fbpx

Aché inaugura laboratório com Big Data e Inteligência Artificial

InSPIRe Lab irá acelerar o desenvolvimento de produtos inovadores e apoiar a tomada de decisões que sejam estratégicas para a inovação

O Aché está inaugurando o seu primeiro laboratório voltado exclusivamente para análise de dados em larga escala (Big Data) e inteligência artificial.
Instalado no complexo industrial de Guarulhos, em São Paulo, o InSPIRe Lab (In Silico Prediction, Information & Research Lab) atuará por meio da estruturação, integração, análise e predição in silico a partir de grandes volumes de dados científicos (químicos, biológicos e farmacêuticos) de propriedade da empresa ou disponíveis na literatura mundial.
O objetivo é gerar novos insights sobre usos terapêuticos de produtos naturais, planejar novas moléculas derivadas ou inspiradas por estes, predizer suas propriedades biofarmacêuticas, além de auxiliar o processo de aplicação de tecnologias farmacêuticas inovadoras a moléculas naturais e sintéticas.

O InSPIRE Lab

O InSPIRE Lab passa a operar com capacidade computacional em nuvem e a contar com cientistas de dados, bioinformatas e químicos computacionais que irão, dessa maneira, impulsionar os esforços para acelerar a inovação incremental e radical da empresa.
Além de também tornar mais ágeis processos e tomadas de decisão em pesquisa e desenvolvimento (P&D).
As ferramentas e algoritmos computacionais contribuirão, por exemplo, para a predição de atividades farmacológicas de moléculas, suas propriedades biofarmacêuticas e físico-químicas, além de perfis farmacocinéticos e toxicidade potencial.

Além disso, o InSPIRe Lab irá disponibilizar dados, análises e predições através do uso de inteligência artificial para todas as áreas do Aché por meio de plataformas analíticas já implementadas, visando fomentar a inovação dentro da empresa.

Segundo o Diretor de Inovação Radical, responsável pelo projeto, Cristiano Guimarães, a iniciativa ampliará a capacidade tecnológica do Aché em P&D.
 “Com o InSPIRe Lab, nosso objetivo é gerar novos insights, iniciativas e projetos para acelerar o desenvolvimento de produtos inovadores e apoiar a tomada de decisões que sejam estratégicas para a inovação do Aché”, comenta.

Investimentos em inovação

Além do InSPIRe Lab, o Aché conta com outros laboratórios de ponta.
Um deles, o Laboratório de Design e Síntese Molecular, foi inaugurado em 2015 para desenvolver soluções terapêuticas inovadoras para necessidades médicas não atendidas e para apoiar processos regulatórios de renovação e manutenção de registros de medicamentos da empresa.
Este laboratório foi ampliado recentemente na planta de Guarulhos, contando agora com uma área total de 300 metro quadrados e equipado com instrumentação de última geração.
Neste laboratório já foram desenhadas e sintetizadas mais de 1000 moléculas para os diferentes projetos da Companhia.

A plataforma de inovação Bioprospera®

O InSPIRe Lab e a expansão do Laboratório de Design e Síntese Molecular tem a plataforma Bioprospera® como central na inovação do Aché.

Esta plataforma tem como objetivo descobrir e desenvolver medicamentos inovadores a partir de fontes naturais, em especial da biodiversidade brasileira, que é a maior e mais diversa do mundo.

A plataforma Bioprospera® já entregou um case de sucesso, um medicamento anti-inflamatório tópico contendo o óleo essencial de Cordia verbenacea, que foi o primeiro produto farmacêutico inovador 100% brasileiro, totalmente desenvolvido no Brasil.

Com base no legado deste produto, a plataforma produziu o que pode vir a ser outro case de sucesso, uma terapia experimental oral para tratamento do vitiligo, que se encontra em desenvolvimento clínico global.

Ambos os laboratórios visam acelerar a plataforma Bioprospera® através da entrada de projetos ainda mais promissores no pipeline de inovação radical.

E sua execução com excelência para o desenvolvimento de tratamentos inovadores para necessidades médicas não atendidas globais.

Aché é eleito como o laboratório mais inovador do Brasil 

Fonte: Aché Lab.Farmacêuticos
Foto: Divulgação Aché Lab. Farmacêuticos

Deixe um comentário