
A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) indicou a Patrícia Peck Pinheiro para o conselho da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Ela fará parte do rol de candidatos à formação da lista tríplice do conselho.
O órgão federal foi criado para acompanhar e fiscalizar a adequação e o cumprimento da nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entra em vigor no próximo dia 1º de agosto.
O conselho será composto por 23 membros, sendo dois deles provenientes do segmento empresarial.
Dessa maneira, sua função será a de auxiliar na harmonização da nova norma com as demais legislações vigentes, como a Lei de Acesso à Informação.
Patrícia foi sugerida como representante do canal farma nesse processo.
E seu nome ganhou, assim, respaldo de outras entidades setoriais, como a Abafarma e a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan).
A saber, a Ordem dos Advogados de São Paulo (OAB-SP) também recomendou a especialista para o conselho.
Patrícia Peck Pinheiro é indicada pela Abrafarma para a ANPD
Advogada e profissional de tecnologia, Patrícia é programadora desde os 12 anos e seguiu, assim, a carreira nas áreas de direito digital, propriedade intelectual e também cibersegurança.
Ela preside o Instituto iStart de Ética Digital e atua também como professora e coordenadora em várias instituições de ensino.
Inclusive, foi convidada a lecionar na Escola de Inteligência do Exército Brasileiro.
“Ela é uma das precursoras do direito digital no Brasil, com 29 obras publicadas e comprovada experiência no varejo farmacêutico, na condição de consultora da Abrafarma e de algumas das redes associadas. Além disso, pelas complexidades logísticas do país e pela missão de garantir acesso à saúde e a medicamentos essenciais, o varejo farmacêutico tem na circulação e proteção de dados uma de suas premissas”, ressalta a CEO da entidade, Sérgio Mena Barreto.
Fonte: Abrafarma
Foto: Shutterstock