As grandes redes de farmácias do país se reuniram no Abrafarma Future Trends 2024, nos dias 13 e 14 de agosto, em São Paulo (SP), para um debate sobre o cenário atual, inovações e o futuro do mercado, além de networking. O evento reuniu cerca de 4.700 pessoas, entre profissionais do setor, executivos da indústria farmacêutica e de bens de consumo, fornecedores de serviços e tecnologia, consultores e líderes de opinião.
O Guia da Farmácia acompanhou as novidades da 11ª edição do evento, promovido pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que neste ano passa a ocorrer em um espaço maior, no Distrito Anhembi, na capital paulista. Com isso, o Future Trends, que neste ano teve o tema “Conecte-se com o futuro”, dobrou de tamanho em relação à edição anterior, com 90 expositores.
Fundada há 33 anos, a Abrafarma reúne as 29 maiores redes de farmácias do Brasil, que somam 10.600 lojas e realizam 1,2 bilhão de atendimentos por ano.
Segundo o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, o Brasil representa 58,2% do varejo farma da América do Sul e puxa o crescimento da região há vários anos. No evento, ele mencionou que as farmácias movimentam R$ 144 bilhões (considerando preços com desconto) e 8 bilhões de unidades. As grandes redes representam 41,9% das unidades dispensadas no país, de acordo com dados da Close-Up.
As grandes redes ligadas a Abrafarma estão presentes em 1.099 cidades do Brasil, com cobertura de 71,9% da população, segundo a IQVIA. Além disso, dispensam 52,4% de todos os alimentos e bebidas vendidos em farmácias, 68% dos produtos de conveniência, 50,4% de produtos infantis, 69,4% de dermocosméticos, 52% de todo o volume de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos; e 56,4% de todos os medicamentos promovidos.
“Temos muito orgulho da farmácia que construímos no Brasil, referenciada com o que existe de melhor no mundo. Por isso que no Future Trends trazemos ainda mais novidades e olhamos para o futuro”, disse Mena Barreto, na abertura do evento.
Tendências de negócios
O congresso apresentou palestras sobre o contínuo processo de transformação do modelo de negócios das farmácias.
Um dos destaques foi a palestra de Guilherme Serrano, brasileiro que lidera a área de desenvolvimento corporativo e M&A da CVS Health, a maior empresa do varejo farmacêutico do mundo, com 9 mil lojas e que faturou US$ 355 bilhões em 2023. (link para matéria CVS)
Serrano contou a jornada da companhia para criar, ao longo dos últimos anos, um ecossistema que tem o cliente no centro e inclui farmácias, PBM (Pharmacy Benefit Managers, uma espécie de plano de saúde que cobre medicamentos), plano de saúde e entrega de serviços de saúde. Isso foi feito por meio de aquisições e significou uma disrupção em relação ao modelo tradicional.
“Essa transformação foi importante do ponto de vista de abertura de novas frentes de negócio”, disse. O executivo também detalhou os serviços prestados nas clínicas dentro das farmácias CVS, que cumprem um papel importante na atenção primária de saúde da população norte-americana.
No segundo dia de evento, Diego Barreto, CEO do iFood e autor dos livros O cientista e o executivo e Nova economia, falou sobre modelo de negócios da companhia, projetos e inovações que impulsionam o crescimento.
Segundo ele, a cultura da empresa está apoiada em pilares da ciência – formular hipóteses, testar e ter transparência na comunicação –, que dão velocidade às estratégias. “É preciso reconhecer que os grandes ciclos de disrupção, como as revoluções industriais, a massificação da economia, a internet, acontecem rápido e que a nostalgia atrapalha. Ao longo do tempo as empresas não se perpetuam porque elas ficam presas a dogmas que não fazem sentido”, afirmou.
O executivo também contou que, no modelo de gestão do Ifood, as metas miram resultados exponencias e todo o time sabe o que fazer para atingi-las. Com esse mindset, a empresa cresceu 70% nos últimos oito anos. “E vamos crescer 35% em 2024”, disse Barreto.
Em outros momentos, executivos das grandes redes de farmácias, como Pague Menos, Araujo, RD Saúde, Panvel, DPSP e Drogal, dividiram o palco e mostraram suas visões sobre estratégias, projetos, tecnologia e planos futuros.

Farmácias e indústrias também tiveram encontros específicos durante o evento para discutirem planejamento, ações e negociações.
Temas como retail media, hipersonalização, Inteligência Artificial, legislação do setor farma, prevenção de perdas, entre outros, também foram abordados por especialistas durante o congresso.
