fbpx

Abramed registra aumento de 25% nos resultados positivos para Covid-19

Somente entre março e outubro de 2020, associadas à Abramed fizeram mais de 6 milhões de testes para Covid-19

Dados levantados pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) junto à suas associadas apontam aumento de 30% no número de testes para detecção da Covid-19 nos últimos 15 dias.

Também há aumento de 25% na quantidade de resultados positivos. Somente entre março e outubro de 2020, associadas à Abramed fizeram mais de 6 milhões de testes para Covid-19.

De acordo com a Abramed, a possibilidade de um novo afastamento dos pacientes das unidades de saúde, prejudicando  a prevenção, também contribuiu para o aumento no testes para a detecção da Covid-19.

O diagnóstico precoce de outras doenças alheias ao novo coronavírus e o tratamento de condições crônicas, preocupa a entidade, que já projeta drástica queda no número de exames gerais em 2020 no país.

O receio das pessoas em buscar assistência à saúde durante a pandemia está explícito na projeção da Associação, que estima, dessa maneira, uma redução de 165 milhões de exames em 2020.

Redução no número de exames

Exames importantes para manutenção da saúde da população sofreram quedas drásticas em decorrência do afastamento dos pacientes dos laboratórios e clínicas de imagem.

Entre março e agosto deste ano, por exemplo, a entidade assinalou redução de 33% no exame de hemoglobina glicada, teste utilizado para diagnóstico da diabetes, uma das doenças que mais matam no mundo.

Além disso, ao observar a área de oncologia, é possível afirmar redução de 48% na pesquisa de sangue oculto, exame de fezes que detecta o câncer colorretal; 49% de redução nos exames de Papanicolau; e 47% de diminuição no número de mamografias.

Nesse momento, no entanto, a indicação é de que as pessoas mantenham suas consultas, exames e tratamentos em dia pois as unidades de saúde, que já seguiam rígido controle sanitário, ampliaram ainda mais seus protocolos de segurança.

Hospitais privados de SP registram novo aumento de internações por Covid-19 

Fonte e foto: Abramed

Deixe um comentário