou De Zagottis.

Um dos eventos que marcaram a manhã foi a palestra sobre a Transformação Digital e o Futuro da Saúde, ministrada pelo presidente do UnitedHealth Group Brasil e do conselho do Hospital Albert Einstein, Claudio Lottenberg. “Nossa principal meta para o futuro do setor farmacêutico é engajar e converter os clientes pela conveniência e acessibilidade. Assim, criando uma relação a longo prazo com o consumidor”, afirma Lottenberg.

Tecnologia aliada a prevenção das doenças

Atualmente, 9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é destinado à saúde. Se não dermos a atenção necessária à prevenção, em 20 anos, a porcentagem destinada à área dobrará, de acordo com a consultoria McKinsey & Company. “Devemos destacar o papel primordial que as farmácias terão na transformação da saúde brasileira. A farmácia é o elo da cadeia da saúde que tem maior frequência e interação com a população. São mais de 80 mil drogarias a serviço do País. Dessa forma, elas devem estar alinhadas para agir na prevenção das doenças e na promoção da saúde”, afirma De Zagottis. “Campanhas como o setembro amarelo, e serviços como a aferição de pressão e testes de glicemia, são cruciais para desafogarmos o serviço de saúde do País e melhorarmos o sistema como um todo”.

Outra questão destacada foi a importância de usar a tecnologia para mudar a forma como as pessoas cuidam da própria saúde, bem como utilizá-la para auxiliar no tratamento das doenças. “A tecnologia auxiliará a melhorar a experiência do shopper no ponto de venda (PDV). Além disso, ela ajudará a personalizar o atendimento e incentivar o paciente a não desistir do tratamento”, completou Lottenberg.

O Guia da Farmácia está presente no Abrafarma Future Trends 2019 e você pode acompanhar a cobertura completa através do Instagram https://www.instagram.com/guiadafarmacia/.

Foto: Guto Marcondes
Fonte: Guia da Farmácia

Deixe um comentário