Lançamentos
Na área de exposição, indústria farmacêuticas, de higiene pessoal e beleza, alimentos e bebidas, além de fornecedores de tecnologia e serviços estiveram apresentaram lançamentos, ativações e soluções para as farmácias.
A Nestlé, por exemplo, destacou a linha de leites e suplementos, com ativações e degustações em seu estande e em vários outros pontos do evento.

A Hypera Pharma marcou presença no Future Trends para estar mais próximos de parceiros e clientes. No estande, apresentou a embalagem promocional de Engov After Red Hits para o Rock in Rio, a degustação de Tamarine Dual Fit, além de destacar suas marcas de Consumer Health, como Benegrip, Buscopan, Engov, Epocler, Estomazil, Neosaldina e Zero-Cal; de prescrição, com a linha Mantecorp Farmasa; de dermocosméticos com Mantecorp Skincare, Simple Organic e Bioage; e em similares e genéricos, com a Neo Química.
Já a Kenvue, dona das marcas Johnson’s, Neutrogena, Listerine, Tylenol e Sempre Livre, montou um estande focado em inovações, anunciando o pré-lançamento de xampu Johnson’s com fragrância de camomila e do protetor solar Neutrogena Hydro Boost. No estande, interações com público para mostrar, por exemplo, as novas embalagens de Tylenol, além da distribuição de brindes.
Higiene e Beleza
A Hertz participou pela quarta vez do Future Trends com um objetivo claro. “O evento é muito relevante para o setor e, como indústria especialista em consumer health, para nós é fundamental estar nas lojas e conhecer as estratégias das redes para ampliar as parcerias e os negócios”, disse CEO da companhia, Arthur Hertz. No estande, destacou a linha de proteção solar com Helioderm, um dermocosmético vendido exclusivamente no canal farma.
Empresa que atua há mais de 30 anos de mercado, a Sinter destacou as suas várias frentes de negócios, como terceirização, private label e inovações nas suas marcas Farnese, com o novo sabonete desodorante, e Cloy, com a nova fórmula do sabonete que oferece hidratação.
Maquiagem é o negócio da Bauny, que em sua segunda participação no Future Trends apresentou os principais lançamentos, como blush 3 em 1, batom Luminous e iluminador líquido.
Demonstrar as inovações em collabs foi o foco da Condor, que atua em diversas categorias nos segmentos de limpeza, higiene bucal, beleza e pintura. No evento, o destaque foi para a nova parceria com a Mattel, trazendo escovas dentais, escova elétrica, escovas de cabelo e esponjas de banho com o tema do jogo Uno. “Na parceria com a Mattel também trabalhamos Barbie, que neste ano completa 65 anos. Então trazemos escovas dentais e do cabelo associando o design usado em cada década da boneca”, completou Fernanda Djanikian, diretora de marketing da Condor. Além disso, outra parceria com a Disney deu origem a linha de Divertidamente 2 e Pato Donald, personagem que faz 90 anos. “Queremos crescer dois dígitos neste ano, por isso apostamos muito nos lançamentos e na nossa uma coleção de escovas de cabelo e esponjas de banho Belê, que cresce no canal farma”, afirmou a executiva.
A Herbarium mostrou a expansão do portfólio de Musqueé, linha de fitocosméticos à base de óleo de Rosa Mosqueta, com novidades em autocuidado, como Vitamina C, Antiestrias Ultrahidratante, Máscara Esfoliante Multifuncional e Contorno dos Olhos. O estande contou com a exposição de itens da Quintal Dermocosméticos, marca posicionada como clean beauty adquirida pela Herbarium neste ano. Protetor solar, sérum, esfoliantes, entre outros produtos de skincare da Quintal são formulados com ingredientes milenares, naturais, orgânicos e veganos.
Com um portfólio de marcas Topz e Piquitucho, a Cremer, que faz parte do ecossistema Viveo, apresentou em seu estande a linha de lenços umedecidos, hastes flexíveis, algodões, curativos, primeiros socorros, além do lançamento de fraldas descartáveis infantis. “Nossa participação na Abrafarma Future Trends nos conecta com os principais parceiros do mercado e nos impulsiona a desenvolver produtos inovadores para o setor da saúde”, afirma Renan Hervelha, Diretor Executivo da Cremer.
A Dentalclean destacou em seu estande a nova linha juvenil de escovas de dentes com o personagem Stitch, além de outras como, Star Wars, Liga da Justiça e Peppa Pig. “Participar da Abrafarma Future Trends nos permite estar em contato direto com os principais players do mercado, compartilhar nossas novidades e receber feedback em tempo real. Estamos ansiosos para apresentar nossas linhas e fortalecer ainda mais nossa presença no mercado”, diz Giuliano Castro, Gerente Nacional de Vendas da Dentalclean.
Suplementos
Neste ano, a Vitamedic retomou a sua participação da Future Trends, mostrando seus lançamentos em medicamentos, com a fexodenadina pediátrica em suspensão, novidades em genéricos tarjados, medicamentos da Farmácia Popular e OTC, além da marca de suplementos Trustfuel.
Além dos lançamentos, a Catarinense Pharma relançou o Guia de Saúde, com conteúdo sobre suplementos alimentares. “O Guia de Saúde foi lançado em meados de 1952, e agora o trouxemos novamente, mas com o propósito de falar sobre saúde, porque antigamente falávamos sobre doenças. Queremos reforçar que a Catarinense é fonte de saúde e de informação também”, afirmou a nutricionista e consultora de treinamento da companhia, Talita Souza. O conteúdo apresenta temas como regulamentação e mitos e verdades sobre suplementos para diferentes públicos – consumidor final, profissional de saúde, farmacêutico e balconista – numa linguagem acessível.
Em seu estande, a Danone reforçou as linhas de nutrição infantil, com uma nova fórmula para primeira infância com ingredientes de origem vegetal. Já na linha adulta com YoPRO, com o novo sabor baunilha, e Nutridrink, suplementos que cada vez mais são direcionados para todos aqueles que se preocupam com saúde, e não apenas atletas. “O mercado de nutrição adulta cresce triplo dígito”, disse Juliana Moreti, diretora de Trade & Merchandising na Danone Brasil. Segundo ela, a venda de bebidas com proteína cresce no canal farma, principalmente com foco no consumo on the go. “Hoje quase 60% da venda é no ponto natural e 40% vêm da geladeira”. Além disso, a companhia mostrou mobiliários para farmácias, como vitrines, ponta de gôndola e refrigeradores, além de fazer ativações e degustações junto ao público do evento.
As marcas Linea Alimentos e Hummm, marca de snacks proteicos lançada esse ano pela Linea, também estiveram presentes no congresso da Abrafarma. “Nossa participação no segmento de farmácias, que já representa 16% do faturamento, é essencial para o crescimento da Linea. Nossos produtos se expandiram para além do público diabético e com restrições, alcançando todos que buscam aliar saúde e sabor em suas rotinas.”, afirma Oseias Andrade, Diretor Comercial da Linea Alimentos. No estande da empresa, foram realizadas ativações e distribuição de kits para parceiros e clientes.
O cuidado com o meio ambiente também ganhou no evento. A BHS (Brasil Health & Sustentability) chamou a atenção para o descarte correto de medicamentos com seu Programa Descarte Consciente, em que faz a instalação de displays para coleta de medicamentos vencidos nas farmácias. Além disso, oferece serviços que gerenciam todas as etapas de a logística reversa de medicamentos.
Inovações
Algumas inovações, ainda em fase de testes, foram demonstradas como exemplos que podem ser desenvolvidos pelas farmácias, de acordo com os avanços da legislação. Um deles é uma cabine de telemetria, onde o cliente entra e, com apoio de tecnologia, faz uma anamnese básica (medir pressão arterial, auscultar coração etc), depois, à distância, o médico analisa esses parâmetros.
Outro projeto é o Cuida, que aproveita a bula digital como oportunidade para aumentar a educação do cliente e a adesão ao tratamento. “Sabemos que muitos pacientes acabam abandonando o tratamento por desconhecer algumas informações. Queremos trazer um formato mais amigável da bula para aumentar o engajamento e o nível de informação e consciência dos usuários”, disse Willian Ferreira, supervisor de conteúdo do Cuida.
Segundo ele, a proposta atende as recomendações iniciais da Anvisa sobre a bula digital e a ideia é que o usuário possa pesquisar informações sobre medicamentos por meio de app, site ou totens instalados nos pontos de venda. Para tornar o conteúdo interativo, foi criado um avatar humanizado feito com apoio de Inteligência Artificial, que explica os detalhes das medicações; além disso, é um bot responde a perguntas do tipo: “este medicamento serve para rinite alérgica?”. Todo conteúdo está vinculado às bulas dos fabricantes para garantir informações seguras e, assim, incentivar o usuário a utilizar fontes confiáveis em vez de buscar na internet ou influenciadores que, muitas vezes, não são profissionais da saúde. Trata-se ainda de um protótipo que aguarda o avanço das diretrizes legais para ser implementado pelas farmácias.
Reportagem: Kathlen Ramos, editora-chefe, e Denise Turco, repórter do Guia da Farmácia.
Fotos: Denise Turco/Divulgação indústrias
Leia mais
Grandes farmácias devem chegar a R$ 100 bi em venda